Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

sábado, 19 de setembro de 2020

Casarão dos Olhos d'Água

Casa da Cultura, da memória e do saber

Na data do 187º aniversário da cidade, 18 de setembro de 2020, as entidades acadêmicas de Feira de Santana foram contempladas com sede no Casarão dos Olhos d'Água. 

Vale destacar que o prédio manteve preservadas a arquitetura original das colunas principais do Casarão.

Sensibilizado com a situação das academias e do Instituto Histórico, que ao longo de muitos anos funcionavam em locais improvisados, o prefeito Colbert Martins cedeu as instalações do Casarão dos Olhos d'Água para que todas elas passem a funcionar naquele espaço, que recebeu o nome de Casa da Cultura.

O ato de entrega ocorreu na manhã da sexta-feira, 18. A partir desta data ficam instalados naquele local, além do Memorial Maria Quitéria o Instituto Histórico e Geográfico de Feira de Santana e Academia de Educação, Academia de Letras e Artes, Academia Feirense de Letras, Academia Regional de Letras Jurídicas e Academia de Ciências e Artes de Feira de Santana.

Durante o evento, o professor Josué Mello, presidente da Academia de Educação, fez um pronunciamento representando todas as entidades. Relembrou a história daquele local, onde os tropeiros paravam para descansar da longa viagem levando no lombo dos animais o progresso desta região e que agora abriga, além das academias, o Memorial Maria Quitéria, passando a ser um dos principais pontos turísticos de Feira.

Disse que não conhece no Brasil uma cidade que possua um espaço destinado às suas academias e que Feira de Santana sai na vanguarda, graças ao grandioso gesto do prefeito Colbert Filho, ressaltando  que o projeto de restauração vem ocorrendo desde a gestão do prefeito José Ronaldo.

Homenagens póstumas foram prestadas, com minuto de silêncio ao fundador das Academias Regional de Letras Jurídicas e Academia de Ciências e Artes, Djalma Gomes e à José Alexandrino de Souza, membro do Instituto Histórico e Geográfico.

Também usaram da palavra o ex-prefeito José Ronaldo, vice-presidente da Academia Feirense de Letras Eduardo Kruschewsky e presidente da Fundação Municipal Egberto Costa Antonio Carlos Coelho, que prestou homenagem à professora Lélia Fernandes pelo compromisso e dedicação na luta pela instalação do Memorial Maria Quitéria.

O Casarão Olhos D’Água funcionará sob a coordenação da Fundação Municipal de Tecnologia da Informação, Telecomunicação e Cultura Egberto Costa.

(Com informações de Marilene Carneiro Barreto, da Academia de Educação)

Nenhum comentário: