Charlton Heston como Moisés em "Os Dez Mandamentos"
Foto: IMDb
Entre 1955 e 1960, dos sete aos 12
anos, a assistência de 129 filmes nos cinemas de Feira de Santana de então
(Íris, Plaza, Santanópolis e Madrid).
Eis a relação, extraída dos meus
primeiros cadernos de filmes:
REI DOS REIS (The King of Kings), de Cecil B. de Mille, 1927 (*); ROBINSON CRUSOE
(Aventures of Robinson Crusoe), de Luis Buñuel, 1953 (*); HORIZONTES DO INFERNO
(Hell’s Horizons), de Tom Gries, 1955; SANSÃO DE DALILA (Samson and Delilah),
de Cecil B. de Mille, 1949 (*); O PETRÓLEO É NOSSO, de Watson Macedo, 1954; A
VIRGEM DE FÁTIMA (The Miracle os Our Lady of Fátima), de John Brahm, 1952; SAI
DE BAIXO, de J. B. Tanko, 1956: CARNAVAL EM MARTE, de Watson Macedo, 1955; ANGU
DE CAROÇO, de Eurides Ramos, 1954; COSTUREIRO DE SENHORAS (Coiffeur de Dames),
de Jean Boyer, 1954; REBELIÃO DE BRUTOS (Hell's Outpost), de Joseph Kane, 1954;
ANASTASIA (Anastasia, Die Letzte Zarentochter), de Falk Harnack, 1956; METIDO A
BACANA, de J. B. Tanko, 1957 COLÉGIO DE BROTOS, de Carlos Manga, 1956; O NOIVO
DA GIRAFA, de Vitor Lima, 1957; TRAPÉZIO (Trapeze), de Carol Reed, 1956 (*) (este
filme inaugurou reforma com CinemaScope no Cine Íris); GAROTAS E SAMBA, de
Carlos Manga, 1957; A TRAGÉDIA CONDUZ O ESPETÁCULO (La Corda d'Acciaio), de Carlo Borghesi, 1954; A
MORTE RONDA O ESPETÁCULO (Ring of Fear), de James Edward Grant, 1954; O ÉBRIO,
de Gilda de Abreu, 1946; PRIMAVERA NO CORAÇÃO (Primavera en el Corazón), de Roberto Rodriguez, 1956; CHICO FUMAÇA, de Vitor Lima,
1958; DOMINGO SANGRENTO (Day of Fury), de Harmon Jones, 1956; O MUNDO
SILENCIOSO (Le Monde du Silence), de Jacques Yves Cousteau, 1955; CARROSSEL
(Carousel), de Henry King, 1956 (*); O CÁLICE SAGRADO (The Silver Chalice), de
Victor Saville, 1954 (*); SINFONIA INTERROMPIDA (Interlude), de Douglas Sirk, 1957 (*) (este filme inaugurou o Cine Santanópolis); AS SETE COLINAS DE ROMA (The
Seven Hills of Rome), de Roy Rowland, 1958; HELENA DE TRÓIA (Helen of Troy), de
Robert Wise, 1954 (*); A LEI DO BRAVO (White Feather), de Robert D. Webb, 1955;
QUATRO GAROTAS, QUATRO DESTINOS (Four Girl in Town), de Jack Sher, 1956;
MARCELINO PÃO E VINHO (Marcelino Pan y Viño), de Ladislao Vajda, 1954 (*); O
REI E EU (The King and I), de Walter Lang, 1956 (*); PAPAI FANFARRÃO, de Carlos
Manga, 1956; MEU FILHO, MINHA VIDA (So Big), de Robert Wise, 1953; GUERRA AO
SAMBA, de Carlos Manga, 1955; BEM NO MEU CORAÇÃO (Deep in My Heart), de Stanley
Donen,1954 (*); OS PALADINOS DE FRANÇA (Orlando, Il Paladini di Francia), de
Pietro Francisci, 1957 (este filme inaugurou o Cine Madrid); AS GRANDES
MANOBRAS (Les Grands Manoeuvers), de René Clair, 1955; O BOCA DE OURO, de
Eurides Ramos, 1956; CAVALEIROS DA TÁVOLA REDONDA (Knights of the Round Table),
de Richard Thorpe, 1954 (*); FANTASIA ORIENTAL (Aan), de Mehboob Kahn, 1952; O
FALCÃO DOURADO (The Golden Hawk), de Sidney Salkow, 1952; MALFEITORES DA
FRONTEIRA (?); TARZAN E A ESCRAVA (Tarzan and the Slave Girl), de Lee Sholem,
1950 (*); NINHO DE ÁGUIAS (Screaming Eagles), de Charles Haas, 1955; HONRA DE SELVAGENS
(Walk the Pround Lane), de Jesse Hibbs, 1956; TARZAN E A MULHER DIABO (Tarzan
and the She-Devil), de Kurt Neumann, 1953; JEJUM DE AMOR (My Sister Eileen), de
Richard Quine, 1955; TRÊS CORAÇÕES SOLITÁRIOS (Toy Tiger), de Jerry Hoper,
1956; O BELO SEXO (The Opposite Sex), de David Miller, 1956; TRABALHOU BEM,
GENIVAL!, Luiz de Barros, 1955; O MENINÃO (You're Never Too Young), de Norman
Taurog, 1955; TARZAN E A MONTANHA SECRETA (Tarzan's Magic Fountain), de Lee
Sholem, 1949; SUA EXCELÊNCIA, O SEXO (The Second Greatest Sex), de George
Marshall, 1955; 13 CADEIRAS, de Francisco Eichorn, 1957; TARZAN E A EXPEDIÇÃO
PERDIDA (Tarzan and the Lost Safari), de Bruce Humberstone, 1957; LEOPARDO
ASSASSINO (Killer Leopard), de Fred Beebe, 1954; SOB A LEI DA CHIBATA (Passion),
de Alan Dwan, 1954; VIVA O PALHAÇO! (Merry Andrew), de Michael Kidd, 1958; DE
VENTO EM POPA, de Carlos Manga, 1957; A SEREIA E O SABIDO (Texas Carnival), de
Charles Walters, 1951; O BOBO DA CORTE (The Court Jester), de Norman Panama,
1956; AS PERNAS DE DOLORES (Die Beine von Dolores), de Geza von Cziffra, 1957;
BARCOS AO MAR (Away All Boats), de Joseph Pevney, 1956; A ROSA DO ORIENTE (Joe
Butterfly), de Jesse Hibbs, 1957 (primeiro filme assistido em sessão noturna);
SEM FAMÍLIA (Sans Famile), de André Michel, 1958; AS QUATRO ESPADAS (Les Tres
Mousquetaires), de André Hunebelle, 1953; SISSI (Sissi), de Ernst Marischka,
1956 (*); TEODORA, IMPERATRIZ DE BISÂNCIO (Teodora, Imperatrice di Bisancio),
de Riccardo Fredda, 1953; VENENO DE COBRA (We're No Angels), de Michael Curtiz,
1955 (*); SISSI, A IMPERATRIZ (Die Junge Kaiserin), de Ernst Marischka, 1956 (*);
SISSI E SEU DESTINO (Sissi Schicksalsjahre Eine Kaiserin), de Ernst Marischka,
1956 (*); OS SINOS DE SANTA MARIA (The Bells of Saint Mary's), de Leo McCarey, 1945
(*); FOGO EM MARACAIBO (Maracaibo), de Cornel Wilde, 1958; NOITES NO PAPAGAIO
VERDE (Nachts im Grünen Kakadu), de Georg Jacob, 1957; BANDEIRANTES DA
FRONTEIRA (Frontier Rangers), de Jacques Tourneur, 1959; MARUJOS IMPROVISADOS
(Saps at Sea), de Gordon Douglas, 1938; TARZAN E A TRIBO NAGASU (Tarzan's Fight
For Life), de Bruce Humberstone, 1958 (*); SAETA, O CANTO DO ROUXINOL (Saeta del
Ruisenor), de Antonio Del Amo, 1957; O HOMEM QUE VOLTOU (Kettogai), de Michyo
Yamamoto; ESCALA EM TÓQUIO (Stopover Tokyo), de Richard L. Breen, 1957; SE
VERSAILLES FALASSE (Si Versailles M'Était Conte), de Sacha Guitry, 1953; AS
AVENTURAS DE OMAR KHAYYAM (Omar Khayyam), de William Dieterle, 1957; A ÁRVORE
DA VIDA (Raintree County), de Edward Dmytryk, de 1957; DA TERRA NASCEM OS HOMENS
(The Big Country), de William Wyler, 1958 (*); NOITES EM MARDI GRASS (Mardi
Grass), de Edmund Goulding, 1958; SALOMÃO E A RAINHA DE SABÁ (Solomon and
Sheba), de King Vidor, 1959 (*); NOS DEGRAUS DA GLÓRIA (Slim Carter), de Richard
Bartlett, 1957; O PEQUENO POLEGAR (Tom Thumb), de George Pal, 1958; A FAMÍLIA
TRAPP (Die Trapp Famile), de Wolfgang Liebeneiner, 1956; SUBLIME TENTAÇÃO (The
Friendly Persuasion), de William Wyller, 1956 (*); A MAIS BELA MULHER DO MUNDO (La
Donna Piú Bella del Mondo), de Robert Z. Leonard, 1956 (*); ENTREI DE GAIATO, de J.
B. Tanko, 1960; DOCE AURORA DA VIDA (The Sad Horse), de James B. Clarke, 1959;
O GINETE DA TEMPESTADE (The Storm Rider), de Edward Bernds, 1957; A LANÇA
PARTIDA (Broken Lance), de Edward Dymtryk, 1954 (*); AS MINAS DO REI SALOMÃO
(King Solomon's Mines), de Compton Bennett e Andrew Marton, 1950; JUSTICEIRO
MASCARADO (The Lone Ranger), de Stuart Heisler, 1956; QUE DIRÁ MINHA MULHER?
(?); SOL E SANGUE (Thunder in the Sun), de Russell Rouse, 1959; GIGI (Gigi), de
Vincent Minnelli, 1958 (*); O CAUDILHO DA SERRA (Sierra Baron), de James B. Clarke,
1958; SERENATA (Serenade), de Anthony Mann, 1956; SOB O SIGNO DO SEXO (The Best
of Everything), de Jean Negulesco, 1959; LA VIOLETERA (La Violetera), de Luis
Cesar Amadori, 1958; AS AVENTURAS DE DON JUAN (Adventures of Don Juan), de
Vincent Sherman, 1949; SEM TEMPO PARA MORRER (Tank Force), de Terence Young,
1958; OU VAI OU RACHA (Hollywood or Bust), de Frank Tashlin, 1956; CHRISTINE
(Christine), de Pierre Gaspard-Huit, 1958; RESSURREIÇÃO (Auferstehung), de Rolf
Hansen, 1958; DE FOLGA PARA AMAR (The Perfect Furlough), de Blake Edwars, 1959;
A MULHER QUE COMPROU A MORTE (The Man in the Net), de Michael Curtiz, 1959;
VIRTUDE SELVAGEM (The Yearling), de Clarence Brown, 1946; ALMA DE BANDEIRANTE (Daniel
Boone Trail Blazer), de Albert C. Cannaway, 1956; A FLOR QUE NÃO MORREU (Green
Mansions), de Mel Ferrer, 1959; BALAS QUE NÃO ERRAM (No Name and the Bullet),
de Jack Arnold, 1959; MARCHA DE HERÓIS (The Horse Soldiers), de John Ford, 1959
(*); AS LOUCURAS DE MR. JONES (The Fuller Brush Man), de Sylvan Simon, 1948;
AFUNDEM O BISMARCK (Sink the Bismark), de Lewis Gilbert, 1960; E O SANGUE
SEMEOU A TERRA (Bend of the River), de Anthony Mann, 1952 (*); O MUNDO EM SEUS
BRAÇOS (The World in My Arms), de Raoul Walsh, 1952; BRANCA DE NEVE E OS SETE
ANÕES (Snow White and the Seven Dwarfs), de Walt Disney, 1937; NASCIMENTO,
VIDA, PAIXÃO E MORTE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO (?); AS AVENTURAS DE GULLIVER
(Gulliver's Travels), de David e Max Fleischer, 1939; A DAMA E O VAGABUNDO
(Lady and the Tramp), de Hamilton Luske, Clyde Geromini e Wilfred Jackson,
1955; COM ÁGUA NA BOCA, de J. B. Tanko, 1956; A VOLTA AO MUNDO EM 80 DIAS
(Around the World in 80 Days), de Michael Anderson, 1956 (*); e OS DEZ
MANDAMENTOS (The Tem Commandments), de Cecil B. de Mille, 1959 (*).
(*) Filmes revistos em DVD de coleção
própria
(?) Filmes sem maiores informações