Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

sexta-feira, 10 de março de 2017

Carnaval, Micareta e desinformação

Por Dimas Oliveira
No Facebook, comentários de pessoas desinformadas sobre o  "feriado" de Carnaval e o porque de Feira de Santana, não tendo festa no período, seguir o costume nacional.
Um dos desinformados, o ex-vereador petista Marialvo Barreto, comentou: "Na Micareta não temos sequer um dia de feriado municipal oficial, fato este que atrapalha muito a festa (...) Já na segunda e terça de Carnaval fecha-se tudo".
Como ex-vereador, ele devia saber que Carnaval é um "feriado" dos chamados tradicionais, aqueles consagrados à comemoração decorrente de costumes populares ou religiosos. Assim, a terça-feira, 28 de fevereiro, e a Quarta-Feira de Cinzas, 1º de março, este até o meio-dia, foram datas que não têm qualquer amparo legal, e a eventual dispensa do trabalho restringiu-se à mera liberalidade patronal. Os órgãos públicos dão a segunda-feira como ponto facultativo.
Daí que, considerando "o caráter nacional das festividades  do Carnaval", o prefeito de plantão decreta o expediente.
Pois é, em Feira de Santana, não tem Carnaval, mas o "feriado" existe. A cidade não pode funcionar sozinha, pois tudo para no período, não é mesmo?
Agora, a questão da Micareta. A festa é local e este ano será realizada em maio, de quinta-feira, 18, a domingo, 21. Como no Carnaval, a eventual dispensa do trabalho entre quinta e sábado restringe-se à liberalidade patronal. 
Como tem ocorrido, se institui através de decreto, ponto facultativo nas repartições públicas municipais. O horário do expediente na quinta-feira tem sido ininterrupto, das 7 às 13 horas. Na sexta, fica estabelecido o ponto facultativo, assim como na segunda-feira pela manhã. Ainda fica alterado o horário do expediente de segunda-feira, ininterrupto das 14 às 18 horas.
Tudo é feito em acordo da Prefeitura com os sindicatos dos trabalhadores e patronal.
Lembrar que a primeira Micareta de Feira de Santana se deu em 1937. De lá para cá, esta de 2017 seria a 81ª edição. Mas como a festa deixou de ser realizada em dois anos (nos anos 1940 pela Segunda Guerra Mundial, e nos 1960, pela Revolução), esta é a 79ª edição da festa. A conta feita não é com a diminuição de 1937 para 2017, sim a contagem ano a ano.
Artigo publicado na edição desta sexta-feira, 10, do jornal "NoiteDia"

Nenhum comentário: