Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

"Os Enforcados" e "O Lobisomem de Feira de Santana", de Fernando Ramos, no acervo da Biblioteca Municipal

Capa de "Os Enforcados", autoria de Juraci Dórea, exemplar do acervo da Biblioteca Municipal Arnold Silva.
Reprodução

Os dois principais livros do escritor feirense Fernando Ramos, falecido no dia 23 de março de 2008, há quase oito anos, os romances "Os Enforcados" e "O Lobisomem de Feira de Santana", edições de 1970 e 2002, são encontrados na Biblioteca Municipal Arnold Silva. As duas publicações têm capa do artista plástico Juraci Dórea. Tanto "O Lobisomem de Feira de Santana" como "Os Enforcados" já foram lidos e relifos.
Prêmio literário da Secretaria de Educação e Cultura do Estado da Bahia, Prêmio Jorge Amado, ano 1968, "Os Enforcados", foi editado em 1970. O escritor baiano (de Itajuípe) Adonias Filho (1915-1990), um dos participantes da comissão julgadora, considerou (como está na contra-capa do livro): "Este romance é de alta qualidade literária, e há muito tempo não vejo obra de tão grande valor".
Na apresentação de "Os Enforcados", o autor Fernando Ramos diz: "Este romance com protagonistas fictícios se passa em Santa Brígida e localidades circunvizinhas ao Nordeste da Bahia, onde cavalgaram Lampião e seus cangaceiros. A ação decorre de 2 de setembro a 7 de outubro de 1966 (Santa Brígida não tinha ainda luz elétrica), obedecendo a um tempo cronológico e a uma coincidência de fatos, na caatinga". Ele finaliza a apresentação, afirmando: "Antes de tudo, é um romance dramático e irreal num ambiente real".

Nenhum comentário: