Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Orient CinePlace Boulevard 14 a 20

Orient CinePlace Boulevard 14 a 20
15 - 18 - 21 (Dublado)

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Tênis de mesa em Feira de Santana desde os anos 60

Clube feirense entre os melhores do Brasil

Os atuais líderes do Ranking Infantil e Juvenil baiano Moallison Vinicius Marques (Foto 1) e João Alves Coutinho (Foto 2) são os melhores atletas baianos da nova safra do tênis de mesa, moradores da cidade de Itabuna e contratados pelo clube feirense de alto-rendimento Associação Feirense de Tênis de Mesa (AFTM), através do Projeto Pro-Cultura Esporte da Fundação Egberto Costa e Prefeitura de Feira de Santana, acabam de conquistar medalhas de ouro e prata na final caseira realizada por ambos na tarde de quinta-feira, 25, em Aracaju-SE, na etapa da Copa Brasil de Tênis de Mesa, evento do Circuito Nacional realizado pela Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) que reúne os melhores atletas brasileiros.
Além deles foram premiados no evento Gabriela Santiago (Foto 3), Marcos Junior e Paulo Carneiro (Foto 4) todos com medalha de bronze, perfazendo um total neste primeiro dia de cinco medalhas. Agora os atletas preparam-se para as disputas por idade que acontecem a partir desta sexta-feira, 26, e se estende até domingo, 28, com transmissão ao vivo pelo canal CBTM no Youtube.
O tênis de mesa em Feira há muito tempo é praticado. Desde os idos de 1960 que atletas reuniam-se nos clubes da cidade como Clube de Campo Cajueiro e Feira Tênis Clube, já que o esporte sempre fez parte da grade dos Jogos Abertos do Interior que foram iniciados na Bahia em 8 de dezembro de 1964, através de cidadãos visionários ligados ao esporte. As cidades fundadoras foram Feira de Santana, Ilhéus, Juazeiro, Cachoeira, Jequié e Santa Bárbara. Nas primeiras edições as modalidades em disputa foram: voleibol (masculino e feminino), basquete e tênis de mesa (masculino), criados e organizados por João Marinho Gomes, Adessil Guimarães, Dázio Brasileiro, Ricardo Martins dentre outros integrantes do grupo.
Já no final da década de 80 e início dos anos 90 o esporte foi muito praticado na empresa Drogafarma por incentivo de João Américo e Washington Cardoso que viam na atividade uma forma de motivar os funcionários nos intervalos de almoço e jantar. No ano de 1990 com apoio das empresas Habitus Camisas de Alessandro Falcão e High-Tech Informática de João Brasileiro, o atual presidente da FBTM Paulo Carneiro realizava o primeiro torneio oficial de Tênis de Mesa de Feira de Santana, evento com mais de 40 participantes nas dependências do Sesi, no Alto do Cruzeiro, onde iniciou-se os treinamentos com apoio do coordenador de Esportes e grande aficionado pelo esporte João Arthur Carvalho. Em 1994, o FTC em parceira com a FBTM na gestão do presidente Luciano Pondé realizou o primeiro Torneio Aberto Estadual na cidade reunindo os apaixonados por ping-pong e alguns dos melhores atletas baianos da época como Fernando Simões, José Simões e Auto Paulo.
A partir deste evento muitos praticantes reuniram-se e começaram a treinar adquirindo equipamentos importados e disputando as etapas do Campeonato Baiano a exemplo de Sérgio Queiroz, Itaniel Santana, Washington Cardoso, Adalberto Santos, Jorge Libório, Edson Rodrigues, Salatiel Souza, Marcos Santana e Paulo Carneiro. A partir daí muitos eventos foram realizados, culminando em 2002 com a realização do primeiro Campeonato Baiano realizado fora de Salvador e com apoio do então Shopping Iguatemi Feira e diversas empresas da cidade na gestão de Luiz Carlos que realizava um grande trabalho de divulgação da FBTM e do tênis de mesa por todo o Estado da Bahia.
Em 2006, a AFTM é fundada com Jorge Libório e Alonso Camandaroba como presidente e vice-presidente e Paulo Carneiro gestor administrativo e diretor de Marketing. Com vários projetos para difundir o esporte por escolas foram realizadas palestras em escolas públicas e escolinhas no Colégio Helyos e Gênesis além da participação com apoio do Pró-Cultura Esporte da Prefeitura de Feira de Santana em diversos eventos nacionais e internacionais. Conquistando diversos títulos em copas e campeonatos brasileiros e contando com os melhores atletas baianos em seus quadros como Rafael Rocha - tricampeão baiano -, Gabriela Santiago - campeã Brasileira e bicampeã baiana -, Ednaldo Fernandes - bicampeão brasileiro -, José Clarindo - vice-campeão latino-americano e bicampeão brasileiro -, Leandro Lopes e Paulo Carneiro - bronze por duas vezes, além de diversas medalhas no circuito nacional.
Para este ano a AFTM conta com as revelações Moallison e João grandes destaques da Bahia no cenário esportivo atual. A pretensão dos novos gestores é conseguir com a Prefeitura a doação de um terreno para construção da sede e centro de excelência esportiva no ano de 2015 e com apoio do Ministério dos Esportes e Sudesb.
(Com informações da Assessoria de Comunicação da AFTM)

Nenhum comentário: