Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

domingo, 18 de agosto de 2013

Filósofo português fala sobre padre Antonio Veiria na Academia de Letras da Bahia



Conferência do professor Pedro Calafate, da Universidade de Lisboa

Na próxima quinta-feira, 22, às 17 horas, a Academia de Letras da Bahia dará continuidade aos Seminários Arte e Pensamento - Transformações da Cultura no Século XXI, com a conferência "A Paz Perpétua em Antonio Vieira: Perspectiva e Atualidade", a ser ministrada pelo filósofo português e professor da Universidade de Lisboa Pedro Calafate (Foto: Divulgação), com mediação do escritor e presidente da ALB Aramis Ribeiro Costa.
Calafate fará uma análise de "A Chave dos Profetas", obra que Vieira considerava "o palácio dos meus escritos", com a qual pretendia mostrar o cristianismo nas esferas da vida humana, corpo e espírito, homem e sociedade, reino e império, sem perder o horizonte da eternidade, num quadro de respeito pelo valor da justiça, da paz universal e da tolerância entre os homens e as nações, de onde emergem profícuos ensinamentos sobre o moderno conceito de comunidade internacional.
Pedro Calafate é licenciado em História, mestre e doutor em Filosofia pela Universidade de Lisboa, na qual é professor titular de Filosofia e diretor do Centro de Filosofia. Foi ainda professor honorário da Universidade de Madrid, na Espanha, e professor convidado da Universidade de Viena, na Áustria, das Universidades do Porto e do Minho, em Portugal, e da Universidade de São Paulo, da Estadual do Rio de Janeiro e da Federal de São João Del-Rei, no Brasil.
Sua pesquisa concentra-se em Filosofia Social e Política e História das Idéias Políticas em Portugal e Brasil, tendo coordenado a elaboração da História do Pensamento Filosófico Português e do Corpus Lusitanorum de Pace: a Contribuição das Universidades Portuguesas para a Escola Peninsular da Paz nos Séculos XVI e XVII. Entre seus livros, destaca-se "Da Origem Popular do Poder ao Direito de Resistência: Doutrinas Políticas no Século XVII em Portugal".
Atualmente, o professor Calafate também coordena os trabalhos de pesquisa e de edição das Obras Completas do Padre Antonio Vieira, previstas para 30 volumes, sob a égide da Universidade de Lisboa, comandando uma equipe de 28 professores e pesquisadores de diversas universidades portuguesas e brasileiras, tendo já sido publicados nove volumes da coleção.
Os Seminários Arte e Pensamento, com reflexões sobre literatura, artes e transformações da cultura, são coordenados pelos acadêmicos Luís Antonio Cajazeira Ramos e Paulo Costa Lima, sendo realizados com periodicidade mensal no auditório da ALB, na avenida Joana Angélica, 198, no bairro de Nazaré, em Salvador, com entrada franca.
O programa faz parte das atividades do Ponto de Cultura da ALB, com apoio da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia e do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. O Irdeb transmite ao vivo os encontros (www.irdeb.ba.gov.br).
Fonte: Academia de Letras da Bahia

Nenhum comentário: