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segunda-feira, 1 de abril de 2013

Espaço criativo


Belo Horizonte ganha mais um lugar voltado para a criatividade
e comunicação. Prefeitura libera manifestações artísticas
e publicidade nos tapumes de canteiros de obra

 
Desde quando a Prefeitura começou a sondar o assunto sobre os tapumes, a construtora Casa Mais já buscava alternativas para melhorar visualmente esses cercados
Foto: Osvaldo Castro

Depois de um ano de negociações, enfim, a Prefeitura de Belo Horizonte e sindicatos ligados à construção civil e ao mercado imobiliário chegaram a um acordo: agora, construtoras e incorporadoras poderão exibir publicidade nos tapumes - cercados que isolam o canteiro de obras - desde que, nesse mesmo espaço, haja também a veiculação de obras artísticas. O material será regulado pela curadoria da Fundação Municipal de Cultura.
Para muitos, esta ação vai mudar o cenário atual da capital mineira para melhor. No lugar do predominante cinza das construções, cores - muitas cores - vão trazer mais vida e beleza às várias ruas e avenidas da cidade, que hoje geralmente possuem alguma construção. O artista plástico Jocimar Tavares aprova a ideia: "Isso vai trazer um colorido todo especial ao invés dos tapumes feios que vemos por ai. A cidade ganhará galerias de arte a céu aberto!".
Para Jocimar, o decreto deve movimentar o mercado gráfico e artístico. "Imagino que ajudará sim, pois causará uma maior exposição das obras e, por consequência, dos artistas", comenta. Em contrapartida ele ressalva: "O que tem que ser checado é quem arcaria com esses custos, se o artista ou a construtora/incorporadora".
Quem também comemorou o novo decreto foi a construtora Casa Mais, que possui sete canteiros de obra em Belo Horizonte. "Desde que começou a tramitar esta pauta na prefeitura começamos a discutir em nossa empresa uma forma de melhorar visualmente nossos tapumes, de forma a harmonizar com o perfil da região de nossos empreendimentos. Essa é uma oportunidade das empresas dialogarem com o público- alvo de forma mais eficaz", salienta Peterson Querino, diretor da construtora.
A incorporada, inclusive, já está negociando com profissionais para trabalhar de forma positiva a publicidade e arte nos tapumes. "Este é um bem de comunicação que a Casa Mais quer explorar ao máximo e da melhor forma possível", finaliza Peterson.
(Com informações de Ana Paula Horta e Fernanda Pinho, da Mão Dupla Comunicação)

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