Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Seminário da Caboronga - Balanço VII

Grito de socorro para que a Caboronga seja salva

Segundo Julival Soares (Foto: Divony Soares), principal articulador e um dos idealizadores do I Seminário Internacional de Ecoética da Caboronga, realizado no sábado, 24, em Ipirá, foi "um dia de emoções. Deus já abençoou o trabalho de nossas mãos". Para ele, o resultado prático do evento, "pode-se dizer é que os problemas ambientais da Caboronga entraram na agenda de Ipirá, da Bahia, do Brasil e do mundo". Completando que, "via a presença de palestrantes internacionais excepcionais da Argentina e do mundo, pelo que foi disponibilizado na Internet".
O foco, o motivo do Seminário foi "o de chamar atenção para o desmatamento predador que levou a fonte de água mineral cristalina que descia da serra da Caboronga e mitigava a sede dos moradores do lugar por séculos", considerou. Assim, para Jolival Soares, "este Seminário se constitui em um verdadeiro grito de socorro para que a Caboronga seja salva, pois aquela nascente e a mata são importantes para Ipirá, como a Amazônia é para o Brasil". "Este é o ponto de partida. Ipirá está em êxtase!", mensurou. No resgate que se pretende, a criação de uma Estação Ecológica que "irá oferecer um ambiente com espaços multifuncionais, contribuindo com ações de recuperação e estudos que levem ao desenvolvimento ambiental. "Teremos laboratório, livros e toda uma estrutura voltada ao estudo ambiental. Também tudo será feito para a revitalização da antiga bica de água natural da serra da Caboronga, hoje uma fonte praticamente morta", disse Jolival Soares. Ainda sobre o Seminário, ele salientou que "é fundamental que todos tenham noção da importância dos recursos ambientais e de sua preservação. Eventos como este promove o meio ambiente, seus problemas e soluções, com informações importantes para desmitificar o assunto. Também contribui na informação para entendimento da importância da preservação da biodiversidade e o necessário equilíbrio ecológico da região".

Nenhum comentário: