Foto: Bruno de Castro
Membros do Rotary International e da organização ShelterBox garantiram, na terça-feira, 6, que pelo menos mil tendas de lona com capacidade para 10 pessoas cada uma, serão instaladas nos municípios atingidos pela chuva do mês de junho, nos estados de Pernambuco e Alagoas. As tendas fazem parte de caixas de abrigo (shelterbox) fornecidas pela entidade, que são compostas por vários utensílios domésticos, recipientes pra água, material de cozinha, além de lençóis, cobertores, medicamentos, entre outros. Tudo para garantir a subsistência dos moradores por um período de até seis meses.
As tendas começaram a ser colocadas no município de Barreiros, na Mata Sul. Duzentas e uma caixas completas foram enviadas para a cidade e pelo menos 90 já foram instaladas. "Acredito que nós tenhamos as 201 colocadas", garantiu o coordenador da Shelterbox no Nordeste, o rotariano Leandro Araújo, durante palestra realizada na sede da Fiepe. Desde o dia 24 de junho, voluntários ingleses da ShelterBox organizam o material. A logística de transporte e de levantamento das estruturas contou com o apoio do Governo do Estado e de voluntários de Rotary Clubes do Distrito 4390.
Apesar de já contar com um número considerável de moradias temporárias, a intenção das duas organizações é atingir uma parcela muito maior da população atingida pela chuvas e pelas enchentes. "Desejamos e pretendemos colocar caixas em todas as cidades para que todas as famílias sejam abrigadas. Nossa meta é colocar quantas caixas sejam necessárias para a quantidade existente de desabrigados", acrescentou Leandro Araújo. Cada caixa vale o equivalente a 1 mil dólares. A próxima remessa, com outras 200 caixas, deve chegar ao Brasil nesta segunda-feira, 12. O destino da ajuda humanitária será a cidade de Branquinha, em Alagoas, segundo o site oficial da ShelterBox.
SHELTERBOX
A origanização atua em várias partes do globo atingidas por catástrofes naturais, onde há grande número de desabrigados. No início deste ano, mais de 20 mil abrigos desse tipo foram levados para o Haiti após o terremoto que devastou o país e matou mais de 200 mil pessoas em janeiro. Para ajudar ou obter mais informações o endereço eletrônico da entidade é o http://www.shelterbox.org/.
Fonte: "JC Online"
Nenhum comentário:
Postar um comentário