Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Última visita de Marcomede Rangel Nunes em Feira de Santana




Marcomede Rangel Nunes fala para alunos do Colégio Sacramentinas, de Cachoeira, no Museu Parque do Saber
Fotos: Basílo Fernandez


Há pouco mais de um ano, em meados de julho, Marcomede Rangel Nunes esteve em Feira de Santana. No dia 23 desse mês, ele palestrou no Planetário do Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo.
Então, o Blog Demais postou a matéria "Curiosidade desperta para a ciência", quando ele afirmou que Feira "desponta na área de ciência e tecnologia"
Eis o texto:
A conseqüência da corrida espacial entre os Estados Unidos e a União Soviética, durante a Guerra Fria nos anos 60, é que ela trouxe muitos benefícios para a humanidade, resumiu o físico Marcomede Rangel Nunes, durante a palestra "40 Anos de Evolução", realizada na noite desta quinta-feira, 23, no Museu Parque do Saber, usando os recursos de projeção do Planetário ZKP4 Quinto.
O evento, com assistência de professores, estudantes, interessados no tema e curiosos, atraiu mais de 120 pessoas ao local. Integrou as atividades do Ano Internacional da Astronomia. Marcomede Rangel, do Observatório Nacional (do Rio de Janeiro) - Ministério da Ciência e Tecnologia, também contou sobre sua participação no projeto mundial Lunar International Observer Network (Lion), de observação de fenômenos luminosos na Lua, durante o projeto Apolo, que culminou com o primeiro homem (Neil Armstrong) pisando na Lua, em 21 (no Brasil) de julho de 1969.
Pela manhã, Marcomede Rangel teve oportunidade de falar para dezenas de alunos do Colégio Sacramentinas, de Cachoeira, que tinham visita agendada no equipamento mantido pla Prefeitura de Feira de Santana, através da Fundação Cultural Egberto Costa.
Conhecedor de planetários ao redor do mundo, o físico carioca destacou o Planetário local. "Este Planetário é o pioneiro deste tipo de equipamento, com o uso de fibras óticas na projeção de estrelas e efeitos especiais em suas sessões, que muito têm agradado os estudantes e o público em geral, como pude constatar".
Para Marcomede, "Feira de Santana desponta na área de ciência e tecnologia. A cidade está numa nova era". Ele também destacou a afluência de jovens e crianças. "Pela curiosidade é que são despertados para a formação na ciência".

Um comentário:

Ednaldo disse...

É COM IMENSA TRISTEZA QUE RECEBI A NOTICIA DA MORTE DO GRANDE ENTUSIASTA DA ASTRONOMIA BRASILEIRA. VAI FICAR A LEMBRANÇA DO AMIGO E DIVULGADOR DA CIENCIA ASTRONOMICA EM NOSSO PAÍS