Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

sexta-feira, 30 de julho de 2010

"Avacalhação"

Por Eliane Castanhêde
De Lula, sobre a iraniana Sakineh Mohammadi Ashtiani, que já recebeu 99 chibatadas e foi condenada a ser apedrejada até a morte por adultério: "Eu, sinceramente, não acho que nenhuma mulher deveria ser apedrejada por conta de... ter, sabe, traição".
Só faltava achar que deveria...
E isso significa que ele vá atender à campanha na Internet para interceder pela vida de Sakineh?
Resposta: "Um presidente da República não pode ficar na Internet atendendo tudo que alguém pede de outro país. Veja, eu pedi pela francesa (...) e pelos americanos que estão lá, pedi para a Indonésia por um brasileiro, pedi para a Síria por quatro. Mas é preciso cuidado, porque as pessoas têm leis, as pessoas têm regras, as pessoas, sabe... Se começam a desobedecer as leis deles para atender o pedido de presidentes, vira uma avacalhação".
Então, entrar na contramão internacional e se meter com o regime Ahmadinejad num acordo que ninguém levou a sério, pode. Mas voltar para a mão certa e interceder a favor de uma pobre coitada ameaçada de uma morte medonha, "vira esculhambação"?
A declaração de Lula poderia ter sido só um escorregão, não fosse o precedente. Ele já desqualificou os manifestantes iranianos que denunciavam ao mundo fraudes na eleição de Ahmadinejad como "chororô de torcida de time perdedor", sem considerar que eles julgam sumariamente e matam os opositores sem dó nem piedade.
E no caso de Cuba? Não bastasse Lula às gargalhadas com os irmãos Castro no dia da morte do dissidente Orlando Zapata por greve de fome, depois ele comparou os que resistem à ditadura cubana a criminosos comuns no Brasil. Logo ele, que já foi perseguido por uma ditadura, teve amigos e companheiros presos, mortos e desaparecidos.
Nada disso combina com a emocionante biografia de Lula, muito menos com o Brasil que ele e todos nós queremos construir.
Fonte: "Folha de S. Paulo", edição de 29 de agosto

2 comentários:

Mariana disse...

Só tenho uma ressalva em relação ao que disse Eliane Catanhêde, que é quando diz que "...com o Brasil que êle e todos nós queremos construir". Será que êle quer mesmo a mesma coisa que nós? Duvido e SE fôsse verdade, ainda assim, os meios que utiliza não justificam os fins.
Falando das tiranias de seus amigos, pelo menos temos uma certeza: jamais poderemos contar com a generosidade dêle, quando o problema envolver os seus amigos ditadores.

Mariana disse...

"Os meios de que faz uso não se justificam, ainda que prá tais fins..." foi o que quis dizer acima, Dimas.
E hoje, vimos a criatura do petralhão, vários pontos acima de Serra, pelo ibope! Alguma coisa está muito errada e já não sei se é com o instituto de pesquisas ou com as pessoas. Perdi até o sono, imaginando a possibilidade de termos um govêrno petista por mais 4 anos, no mínimo. Se as pesquisas estiverem corretas, nosso povo se mostra muito menor do que eu imaginava, não conseguindo enxergar um palmo à frente do nariz. E se fôr assim, é porque se contentam com o "pão e o circo" de Lula.