Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

quarta-feira, 5 de março de 2008

Zuenir Ventura palestra no Centro de Cultura Maestro Miro

Jornalista é o segundo convidado do Programa TIM Grandes Escritores

O Programa TIM Grandes Escritores traz a Feira de Santana o escritor e jornalista Zuenir Ventura (foto). A segunda etapa do programa, que leva autores consagrados para encontros gratuitos com as comunidades do interior do Estado. Em Feira de Santana, a palestra, que é gratuita, acontecerá nesta quinta-feira, 6, às 19h30, no Teatro Ângela Oliveira, do Centro de Cultura Maestro Miro. O programa é patrocinado pela TIM, Governo da Bahia, através do FazCultura, Prefeitura de Feira de Santana, através da Fundação Cultural Egberto Costa, e realizado pelo Centro Internacional Avatar de Artes (Ciacen).
O Programa TIM Grandes Escritores tem o objetivo de incentivar a propagação do conhecimento e a reflexão sobre a cultura brasileira, estimulando a literatura e a valorização do modo de fazer, criar e expressar a arte literária. O escritor ministra a palestra, contando um pouco de sua obra e história.
“A primeira etapa do programa, com Marina Colasanti, foi um sucesso. Contribuímos para incentivar e multiplicar o conhecimento proporcionando encontros literários com objetivo de despertar o interesse pela leitura. Iniciamos agora a agenda 2008 do TIM Grandes Escritores, que foi tão bem recebido pelo público baiano”, disse o diretor da TIM na Bahia, Luiz Gonzaga Leal. O Programa acontece também nos Estados Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.
Zuenir Ventura confessa que não conhece Feira de Santana o interior da Bahia a não ser através das leituras de colegas escritores como Jorge Amado. “Minha expectativa é muito positiva. Vou ter a oportunidade de conhecer o interior do Estado. O TIM Grandes escritores é um programa enriquecedor, pois consegue unir, em um mesmo espaço, autor e leitor possibilitando assim a troca de idéias”, disse o escritor.
O escritor Zuenir Ventura é bacharel e licenciado em Letras Neolatinas, jornalista, ex-professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Escola Superior de Desenho Industrial, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É colunista do jornal "O Globo" e do site "Nominimo". Em 1956, ingressou no jornalismo como arquivista e em 1960/61 conquistou bolsa de estudos para o Centro de Formação dos Jornalistas de Paris. De 1963 a 1969, exerceu vários cargos em diversos veículos de comunicação. Em 1988, Zuenir lançou o livro "1968 - O Ano Que Não Terminou", cujas 39 edições já venderam mais de 200 mil exemplares. O livro serviu também de inspiração para a minissérie "Os Anos Rebeldes", produzida pela TV Globo. O capítulo "Um Herói Solitário" inspirou o filme "O Homem Que Disse Não", que o cineasta Olivier Horn realizou para a televisão francesa.
Em 1989, publicou no Jornal do Brasil a série de reportagens "O Acre de Chico Mendes", que lhe valeu o Prêmio Esso de Jornalismo e o Prêmio Vladimir Herzog. Lançou "Cidade Partida", em 1994, um livro-reportagem sobre a violência no Rio de Janeiro, traduzido na Itália. Entre outros trabalhos, publicou também, com Elio Gaspari e Heloísa Buarque de Hollanda, "Cultura em Trânsito 70/80: Da Repressão à aAertura". No cinema, fez em parceria com Izabel Jaguaribe o documentário "Um Dia Qualquer", para o canal GNT. Seu mais recente livro é "Minhas Histórias dos Outros".

Nenhum comentário: