Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

quinta-feira, 31 de maio de 2007

Roteiro de Filmes

Semana de 1º a 7 de junho

LANÇAMENTO NACIONAL
PREMONIÇÕES
(Premonition), de Mennan Yapo, 2006. Com Sandra Bullock, Julian McMahon, Nia Long e Amber Valletta. Suspense. Linda Hanson é uma mulher suburbana que um dia é avisada que seu marido, Jim, morreu em um acidente automobilístico. Porém, ao acordar no dia seguinte, tudo está perfeitamente normal em sua vida e ele está vivo. A única diferença é que sua filha mais velha está com cicatrizes no rosto, que Linda não tem a menor idéia de como surgiram. Sem entender o que está acontecendo, ela começa a pôr em dúvida sua própria sanidade mental. Classificação indicativa: 12 anos. Duração: 110 minutos. Horários: 14h30, 16h40, 18h55 e 21h10. Sala 4 (264 lugares).
CONTINUAÇÕES
PIRATAS DO CARIBE: NO FIM DO MUNDO
(Pirates of the Caribbean: At World’s End), de Gore Verbinski, 2007. Com Johnny Depp, Orlando Bloom, Keira Knightley, Geoffrey Rush e Chow Yun-Fat. Aventura. O navio-fantasma Flying Dutchman, agora sob o comando do almirante James Norrington, tem por missão vagar pelos sete mares em busca de piratas e matá-los sem piedade. Na intenção de detê-lo, Will Turner, Elizabeth Swann e o capitão Barbossa precisam reunir os nove lordes da Corte da Irmandade. Porém falta um deles, o capitão Jack Sparrow. O trio parte para Cingapura, na intenção de conseguir o mapa que os conduzirá ao fim do mundo, o que possibilitará que Jack seja resgatado. Porém para conseguir o mapa eles precisarão enfrentar um pirata chinês, o capitão Sao Feng. Em segunda semana. Classificação indicativa: 12 anos. Duração: 134 minutos.
Sala 1 (243 lugares), com cópia dublada. Horários: 13h50, 17h10 e 20h30.
Sala 2 (160 lugares), com cópia legendada. Horários: 14h20, 17h40 e 21 horas.
HOMEM-ARANHA 3 (Spider-Man 3), de Sam Raimi, 2007. Com Tobey Maguire, Kirsten Dunst, James Franco, Thomas Haden Church, Topher Grace e Bryce Dallas Howard. Aventura. Peter Parker consegue encontrar um meio-termo entre seus deveres como o Homem-Aranha e seu relacionamento com Mary Jane. Porém o sucesso como herói e a bajulação dos fãs, entre eles Gwen Stacy, faz com que o jovem se torne autoconfiante demais e passe a negligenciar as pessoas que se importam com ele. Mas a situação muda quando ele precisa enfrentar Flint Marko, mais conhecido como o Homem-Areia, que possui ligações com a morte do seu tio Ben. Tendo que lidar com o sentimento de vingança, ele passa a usar um estranho uniforme negro, que se adapta ao seu corpo. Em quinta semana. Classificação indicativa: 12 anos. Duração: 140 minutos. Com cópia dublada, às 13h10 e 15h40. Com cópia legendada às 18h40 e 21h20. Sala 3 (167 lugares)
ENDEREÇO E TELEFONES
Orient Cineplace - Shopping Iguatemi, telefax 3225-3056 e telefone 3610-1515 para saber informações sobre programas e horários.
As informações sobre programação e horário são prestadas pela empresa exibidora, a Orient Filmes.

Seis premiados com kits de "A Estranha Perfeita"

Os leitores Alice Gonçalves, José Carlos Silva, Maria de Lourdes Costa, Taise Santos, Valdeilson Dias e Willy M. Soares foram os ganhadores da promoção de kit de brindes (bonés e camisas) do filme “A Estranha Perfeita”, que esteve em cartaz no Orient Cineplace, entre 11 e 17 de maio. A promoção foi deste Blog Demais, em parceria com a Espaço/Z Marketing de Entretenimento e a distribuidora Columbia. Eles participaram de sorteio mandando e-mail para oliveiradimas@bol.com.br.

Em busca de soluções para problemas de transporte e trânsito

Pioneira na articulação de ações integradas regionais visando a definição de políticas integradas para melhorar o sistema de transporte, Feira de Santana está sediando, nesta quinta-feira, 31, e na sexta-feira, 1º de junho, no Teatro da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), o I Encontro de Secretários e Dirigentes de Transportes Públicos Urbano e Trânsito do Estado da Bahia. O evento, aberto e presidido pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho, conta também com a participação do secretário nacional de Transportes e da Mobilidade Urbana (Semob), do Ministério das Cidades, José Carlos Xavier Grafite.
Além de José Ronaldo e do secretário Grafite, também formaram a mesa de trabalho o coordenador geral do Planejamento Normativo e Estratégico do Sistema Nacional de Trânsito do Departamento Nacional de Trânsito, Mauro Vincenzo Mazzamati; presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Transporte Urbano e Trânsito e secretário municipal de Planejamento Urbano, Transportes e Meio Ambiente de Olinda, PE, Oswaldo Lima Neto; vice-prefeito e secretário de Transportes e Trânsito, Antônio Carlos Borges Júnior; superintendente da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), Marcos Bicalho; presidente da Câmara Municipal, Antônio Carlos Passos Atayde; e diretor geral do Detran na Bahia, Carlos Roberto Cláudio Brandão.
Ao abrir o encontro, promovido pela Prefeitura de Feira de Santana com apoio da Associação Nacional de Transportes Públicos, José Ronaldo destacou o empenho do vice-prefeito Antônio Carlos em promover o evento em Feira de Santana. Ressaltou ainda a importância da participação de todos os representantes de municípios baianos visando a troca de experiências exitosas. “O transporte é dinâmico e polêmico. São questões de ônibus, de motoboys, taxistas, vans, transporte clandestino. Feira de Santana passou recentemente pela expressiva implantação do transporte integrado”, ressaltou.
A expectativa do prefeito é de que durante o evento sejam discutidas soluções para problemas cruciais enfrentados no gerenciamento do trânsito nas cidades baianas. “Aqui no debate vamos tirar dividendos para aplicar em Feira de Santana e em outras cidades”, destacou.
Idealizador do encontro, o vice-prefeito Antônio Carlos ressaltou a necessidade dos secretários, dirigentes e técnicos discutirem as políticas públicas de transporte e trânsito. “É um evento pioneiro na Bahia, oportuno para construirmos políticas públicas, elaborando as diretrizes. O primeiro passo é sair daqui com propostas para o desenvolvimento sustentável, além da troca de experiências e viabilizar um fórum permanente”, afirmou.
Antônio Carlos Borges Júnior observou que todos os municípios com população acima de 60 mil habitantes terão que elaborar seu Plano Diretor de Mobilidade. Ressaltou que existe um prazo para viabilizá-lo.
Na visão de Oswaldo Lima Neto, o foco está para a importância que se reveste este evento. "É uma questão que diz respeito a cada um habitante que forma uma cidade. E o problema é que na ordem das prioridades dos governos, em primeiro lugar vem a segurança pública, seguida de saúde e educação, ficando neste ranking as ações de transporte sempre sem a prioridade necessária. Devemos levar em consideração que para garantir tudo isso é o trânsito que faz”.
Cláudio Brandão destacou a preocupação do Detran no que se refere a acidentes de trânsito. Ao fazer uma reflexão sobre a Constituição Federal, observou que os cidadãos absorvem os direitos assegurados pelas leis mas se esquecem dos aspectos dos deveres. “Falta o exercício de cidadania”, constatou.
Marcos Bicalho observou a presença de vereadores durante o evento e observou a importância do Legislativo estar presente juntamente com órgãos de trânsito e o governo federal. “Neste ambiente estão presentes os principais interlocutores políticos de trânsito. Feira de Santana está de parabéns por demonstrar a preocupação com esta visão de futuro”, disse.
Mauro Vincenzo observou que existem no Brasil quase 900 municípios integrados ao sistema nacional de trânsito e possuem quase 70% da frota nacional de veículos. “A questão de acidentes é um tema muito importante, principalmente porque precisamos melhorar os índices de aceitabilidade”, argumentou.
O vereador Antônio Carlos Passos Atayde parabenizou a Prefeitura pela iniciativa de promover a discussão do problema, lembrando que os vereadores deste município há muito tempo já vêm discutindo questões relacionadas ao trânsito.
Por fim, Grafite destacou a satisfação do Ministério das Cidades estar presente neste evento. “Este é um momento muito importante para sintonização do Ministério com as cidades visando a produção de ações mais efetivas, buscando integração de políticas para o setor”, afirmou.

Programa "Qualidade em Negócios"

Patricia Rodrigues palestra no Iguatemi

Divulgação
O Shopping Iguatemi promoveu no dia 29 de maio a primeira palestra do programa "Qualidade em Negócios", programa elaborado especialmente para os seus lojistas. A palestrante foi a renomada consultora de visual merchandising e vitrinista Patrícia Rodrigues.
A palestra foi considerada um sucesso, abordou temas como "Comportamento do Novo Consumidor", "Processo de Criação de uma Vitrine", "Técnicas Cenográficas". O programa do Shopping Iguatemi visando manter o lojista sempre antenado com as tendências e oferecer um atendimento de melhor qualidade para os seus clientes, dará continuidade no decorrer do ano a uma série de palestras que serão ministradas por especialistas em diversas áreas da administração do varejo. Tudo isso, para que o cliente encontre no shopping lojas, produtos e serviços cada vez melhores, superando sempre as suas expectativas.

A Flor da Honestidade

Texto extraído do site "Momento de Reflexão" (www.reflexao.com.br):
"Três coisas são importantes na vida humana: a primeira é ser uma boa pessoa. A segunda é ser uma boa pessoa. A terceira é ser uma boa pessoa".
Henry James
Conta-se que por volta do ano 250 a.C, na China antiga, um príncipe da região norte do país, estava às vésperas de ser coroado imperador, mas, de acordo com a lei, ele deveria se casar.
Sabendo disso, ele resolveu fazer uma "disputa" entre as moças da corte ou quem quer que se achasse digna de sua proposta. No dia seguinte, o príncipe anunciou que receberia, numa celebração especial, todas as pretendentes e lançaria um desafio.
Uma velha senhora, serva do palácio há muitos anos, ouvindo os comentários sobre os preparativos, sentiu uma leve tristeza, pois sabia que sua jovem filha nutria um sentimento de profundo amor pelo príncipe. Ao chegar em casa e relatar o fato à jovem, espantou-se ao saber que ela pretendia ir à celebração, e indagou incrédula:
- Minha filha, o que você fará lá? Estarão presentes todas as mais belas e ricas moças da corte. Tire esta idéia insensata da cabeça, eu sei que você deve estar sofrendo, mas não torne o sofrimento uma loucura.
E a filha respondeu:
- Não, querida mãe, não estou sofrendo e muito menos louca, eu sei que jamais poderei ser a escolhida, mas é minha oportunidade de ficar pelo menos alguns momentos perto do príncipe, isto já me torna feliz.
À noite, a jovem chegou ao palácio. Lá estavam, de fato, todas as mais belas moças, com as mais belas roupas, com as mais belas jóias e com as mais determinadas intenções. Então, finalmente, o príncipe anunciou o desafio: - Darei a cada uma de vocês, uma semente. Aquela que, dentro de seis meses, me trouxer a mais bela flor, será escolhida minha esposa e futura imperatriz da china.
A proposta do príncipe não fugiu às profundas tradições daquele povo, que valorizava muito a especialidade de "cultivar" algo, sejam costumes, amizades, relacionamentos etc...
O tempo passou e a doce jovem, como não tinha muita habilidade nas artes da jardinagem, cuidava com muita paciência e ternura a sua semente, pois sabia que se a beleza da flor surgisse na mesma extensão de seu amor, ela não precisava se preocupar com o resultado.
Passaram-se três meses e nada surgiu. A jovem tudo tentara, usara de todos os métodos que conhecia, mas nada havia nascido. Dia após dia ela percebia cada vez mais longe o seu sonho, mas cada vez mais profundo o seu amor.
Por fim, os seis meses haviam passado e nada havia brotado. Consciente do seu esforço e dedicação a moça comunicou a sua mãe que, independente das circunstâncias retornaria ao palácio, na data e hora combinadas, pois não pretendia nada além de mais alguns momentos na companhia do príncipe.
Na hora marcada estava lá, com seu vaso vazio, bem como todas as outras pretendentes, cada uma com uma flor mais bela do que a outra, das mais variadas formas e cores.
Ela estava admirada, nunca havia presenciado tão bela cena.
Finalmente chega o momento esperado e o príncipe observa cada uma das pretendentes com muito cuidado e atenção. Após passar por todas, uma a uma, ele anuncia o resultado e indica a bela jovem como sua futura esposa.
As pessoas presentes tiveram as mais inesperadas reações. Ninguém compreendeu porque ele havia escolhido justamente aquela que nada havia cultivado. Então, calmamente o príncipe esclareceu:
- Esta foi a única que cultivou a flor que a tornou digna de se tornar uma imperatriz. A flor da honestidade, pois todas as sementes que entreguei eram estéreis.
.....................................
A honestidade é como uma flor tecida em fios de luz, que ilumina quem a cultiva e espalha claridade ao redor.
Equipe do site www.momento.com.br, com base em texto de autor desconhecido.

Blog da Semana

No “Blog da Feira” (janiorego.com.br) o Blog Demais está destacado (em link) como o Blog da Semana.

Um convite cheio de erros

Um simples convite da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) para a abertura de uma exposição de fotografias no Museu Casa do Sertão contém erros incríveis - como campos em vez de campus, fotografo (sem acento) em vez de fotógrafo. Até o nome da mostra foi mudado de “Vaqueiros de Canudos” para “Vaqueiros do Sertão”. Além do mais o artista é apresentado como Sr. Miguel Teles. Que artista quer ser chamado de senhor? Tem mais: reitor e professor são palavras grafadas com iniciais maiúsculas, o que não se deve usar. Só Deus. O convite não traz o período de exposição (só que a abertura seria nesta quinta-feira, 31). Mas, contém os nomes das pessoas que fariam pronunciamentos. Deve ser mais uma mostra do estilo PT de governar. Assassinando a língua portuguesa e o bom senso.

Crea inaugura inspetoria

O Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia da Bahia (Crea) está convidando para a inauguração da sede da Inspetoria Arquiteto Anápio Aurélio José de Miranda. A solenidade vai acontecer no dia 4 de junho, às 19h30, na rua Geminiano Costa, 198, nesta cidade.

Wagner quer aumento urgente

O governador Jaques Wagner pediu urgência à Assembléia Legislativa para votação do aumento de 4,5% de seu próprio salário e dos secretários de governo. O projeto do Executivo provoca polêmica. É que Wagner havia declarado que não aumentaria os gastos do Executivo.

Atrasado

Relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Ebal, o deputado estadual José Neto (PT) chegou bem atrasado para sessão marcada para a quarta-feira, 30. Depois do limite de tolerância para a abertura dos trabalhos, a audiência foi cancelada. Outros deputados feirenses integrantes da CPI também estiveram ausentes: Fernando Torres (PRTB) e Tarcízio Pimenta (DEM).

Busca incessante de ser santo

O prefeito petista de Camaçari, Luiz Caetano, continua em sua busca de santificação. Agora, afastou seus auxiliares que, como ele, foram presos pela Polícia Federal na “Operação Navalha”. Muito interessante. Ele culpa os assessores e tenta se isentar de responsabilidade. Caetano deveria se afastar do cargo até a conclusão do processo que corre contra ele no Supremo Tribunal Federal (STF).

quarta-feira, 30 de maio de 2007

Governador 2007-2008 de Rotary toma posse em 6 de julho

Orlando Braga e Lígia Marina com o presidente de RI Wilfrid J. Wilkinson e Sra.


O empresário Germínio Orlando Sampaio Braga, toma posse como governador 2007-2008 do Distrito 4390 de Rotary International, no dia 6 de julho, às 20h30, no Clube de Campo Cajueiro.
Baiano de Nova Itarana, onde nasceu há 63 anos, em 27 de novembro, Orlando Braga é casado com Lígia Marina, com quem tem três filhos: Márcio, Aline e Juliana. Desde 1978 que ele se estabeleceu em Feira de Santana, como empresário do comércio, implantando filial da Comercial Braga, fundada em 1969, em sua cidade. Depois, implantou a Braga Distribuidora de Bebidas, que funcionou entre 1996 e 2004. Desde 2000, mantém a empresa de transporte de cargas e logística Mana Transporte. Ele também tem a atividade de pecuarista. Também é membro da Associação dos Amigos da Universidade Estadual de Feira de Santana (Amuefs), e membro do Conselho de Curadores da Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino e Cultura (Fapec).
Orlando Braga ingressou no Rotary Clube de Feira de Santana-Leste no ano rotário 1982-1983, na gestão do presidente Júlio Ferreira Pinto, tendo como padrinho o companheiro Aurino Soares de Melo. No seu clube, foi o 23º presidente, no ano rotário 1992-1993, depois de ser tesoureiro e passar por várias comissões. Tem o Título Paul Harris desde que foi presidente do seu clube, quando também fez outros 21 títulos, contribuindo para a Fundação Rotária em 22 mil dólares. Foi governador assistente do EGD Carlos Augusto de Carvalho Bulhões (1993-1994).
Governador
No ano rotário 2004-2005, Orlando Braga foi selecionado e indicado para a Governadoria do Distrito 4390, com todas as qualificações necessárias para o mais alto cargo na estrutura distrital. Disposto para o desafio da missão, ele se capacita para assumir a responsabilidade e atribuições inerentes ao cargo. Assim, entre 28 de agosto e 2 de setembro de 2006, participou do Instituto Rotário do Brasil, em Atibaia, SP. De 28 de janeiro a 3 de fevereiro deste ano, participou da Assembléia Internacional 2007, em San Diego, Califórnia, Estados Unidos, evento convocado pelo presidente 2007-2008 de Rotary International, Wilfrid J. Wilkinson, onde ouviu dele que “a magia do Rotary é permitir que pessoas comuns façam coisas extraordinárias”. Depois, em 24 de março, realizou o Seminário de Treinamento da Equipe Distrital, em Feira de Santana; participou da XV Conferência Distrital, em Aracaju, SE, de 19 a 21 de abril; e convocou o XVI Seminário de Treinamento de Presidentes Eleitos e a XVI Assembléia Distrital, em Aracaju, entre 25 e 27 de maio. Como governador, depois de ser empossado, cumprirá roteiro de visitas pelos mais de 50 clubes no Norte da Bahia, em Alagoas e Sergipe. Para outubro, nos dias 12 e 13, realiza em Maceió, AL, o Seminário Distrital da Fundação Rotária e o Seminário Distrital do Desenvolvimento do Quadro Social. Em 2008, nos dias 1º a 3 de maio, promove a XVII Conferência Distrital.

Seis premiados com bonés de "Homem-Aranha 3"

Os leitores Gilton Almeida, João Lucas Oliveira, Lucas O. Rios, Mariana Pracuch, Ricardo Otto e Tamara Cerqueira foram os ganhadores da promoção de brindes (bonés) do filme “Homem-Aranha 3”, que está em cartaz no Orient Cineplace. A promoção foi deste Blog Demais, em parceria com a Espaço/Z Marketing de Entretenimento e a distribuidora Columbia. Eles participaram de sorteio mandando e-mail para oliveiradimas@bol.com.br.

Esfriamento global

Lendo o Blog Reinaldo Azevedo encontro esta postagem:
Mais aquecimento global: por um neotomismo!
E me manda um leitor lá de Toronto:
Pois é! Nesse ano, tivemos, aqui em Toronto, 31 dias consecutivos de temperaturas entre -20º e -30º; coisa que não acontecia desde 1984. Como explicar isso frente ao aquecimento global?
Esse leitor já está querendo demais. A religião ainda é nova e não teve tempo de desenvolver o seu próprio tomismo. O meu candidato a Santo Tomás de Aquino “deles” é Al Gores: há coisas que se explicam pela ciência (o calor) e outras pela fé (o frio).
Pela manhã, postamos uma nota sobre o filme-palestra "Uma Verdade Inconveniente" com um argumento sobre o esfriamento solar. Pois é.

Parem de enviar correspondências erradas

No endereço onde moro, uma vila, na rua Monsenhor Moisés Gonçalves do Couto, no Campo Limpo (CEP 44023-000), a contínua e insistente chegada de correspondências com outros destinatários. Somente nesta quarta-feira, 30, na minha caixa de correio estavam sete correspondências para endereços na rua Bartolomeu de Gusmão (CEP 44020-240), rua Eduardo Spinola (CEP 44026-060), e avenida Riachuelo (CEP 44026-120).
O fato causa incômodo para mim e deve causar prejuízos para os destinatários, pois são correspondências de bancos (avisos, boletos e carnês) e de operadoras de cartões de crédito, entre outras.
Em caso anterior, com o aparecimento de correspondências de terceiros na minha caixa de correios, a entrega ao gerente da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, na rua Marechal Deodoro, que inclusive ficou de tomar providências junto aos carteiros da área. Nada foi feito, pois a entrega equivocada continua ocorrendo. Deve ser mais uma mostra do estilo PT de governar.
Por favor, parem de enviar correspondências que não as minhas para meu endereço!

DVD de filme-palestra nas lojas

Depois de ser mostrado com cópia que na época dissemos ser pirata até na Câmara Municipal durante sessão especial, o documentário “Uma Verdade Inconveniente” chega em DVD nas lojas e locadoras brasileiras nesta semana.
O filme-palestra é dirigido por Davis Guggenheim, mas a "grande estrela" é o candidato derrotado por George W. Bush à Presidência dos Estados Unidos, Al Gore, que apresenta uma aula sobre o aquecimento global, seus motivos e seus supostos perigos para o futuro da humanidade. Com suporte de fotografias e gráficos, Al Gore argumenta que a Terra está à beira de um colapso ecológico. Daí a “verdade inconveniente” do título.
O certo é que Al Gore faz uma palestra enfadonha com suas lamentações e seu ressentimento por ter perdido as eleições presidenciais para George W. Bush em 2000.
Dentro de pouco tempo vai aparecer outra figura para argumentar e fazer "terrorismo" sobre o esfriamento global.

Transporte e trânsito urbano em discussão

Secretários municipais e dirigentes de transportes de cidades baianas participam, nesta quinta-feira, 31, e sexta, 1º, do I Encontro de Secretários e Dirigentes de Transportes Públicos e Trânsito do Estado da Bahia. Promovido pela Prefeitura de Feira de Santana, com o apoio da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), o evento vai ser realizado no Teatro da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).
“Vai ser um momento ímpar para que os dirigentes deste importante setor debatam, apresentem suas idéias para melhorar o trânsito e contribuam para que haja ganho na qualidade de vida dos moradores das suas cidades”, afirmou o vice-prefeito e secretário de Transportes e Trânsito, Antônio Carlos Borges Júnior.
Para o secretário, a troca de idéias e experiências serão de muita valia para o encontro. “Temos muitas semelhanças, mas também temos muitas particularidades”, afirma. Um dos pontos evidenciados por ele é o Sistema Integrado de Passageiros (SIT). “É um setor que a gente vem acumulando experiência e conhecimento ao longo dos últimos dois anos. Temos a ensinar e muito a aprender”, considerou.
O prefeito José Ronaldo de Carvalho vai estar presente à solenidade de abertura, marcada para às 8h30. Também participarão José Carlos Grafite, secretário nacional de Transportes e Mobilidade Urbana, do Ministério das Cidades, o coordenador geral do Planejamento Normativo e Estratégico do Sistema Nacional de Trânsito, Mauro Vincenzo Mazzanati.
Também participarão da mesa Antônio Carlos Borges Júnior, o presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Transporte Urbano e Trânsito, Oswaldo Lima Barreto Neto, o superintendente da Associação Nacional de Transportes Públicos, Marcos Pimentel Bicalho e o diretor geral do Detran, Carlos Alberto Cláudio.
Nos painéis serão apresentados e debatidos temas como a política nacional de transportes, o barateamento das tarifas, o transporte clandestino, o Sistema Integrado de Transportes, o Sistema Integrado de Trânsito, zona azul, estacionamento rotativo, terminais de transbordo do SIT, entre outros relevantes assuntos.

terça-feira, 29 de maio de 2007

Suspense em lançamento nacional

Sandra Bullock em “Premonições”, que tem lançamento na próxima sexta-feira, 1º de junho
Divulgação

O filme de suspense “Premonições” é a única novidade no Orient Cineplace, em lançamento nacional, na próxima sexta-feira, 1º de junho. Enquanto isso, “Piratas do Caribe: No Fim do Mundo” entra em segunda semana, com uma cópia legendada e outra dublada; enquanto que “Homem-Aranha 3” entra em quinta semana, agora numa sala menor, também com cópia dublada nos dois primeiros horários e cópia legendada nos horários noturnos.
Em “Premonições”, Sandra Bullock faz uma dona de casa que é avisada que seu marido morreu em um acidente de carro. Porém no dia seguinte ela acorda e tudo está normal em sua vida, assim como seu marido está vivo.
Precedido por “Piratas do Caribe: A Maldição da Pérola Negra”, em 2003, e “Piratas do Caribe: O Baú da Morte”, em 2006, o novo filme foi rodado simultaneamente com o anterior, com o lançamento dos filmes ocorrendo com a diferença de um ano.
No terceiro “Piratas do Caribe”, Will, Elizabeth e o capitão Barbossa vão a Cingapura, em busca de um mapa que possibilite o resgate do capitão Jack Sparrow. O orçamento deste filme foi de 200 milhões de dólares. Com Johnny Depp, Orlando Bloom, Keira Knightley e Geoffrey Rush no elenco. Nos três primeiros dias em cartaz, entre sexta-feira e domingo passado, o filme foi visto no Brasil por 1.095.463 espectadores, em 789 salas (duas delas nesta cidade). Nos Estados Unidos, rendeu no mesmo período 112.547 milhões de dólares.
Até domingo passado, “Homem-Aranha 3” foi visto no Brasil por 5.446.148 espectadores, com arrecadação de R$43.844.355,00, com 700 cópias. Nos Estados Unidos, no mesmo período, arrecadação total de 303.342 milhões de dólares.

Relações do governo petista com grevistas são ironizadas

(Do Boletim da Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal)
As posições do governo Jaques Wagner com a greve dos professores e a omissão de correligionários dos petistas na defesa do Executivo foram a tônica de discursos polêmicos e irônicos na Câmara Municipal, nesta terça-feira, 29. “O deputado José Neto trocou o espírito inflamador pelo apaziguador”, comparou o vereador Fábio Lucena (DEM). Ele se referiu a participação do deputado numa assembléia dos professores grevistas. “Antes, ele (José Neto) ia para uma assembléia dessas para inflamar, agitar. Mas agora ele adotou o espírito apaziguador”, considerou.
O vereador Alcione Cedraz (DEM) chegou a fazer um trocadilho rimado com a situação: “Quem te viu, quem te vê, grevistas vaiando o PT”.
Quem partiu para a defesa do petista foi o vereador Antônio Joel Barbosa (PP), que alegou que, de todos os deputados que representam o Governo do Estado, José Neto é o único que luta pelos interesses de Feira de Santana. O vereador Luiz Augusto de Jesus (PSL) concordou e foi além, cobrando o posicionamento de outros políticos que apóiam o governo Jacques Wagner. “Cadê o deputado Fernando Torres, o deputado Colbert Martins e o senador João Durval Carneiro, que não dizem nada?” indagou.

segunda-feira, 28 de maio de 2007

Vitrine: Veículo de Comunicação e Vendas

Acontece nesta tarça-feira, 29, o lançamento do programa "Qualidade em Negócios". Uma série de palestras elaboradas especialmente para o lojista do Shopping Iguatemi, que serão ministradas por especialistas em diversas áreas da administração do varejo e que serão realizadas em períodos estratégicos de vendas.
Para iniciar este programa a paulista Patrícia Rodrigues, consultora de visual merchandising e vitrinista tratará sobre o tema "Vitrine: Veículo de Comunicação e Vendas", a partir das 8h30, em sala do Multiplex.
Profissionais de comunicação estão sendo convidado para este evento. Para fazer a inscrição, basta entrar em contato com Fernanda, no Departamento de Marketing, pelo telefone 3225-3000.

Santificação antes da hora

No site "Bahia Já" (www.bahiaja.com.br), com postagem datada de domingo, 27, o jornalista Tasso Franco faz lúcido comentário sobre se querer transformar o prefeito de Camaçari, Luiz Caetano em São Caetano. O Blog Demais, em postagem anterior fez referência ao fato de quererem santificar o prefeito.
Nem muito; nem tampouco.
Assim como a PF agiu de forma agressiva ao prender o prefeito de Camaçari, Luiz Carlos Caetano (PT), na última quinta feira, 17, sob a acusação de ilícitos em relação a fraudes em contratos que envolvem dinheiro do Governo Federal; os petistas vinculados ao prefeito, mesmo com a matéria ainda em investigação para uma análise posterior de julgamento no STF, se apressam a difundir sua inocência a qualquer preço, querendo transformar o mortal Luiz Caetano em uma espécie de santo, São Caetano.
Ora, direis; que ainda existe alguma inteligência na Bahia e o alerta para essa desenfreada postura dos partidários do prefeito partiu da autoridade maior do Estado, correligionário do prefeito, o governador Jaques Wagner (PT) que, ao ser entrevistado pela “A Tarde”, disse que encontrar R$ 142 mil na casa de alguém, em caixas de papelão, trata-se de um complicador.
O prefeito de Camaçari teve por parte da imprensa baiana toda a cobertura possível e direito de defesa, em alguns casos com profissionais desse segmento se posicionando firmemente em seu favor, então não se pode agredir jornalistas sob quaisquer pretextos, nem muito menos querer enfiar goela abaixo da opinião pública, a inocência de Luiz Caetano com versões diferenciadas no exposto pelas investigações da PF, com determinação do STF.Agora que retornou ao município, depois de uma fanfarra que só fez levantar mais poeiras de suspeitas, uma vez que carreatas, foguetes, camisetas, ônibus alugados, faixas, cartazes, têm custos e o povo “espontâneo e unido” não arca com essas despesas, o prefeito tem tempo, cautela, bom senso e saberá conduzir sua defesa com serenidade.
Feita a defesa e estabelecendo-se a inocência, aí sim, o prefeito deve seguir adiante com os meios jurídicos à sua disposição, para acionar aqueles que mancharam a sua imagem de homem público.
Querer atropelar a ordem dos fatores, partindo-se logo para processar a PF, etc, como divulgado por sua assessoria e seus advogados é por o carro à frente dos bois.
No Brasil, tivemos um exemplo recente dessa situação, quando o então procurador Luís Francisco de Souza investiu de forma inquisitorial o então secretário geral da Presidência da República, época do presidente FHC, Eduardo Jorge, o qual, reagiu no plano jurídico e, recentemente, o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), puniu o procurador com 45 dias de suspensão. Um fato inédito. Mas, fez-se a reparação, ainda que sete anos depois.Então, voltando ao caso de Luiz Caetano, até para que ele possa ter acesso aos meios de comunicação com civilidade e retorne a dirigir seu município com a cabeça erguida, oportuno será que haja com serenidade e não deixe que seus auxiliares, mesmo os mais apaixonados queiram transformá-lo num santo antes da hora.
Processos dessa natureza demoram anos e, apesar do estrago que a prisão causou à sua imagem com reflexos no PT, não se deve subestimar a Justiça, nem confundir a opinião pública com versões santificadas.

Maioria da imprensa da Bahia pelegou de vez

Foi publicada no site “Bahia Já” (www.bahiaja.com.b) do jornalista Tasso Franco, na edição desta segunda-feira, 28, se seguinte nota:
Foi tímida a reação da imprensa baiana sobre as agressões sofridas pelas repórteres Cristina Miranda (TV Aratu/SBT) e Raquel Porto Alegre (TV Bahia), entre outros, durante a manifestação “espontânea” ao prefeito Luiz Caetano (PT), de Camaçari, no seu retorno de Brasília, após ser preso e estar envolvido (segundo a PF) no esquema de fraude aos processos de licitações públicas com dinheiro do Governo Federal.
O “Correio da Bahia” não deu uma linha sobre o episódio e é provável que, aproveitando sua edição de domingo, que é a mais lida, venha com algum editorial sobre o repugnante fato, uma vez que “Correio” e TV foram atingidos.Espera-se, também, uma reação ou nota de apoio aos jornalistas dos órgãos da categoria, Sinjorba e ABI, uma vez que esta não é a primeira vez que isso acontece.
O patrulhamento na Bahia tem sido uma coisa absurda, fora, o que já foi dito aqui neste Bahia Já com a nomeação de um engenheiro eletricista para a Agecom e uma professora para a subsecretaria de Comunicação da Prefeitura de Salvador.
As repórteres foram agredidas por militantes do PT, todos identificados com camisetas portando dizeres de apoio ao prefeito Luiz Caetano, e Raquel Porto Alegre chegou a desmaiar.
Esperar que venham notas de apoio à imprensa de outros órgãos de classe na Bahia é até querer demais, pois, a maioria pelegou de vez.

Ônus

O deputado estadual José Neto (PT) está pagando o preço de defender o governo Jaques Wagner. Foi chamado de “traidor” pelos professores da rede estadual de ensino, decepcionados com a sua atuação.

Repercussão

Na seção “Tiroteio” da coluna “Painel”, no jornal “Correio de Sergipe”, edição de domingo, 27, lida em Aracaju, onde este jornalista se encontrava:
“A frase de Jaques Wagner se ajusta de forma perfeita a este momento estapafúrdio que estamos vivendo na política nacional. Do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) sobre o governador da Bahia, que atribuiu a uma ‘cervejinha’ o fato de ter ‘esquecido’ que a lancha na qual passeou com a ministra Dilma Rousseff no final de 2006 pertencia a Zuleido Veras, dono da empreiteira Gautama”

domingo, 27 de maio de 2007

Boletim atualizado de eventos rotários

O XVI Seminário de Treinamento de Presidentes Eleitos aconteceu no sábado, 26, e a XVI Assembléia Distrital neste domingo, 27.

* No coquetel de abertura do evento, na noite de sexta-feira, 25, a presença do governador do Distrito 4390, Carlos Fernandes de Melo Filho, do governador eleito Germínio Orlando Sampaio Braga, dos governadores indicados Geraldo Pimentel de Lima (2008-2009) e Elder Silveira Sobral (2009-2010), bem como dos EGDs Carlos Augusto Carvalho de Bulhões (1993-1994), Marcelo Bonfim Cavalcanti (2002-203), Eliziário Silveira Sobral (2000-2001).
* Em torno de 100 companheiros e cônjuges participaram do momento inicial do duplo evento do Distrito 4390, na área da piscina do Del Mar Hotel.
* A abertura do Seminário, na manhã da sexta-feira, 26, se deu exatamente às 9 horas, conforme estava programado. Com isso, toda a programação foi cumprida quase à risca, com o término do primeiro período às 12h30, 15 minutos após o previsto.
* Na abertura, o governador Carlos Melo agradeceu a escolha de Aracaju para abrigar os eventos. “É uma grande honra para o Rotary de Sergipe a deferência”, considerou. Falou sobre compromisso e responsabilidade e que todos deveriam sair conscientes do propósito de elevar o Distrito. Também fez referência ao “trabalho bastante competente e compro-missado” da equipe do governador Orlando Braga. Em sua exposição, Carlos Melo citou o cumprimento da meta de doação de 25 mil dólares para a Fundação Rotária. Por fim, falou que para perpetuar Rotary “é necessário um trabalho continuado”.
* Em suas considerações iniciais, o governador eleito Orlando Braga, que está com posse definida para o próximo dia 6 de julho, disse que estava feliz e otimista com o número de companheiros presentes. Ele tratou sobre compro-metimento, eficácia e alcance de objetivos. Com ênfase, buscando im-pregnar todos de motivação, questionou desafiando aos companheiros se podia contar com todos, com a resposta em uníssono: “Sim! Sim! Sim!”.
* No Seminário, a presença do governador Carlos Melo, do governador eleito Orlando Braga, dos EGDs Antônio Fernandes Viana de Assis.(1984-1985), Carlos Augusto Carvalho de Bulhões, Juarez Fernandes de Oliveira (1995-1996), Eliziário Silveira Sobral, José Boa Sorte (2001-2002), Marcelo Bonfim Cavalcanti, Carlos José Magalhães de Melo (2003-2004), José Raimundo Pereira de Azevedo (2004-2005), bem como dos governadores indicados Geraldo Pimentel e Elder Sobral.
* Balanço da Secretaria do Seminário e da Assembléia Distrital dá conta da inscrição de 116 companheiros, de 41 clubes, sendo 49 companheiros de 19 clubes de Sergipe, 39 companheiros de 12 clubes da Bahia, e 28 companheiros de 10 clubes de Alagoas.
* Homenagem póstuma foi feita a Egberto Costa, ex-integrante do Rotary Clube de Feira de Santana, que faleceu nesta data (26 de maio) há cinco anos (em 2002). Em sua memória dedicou-se os eventos rotários.
* A saudação aos companheiros participantes do Seminário foi feita pelo governador assistente Ancelmo de Oliveira, considerando que o trabalho em Rotary “é uma corrida de revezamento, pela constância e continuidade na ação rotária”.
* O instrutor distrital Hugo da Cruz Dórea falou sobre os objetivos do Seminário, como sendo parte de um ciclo recomendado para treinamento de líderes, para capacitação e preparação com instruções para que os clubes sejam eficazes. “Participem com corações e mentes”, instruiu, afirmando que “o que faz do Rotary uma grande organização é o amor”.
* O EGD Eliziário Sobral palestrou sobre “Líderes Rotários: Motivação e Técnicas de Liderança”, salientando sobre requisitos, estabelecimentos de metas, responsabilidade de líderes. Também sobre motivação (“Rotary precisa de motivação”, disse). Ele fez colocações sobre a preocupação que se deve ter com retenção do quadro social e por fim apresentou uma mensagem motivacional, para que cada um possa fazer do mundo um lugar melhor.
* Na seqüência, palavra do governador eleito Orlando Braga sobre “Lema do RI e Ênfases Presidenciais”. Para ele, “Rotary Compartilha” é a promoção do bem-estar maior. Ele pediu a compreensão dos presidentes eleitos e a participação sem reserva dos líderes, comprometidos na admissão de novos sócios e o fortalecendo os clubes.
* Coordenadora do Departamento de Administração de Clubes e Distritos do RI Brazil Office, Débora de Oliveira mostrou toda a estrutura e recursos do Rotary International, na palestra “Suporte Para o Sucesso”, ela apresentou a estrutura disponível no órgão, salientando os benefícios do uso do acesso ao portal http://www.rotary.org/, para execução on line de maneira profissional, eficaz e econômica, apoiando os clubes a cumprir seus objetivos. Ainda apresentou imagens motivacionais de ações de Rotary pelo mundo, que “fazem a diferença”, como disse.
* O governador Carlos Melo comunicou a indicação do companheiro Elder Silveira Sobral, do Rotary Clube de Itaporanga d’Ajuda, para governador no ano rotário 2009-2010.
* Em outra participação, tratando sobre “Definição de Metas e Plano de Ação: Planejando Para o Sucesso”, o gover-nador eleito Orlando Braga explanou sobre as questões propostas. Ele disse que para o estabelecimento de metas é preciso responsabilidade, estratégias. Incentivou e deu orientações sobre como ser eficiente no cumprimento das metas.
* O governador Orlando Braga declarou sobre sua meta de criar oito novos Clubes no ano rotário 2007-2008 e o crescimento do quadro social de 189 novos companheiros (três por cada clube, sem considerar os clubes a serem criados).
* O governador eleito também anunciou como um desafio a meta (“ousada”, segundo o governador Carlos Magalhães) de 50 Títulos Paul Harris, com contribuição para a Fundação Rotária de 50 mil dólares. Ele lembrou que quando foi presidente do seu clube (Feira de Santana-Leste, em 1992-1993), alcançou o número de 22 Títulos Paul Harris.
* “Reorganização Administrativa de Clube: O Plano de Liderança de Clube (PLC)”, foi o tema da palavra do instrutor distrital Hugo da Cruz Dórea. Ele observou sobre o Rotary desejar que se imprima uma dinâmica mais célere nos clubes e fez considerações sobre eficácia e voluntarismo do rotariano. Também descreveu os procedimentos operacionais que promovem a continuidade admi-nistrativa nos clubes. Para ele, o PLC é fundamental, “um sinal de vida para o futuro da organização, pois o futuro do Rotary está nas mãos dos rotarianos”. Também afirmou que essa ferramenta “acaba com o comodismo e fortalece o Rotary”. Características do PLC ainda foram referidas pelo palestrante, assim como recursos disponíveis.
* O EGD Carlos José Magalhães de Melo falou com propriedade sobre “A Fundação Rotária: Projetos e Recursos Disponíveis, Elaboração e Captação”, enfocando sobre como compreender o braço direito de RI, seu lema, o que faz e seus programas.
* O EGD Antônio Fernandes Viana de Assis, também com muita propriedade, palestrou sobre “Desenvolvimento do Quadro Social: Recrutamento e Retenção”, com uma análise sobre a situação enfrentada pela organização no mundo, identificando as causas questionadas.
* Presidente da Comissão Distrital de Intercâmbio de Jovens 2007-2008, Olga Simone Almeida de Paulo Lima, falou sobre “Programa de Intercâmbio de Jovens”, apresentando jovens que vivenciam essa experiência e descrevendo os critérios para o programa, bem como as etapas de processo seletivo, os critérios e as obrigações. Vinte e um jovens que participaram ou participam do programa, contemplados com a viagem ao exterior e a reciprocidade das famílias em receber jovens estrangeiros de vários países.
* O governador assistente Sérgio Rodrigues Santos, que coordenou os eventos, com o GA Ancelmo de Oliveira, atuou no protocolo, com um desempenho discreto e equilibrado.
* O governador eleito Orlando Braga anunciou como meta a implantação do site da Governadoria do Distrito 4390.
* Débora de Oliveira falou sobre o uso da expressão Roda Dentada, que não deve ser utilizada, pois a roda é denteada. O correto é usar Roda Rotária, ensinou.
* Ninguém pode se propor a ser rotariano. O EGD Viana de Assis lembrou aos companheiros os procedimentos de como se ingressa em Rotary e o sigilo que deve correr no processo até a aprovação e o convite ao proposto aprovado.
* Hugo Dórea lembrou do saudoso companheiro Lélio Fortes, que era do RC Aracaju,na presença da viúva Ester Fortes, que hoje integra o novo RC Treze de Julho.
* Carlos Magalhães, por sua vez, fez referência ao trabalho do EGD José Francisco Barreto Sobral (1989-1990), ausente do Seminário, por motivo de saúde, pelo “trabalho extraordinário” feito na Comissão da Fundação Rotária.
* A premiação para o Clube Mais Distante já está garantida para o RC Xique-Xique, a cerca de 800 quilômetros de Aracaju. Três integrantes participam dos eventos.
* O EGD Carlos Magalhães contou sobre sua participação no Conselho de Legislação de Rotary International, como delegado do Distrito 4390.
* Ele contou que as reuniões dos Clubes de Rotary devem ser semanais.A proposta de serem quinzenais foi derrubada.
* Também que reuniões só podem ser canceladas com a data do encontro semanal cair num feriado oficial.
* Quem não tiver ao menos 50% de freqüência no seu Clube demonstra que não tem interesse em Rotary, como disse o EGD Carlos Magalhães, afirmando que a recomendação é que deve ser excluído de Rotary.
* Outra informação passada pelo EGD Carlos Magalhães é que não existe recuperação virtual, como foi proposto.
* O EGD Carlos Magalhães vai continuar como coordenador da Zona 20 – Brasil do Grupo de Apoio Pró-Família Rotária, que é uma ênfase do atual presidente de RI, William Boyd.
* A observância do horário - com apenas alguns pequenos atrasos no desenrolar da programação - foi destacada pela maioria dos companheiros.
* Bem significativa a presença de familiares (cônjuges e filhos) no Seminário. O governador eleito Orlando Braga justificou a ausência de Lígia, pelo acompanhamento necessário que faz à filha Juliana, que passou por intervenção cirúrgica.
* Considerados práticos e produtivos, os Grupos de Discussão mobilizaram os públicos alvos com resultados positivos pela dinâmica apresentada pelos expositores. No Grupo 1, para presidentes, secretários e tesoureiros, exposições de Hugo Dórea, instrutor distrital, sobre “Atribuições e Responsabilidades do Presidente do Clube”, e de Gabriel Eustáquio de Rezende, secretário 2007-2008 do Distrito, sobre “Atribuições e Responsabilidades do Secretário e Tesoureiro do Clube”.
No Grupo 2, para dirigentes, presidentes e membros de comissões, exposições do EGD Juarez Fernandes de Oliveira e do GDI Geraldo Pimentel de Lima, sobre “Atribuições e Responsabilidade das Comissões do Clube”.
As colocações pertinentes dos expositores foram seguidas de debates. Depois, a entrega de relatórios dos grupos, bem como foi feita a avaliação do Treinamento. Encerrando os trabalhos do Seminário, o governador eleito Orlando Braga fez as consideraões finais.
Segundo o companheiro Ivan Queiroz, secretário entrante do RC Feira de Santana-Olhos d’Água, o Seminário foi “importante e relevante, afinal todos aprendemos muito e um pouco mais sobre como dirigir um Clube”.
Assembléia Distrital
Neste domingo, 27, a programação da XVI Assembléia Distrital, iniciada às 8 horas, com inscrições, entrega de materiais e companheirismo.
Às 9 horas, se deu a abertura pelo governador Carlos Fernandes de Melo Filho, seguida das considerações iniciais do governador eleito Germínio Orlando Sampaio Braga, e saudações de boas-vindas pelo go-vernador assistente Sérgio Rodrigues dos Santos.
Às 9h30, o instrutor distrital Hugo da Cruz Dórea palestrou sobre “Objetivos da Assembléia”; às 9h40, “O Que Motiva os Rotarianos”, palestra pelo ex-governador Carlos Augusto Carvalho de Bulhões (1993-1994); às 10 horas, o governador eleito Orlando Braga falou sobre “Nosso Ano Compartilhado: Estratégias Para o Sucesso”.
Às 11h20, o ex-governador Marcelo Bonfim Cavalcante (2002-2003) falou sobre “Relações Públicas: A Imagem Pública de Rotary”; às 10h40, palestra “A Visita do Governador”, pelo ex-governador José Raimundo Pereira de Azevedo (2004-2005).
Ao meio-dia, espaço para tribuna livre; às 12h20, momento de reconhecimentos para Maior Delegação, Clube Mais Distante, Rotariano Mais Antigo, e Rotariano Mais Recente; às 12h30, avaliação da Assembléia Distrital; às 12h40, considerações finais do governador eleito Germínio Orlando Sampaio Braga; e às 12h50, encerramento da Assembléia pelo governador Carlos Fernandes de Melo Filho.

sábado, 26 de maio de 2007

Boletim do XVI Seminário de Treinamento de Presidentes Eleitos - Distrito 4390 de Rotary International

Estamos cobrindo jornalisticamente a realização do XVI Seminário de Presidentes Eleitos e XVI Assembléia Distrital Distrito 4390 de Rotary International, que acontece em Aracaju, Sergipe, no Del Mar Hotel. Editamos no segundo dia de trabalhos, neste sábado, 26, o seguinte boletim informativo:
* No coquetel de abertura do evento, na noite de sexta-feira, 25, a presença do governador do Distrito 4390, Carlos Fernandes de Melo Filho, do governador eleito Germínio Orlando Sampaio Braga, dos governadores indicados Geraldo Pimentel (2008-2009) e Elder Silveira Sobral (2009-2010), bem como dos EGDS Carlos Bulhões, Marcelo Bonfim Cavalcanti, Eliziário Silveira Sobral (2000-2001).
* Em torno de 100 companheiros e cônjuges participaram do momento inicial do duplo evento do Distrito 4390, na área da piscina do Del Mar Hotel.
* A abertura do Seminário, na manhã desta sexta-feira, 26, se deu exatamente às 9 horas, conforme estava programado. Com isso, toda a programação foi cumprida quase à risca, com o término do primeiro período às 12h30, 15 minutos após o previsto.
* Na abertura, o governador Carlos Melo agradeceu a escolha de Aracaju para abrigar os eventos. “É uma grande honra para o Rotary de Sergipe a deferência”, considerou. Falou sobre compromisso e responsabilidade e que todos deveriam sair conscientes do propósito de elevar o Distrito. Também fez referência ao “trabalho bastante competente e compro-missado” da equipe do governador Orlando Braga. Em sua exposição, Carlos Melo citou o cumprimento da meta de doação de 25 mil dólares para a Fundação Rotária. Por fim, falou que para perpetuar Rotary “é necessário um trabalho continuado”.
* Em suas considerações iniciais, o governador eleito Orlando Braga, que está com posse definida para o próximo dia 6 de julho, disse que estava feliz e otimista com o número de companheiros presentes. Ele tratou sobre comprometimento, eficácia e alcance de objetivos. Com ênfase, buscando impregnar todos de motivação, questionou desafiando aos companheiros se podia contar com todos, com a resposta em uníssono: “Sim!Sim!Sim!”
* No Seminário, a presença do governador Carlos Melo, do governador eleito Orlando Braga, dos EGDs Antônio Fernandes Viana de Assis.(1984-1985), Carlos Augusto Carvalho de Bulhões (1993-1994), Juarez Fernandes de Oliveira (1995-1996), Eliziário Silveira Sobral (2000-2001), José Boa Sorte (2001-2002), Marcelo Bonfim Cavalcanti (2002-2003), Carlos José Magalhães de Melo (2003-2004), José Raimundo Pereira de Azevedo (2004-2005), bem como dos governadores indicados Geraldo Pimentel e Elder Sobral.
* Balanço da Secretaria do Seminário e da Assembléia dá conta da inscrição de 115 companheiros, de 39 clubes, sendo 49 (2,72%) companheiros de 18 clubes de Sergipe, 38 (3,45%) companheiros de 11 clubes da Bahia, e 28 (2,8%) companheiros de 10 clubes de Alagoas.
* Homenagem póstuma foi feita a Egberto Costa, ex-integrante do Rotary Clube de Feira de Santana, que faleceu nesta data (26 de maio) há cinco anos (em 2002). Em sua memória dedicou-se os eventos rotários.
* A saudação aos companheiros participantes do Seminário foi feita pelo governador assistente Ancelmo de Oliveira, considerando que o trabalho em Rotary “é uma corrida de revezamento, pela constância e continuidade na ação rotária”.
* O instrutor distrital falou sobre os objetivos do Seminário, como sendo parte de um ciclo recomendado para treinamento de líderes, para capacitação e preparação com instruções para que os clubes sejam eficazes. “Participem com corações e mentes”, instruiu, afirmando que “o que faz do Rotary uma grande organização é o amor”.
* O EGD Eliziário Sobral palestrou sobre “Líderes Rotários: Motivação e Técnicas de Liderança”, salientando sobre requisitos, estabelecimentos de metas, responsabilidade de líderes. Também sobre motivação (“Rotary precisa de motivação”, disse). Ele fez colocações sobre a preocupação que se deve ter com retenção do quadro social e por fim apresentou uma mensagem motivacional, para que cada um possa fazer do mundo um lugar melhor.
* Na seqüência, palavra do governador Orlando Braga sobre “Lema do RI e Ênfases Presidenciais”. Para ele, “Rotary Compartilha” é a promoção do bem-estar maior. Ele pediu a compreensão dos presidentes eleitos e a participação sem reserva dos líderes, comprometidos na admissão de novos sócios e o fortalecendo os clubes.
* Coordenadora do Departamento de Administração de Clubes e Distritos do RI Brazil Office, Débora de Oliveira mostrou toda a estrutura e recursos do Rotary International, na palestra “Suporte Para o Sucesso”, ela apresentou a estrutura disponível no órgão, salientando os benefícios do uso do acesso ao portal
www.rotary.org, para execução on line de maneira profissional, eficaz e econômica, apoiando os clubes a cumprir seus objetivos. Ainda apresentou imagens motivacionais de ações de Rotary pelo mundo, que “fazem a diferença”, como disse.
* O governador Carlos Melo comunicou a indicação do companheiro Elder Silveira Sobral, do Rotary Clube de Itaporanga d’Ajuda, para governador no ano rotário 2009-2010.
* Em outra participação, tratando sobre “Definição de Metas e Plano de Ação: Planejando Para o Sucesso”, o governador eleito Orlando Braga explanou sobre as questões propostas. Ele disse que para o estabelecimento de metas é preciso responsabilidade, estra-tégias. Incentivou e deu orientações sobre como ser eficiente no cumprimento das metas.
* O governador Orlando Braga declarou sobre sua meta de criar oito novos clube no ano rotário 2007-2008 e o crescimento do quadro social de 189 novos companheiros (três por cada clube, sem considerar os clubes a serem criados).
* O governador eleito também anunciou como um desafio a meta (”ousada”, segundo o governador Carlos Magalhães) de 50 Títulos Paul Harris, com contribuição para a Fundação Rotária de 50 mil dólares. Ele lembrou que quando foi presidente do seu clube (Feira de Santana-Leste, em 1992-1993), alcançou o número de 22 Títulos Paul Harris.
* “Reorganização Administrativa de Clube: O Plano de Liderança de Clube (PLC)”, foi o tema da palavra do instrutor distrital Hugo da Cruz Dórea. Ele observou sobre o Rotary desejar que se imprima uma dinâmica mais célere nos clubes e fez considerações sobre eficácia e voluntarismo do rotariano. Também descreveu os proce-dimentos operacionais que promo-vem a continuidade administrativa nos clubes. Para ele, o PLC é fundamental, “um sinal de vida para o futuro da organização, pois o futuro do Rotary está nas mãos dos rotarianos”. Também afirmou que essa ferramenta “acaba com o comodismo e fortalece o Rotary”. Características do PLC ainda foram referidas pelo palestrante, assim como recursos disponíveis.
* O EGD Carlos José Magalhães de Melo falou com propriedade sobre “A Fundação Rotária: Projetos e Recursos Disponíveis, Elaboração e Captação”, enfocando sobre como compreender o braço direito de RI, seu lema, o que faz e seus programas.
* O EGD Antônio Fernandes Viana de Assis, também com muita propriedade, palestrou sobre “Desenvolvimento do Quadro Social: Recrutamento e Retenção”, com uma análise sobre a situação enfrentada pela organização no mundo, identificando as causas questionadas.
* Presidente da Comissão Distrital de Intercâmbio de Jovens 2007-2008, Olga Simone Almeida de Paulo Lima, falou sobre “Programa de Intercâmbio de Jovens”, apresentando jovens que vivenciam essa experiência e descrevendo os critérios para o programa.

quinta-feira, 24 de maio de 2007

Viajando para Aracaju

Nesta sexta-feira, estamos viajando para Aracaju, Sergipe, para participar do XVI Seminário de Treinamento de Presidentes Eleitos e da XVI Assembléia Distrital do Distrito 4390 de Rotary International, que tem como governador Carlos Fernandes de Melo Filho. O convocador do evento é o governador eleito 2007-2008, Germínio Orlando Sampaio Braga. O evento vai até domingo, no Del Mar Hotel.
Em Aracaju, vamos procurar postar matérias, tanto sobre os eventos rotários como sobre outros temas. Também, moderar os eventuais comentários de leitores.

Roteiro de filmes

Semana de 25 a 31 de maio

LANÇAMENTO MUNDIAL
PIRATAS DO CARIBE: NO FIM DO MUNDO
(Pirates of the Caribbean: At World’s End), de Gore Verbinski, 2007. Com Johnny Depp, Orlando Bloom, Keira Knightley, Geoffrey Rush e Chow Yun-Fat. Aventura. O navio-fantasma Flying Dutchman, agora sob o comando do almirante James Norrington, tem por missão vagar pelos sete mares em busca de piratas e matá-los sem piedade. Na intenção de detê-lo, Will Turner, Elizabeth Swann e o capitão Barbossa precisam reunir os nove lordes da Corte da Irmandade. Porém falta um deles, o capitão Jack Sparrow. O trio parte para Cingapura, na intenção de conseguir o mapa que os conduzirá ao fim do mundo, o que possibilitará que Jack seja resgatado. Porém para conseguir o mapa eles precisarão enfrentar um pirata chinês, o capitão Sao Feng. Classificação indicativa: 12 anos. Duração: 134 minutos.
Sala 1 (243 lugares), com cópia dublada. Horários: 13h50, 17h10 e 20h30.
Sala 4 (264 lugares), com cópia legendada. Horários: 14h20, 17h40 e 21 horas.
LANÇAMENTO
UM CRIME DE MESTRE
(Fracture), de Gregory Hoblit, 2007. Com Anthony Hopkins, Ryan Gosling e Rosamund Pike. Suspense. Um homem mata sua esposa após descobrir que ela o estava traindo. No tribunal ele cria uma situação tão complexa que consegue ser absolvido, apesar de ter confessado o crime. Isso faz com que um promotor público, que jamais havia perdido um caso até então, passe a persegui-lo. Classificação: 14 anos. Duração: 120 minutos. Horários: 13h30, 16 horas, 18h30 e 21h10. Sala 2 (160 lugares).
CONTINUAÇÃO
HOMEM-ARANHA 3
(Spider-Man 3), de Sam Raimi, 2007. Com Tobey Maguire, Kirsten Dunst, James Franco, Thomas Haden Church, Topher Grace e Bryce Dallas Howard. Aventura. Peter Parker consegue encontrar um meio-termo entre seus deveres como o Homem-Aranha e seu relacionamento com Mary Jane. Porém o sucesso como herói e a bajulação dos fãs, entre eles Gwen Stacy, faz com que o jovem se torne autoconfiante demais e passe a negligenciar as pessoas que se importam com ele. Mas a situação muda quando ele precisa enfrentar Flint Marko, mais conhecido como o Homem-Areia, que possui ligações com a morte do seu tio Ben. Tendo que lidar com o sentimento de vingança, ele passa a usar um estranho uniforme negro, que se adapta ao seu corpo. Em quarta semana. Classificação indicativa: 12 anos. Duração: 140 minutos. Com cópia dublada, às 13h10 e 15h40. Com cópia legendada às 18h40 e 21h20. Sala 3 (167 lugares)
ENDEREÇO E TELEFONES
Orient Cineplace - Shopping Iguatemi, telefax 3225-3056 e telefone 3610-1515 para saber informações sobre programas e horários.
As informações sobre programação e horário são prestadas pela empresa exibidora, a Orient Filmes.

O que é um corrupto

Corrupto é um crustáceo decápoda, pertence àfamília Callianassidae e ao gênero Callichirus. Este gênero possui cerca de 90 espécies no mundo, inclusive no Brasil.

José Ronaldo apresenta projeto de urbanização e saneamento da Lagoa Grande ao ministro das Cidades

José Ronaldo no 2º Seminário Internacional Sobre Federalismo e Desenvolvimento, em Brasília

Divulgação

O prefeito José Ronaldo de Carvalho apresentou o projeto de urbanização e saneamento da Lagoa Grande ao ministro das Cidades, Márcio Fortes. O encontro entre os dois aconteceu durante o 2º Seminário Internacional Sobre Federalismo e Desenvolvimento, em Brasília, e que teve a participação de mais de dois mil prefeitos, gestores municipais, técnicos e lideranças do setor público.
Foi a segunda vez, em menos de duas semanas, que o projeto, macro iniciativa da Prefeitura de Feira de Santana, que tem como objetivo despoluir as águas da lagoa, uma das mais importantes do município, foi mostrado a uma autoridade do Governo Federal. A primeira foi em uma reunião com a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, em recente encontro, também na capital federal.
Dinâmico e moderno
“É um projeto dinâmico e moderno que, se executado, vai revitalizar toda aquela região da cidade, bem como dar uma imensurável contribuição para a elevação da qualidade de vida de todos os moradores daquela área. Por isso, a importância e necessidade de ser executar este projeto, tão bem elaborado por nossos técnicos”, afirmou o prefeito, completando que “em ambos encontros, a receptividade foi boa”.
José Ronaldo disse que mostrou aos ministros que a urbanização da Lagoa Grande, que banha os bairros Parque Getúlio Vargas, Caseb, Rocinha, entre outros, é necessária. Argumentou, também, que o município não tem condições financeiras para bancar o projeto. “Apelei para a sensibilidade das autoridades federais, no tocante ao meio ambiente, para que as linhas de financiamentos sejam disponibilizadas. Acredito que o ministro Márcio Fortes ficou impressionado com a nossa iniciativa”, salientou.O prefeito disse mais que o financiamento federal é fundamental para que o projeto seja executado. “Um dos assuntos do momento é o meio ambiente. Apresentamos ao Governo Federal uma forma de salvar uma importante lagoa, justamente em um momento em que o mundo todo se volta ao meio-ambiente. Este seria um grande exemplo para toda Bahia”, considerou.

Em memória de Egberto Costa

Egberto Costa: Resta a lembrança
Arquivo

Completam cinco anos, neste sábado, que o jornalista Egberto Tavares Costa foi vítima de um desaparecimento brutal, de um crime absurdo e cruel. Em 26 de maio de 2002, a perda dessa personalidade ética e humana que Egberto Costa era: um dos mais destacados profissionais de comunicação de Feira de Santana.
Está na lembrança de todos, o homem democrata, íntegro, organizado, sensível, tolerante e trabalhador. Como jornalista tinha uma escrita firme e decidida, tendo desempenhado relevante papel nos meios de comunicação locais. Quando morreu, era secretário de Comunicação Social do governo José Ronaldo de Carvalho, desde 1º de janeiro de 2001.
Egberto Tavares Costa nasceu em Tanquinho, no dia 25 de setembro de 1945. Filho de Manoel Ribeiro Costa (falecido) e Bernadete Tavares Costa. Formado em Licenciatura em Estudos Sociais, pela extinta Faculdade Estadual de Educação de Feira de Santana, precursora da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). Como professor, ele ministrou aulas de História, Geografia e Estudos Sociais no Colégio Estadual e no Colégio Estadual Agostinho Fróes da Motta.
Como jornalista, Egberto foi fundador, superintendente e editor do “Feira Hoje”, tendo trabalhado como repórter no “Diário de Notícias”, sendo redator do jornal “Situação”, correspondente dos jornais “IC Shopping News” e “Tribuna da Bahia”, editor da revista “Panorama da Bahia” e da “Gazeta Feirense”, também das publicações “Rodentada”, “Endogastro Científico” e “Folha Cultural”.
No rádio, foi noticiarista da Cultura AM e Antares FM, emissora onde manteve por vários anos o programa “Um Minuto Com Egberto Costa”, de opinião. Egberto Costa foi também chefe da Assessoria de Comunicação (Ascom) da Câmara Municipal, assessor de imprensa do Clube de Campo Cajueiro, Colégio Leonardo Da Vinci e Estação da Música. Egberto Costa foi ainda assessor do então deputado estadual José Ronaldo.
Livros
Editou os livros “50 Anos de Rotary Clube de Feira de Santana”, em 1991, “Memória Fotográfica de Feira de Santana”, da Fundação Cultural de Feira de Santana, em 1994, e “Caminhando & Servindo”, em 2001. Em 2005, a edição do livro “Estrada do Tempo”, uma coletânea de textos do jornalista Egberto Costa, organizada pela também jornalista Madalena de Jesus, que idealizou o projeto com o secretário de Planejamento e diretor da Fundação Senhor dos Passos, Carlos Brito. O livro traz o selo do Núcleo de Preservação da Memória Feirense.
Era sócio do Rotary Clube de Feira de Santana, tendo exercido sua presidência no ano rotário 1983-1984.
Na juventude fez teatro amador e manteve coluna em jornais sobre as artes cênicas. Fundou o Banco de Olhos de Feira de Santana e a Fundação Comendador Jonathas Telles de Carvalho. Foi componente do Conselho Permanente dos Jogos Abertos do Interior, diretor do Clube de Campo Cajueiro, diretor executivo da Associação Feirense de Assistência Social (Afas).
Homenagens póstumas
Depois de 57 anos de vida dedicados a Feira de Santana, Egberto Costa tem seu nome perpetuado com homenagens póstumas em logradouro (praça no Conjunto Wilson Falcão), unidade de ensino (Biblioteca do Ginásio Municipal Joselito Amorim), prédio público (instalações da Ascom, na Câmara Municipal) e entidade cultural (Fundação Cultural Municipal).

Camaçari em pauta

Está no jornal “O Globo”, edição desta quinta-feira, 24:
“Relatório da Operação Navalha mostra que funcionários da Gautama comemoraram a liberação de R$ 9,75 milhões em recursos federais um mês e meio antes de o município de Camaçari firmar convênio com o Ministério das Cidades. Escutas telefônicas mostram que funcionários da empreiteira de Zuleido Veras orientaram, às pressas, a elaboração do projeto e do plano de trabalho exigidos à prefeitura para a liberação da verba.
Num diálogo em 28 de abril, Rodolpho Veras, filho de Zuleido, celebra a notícia com Flávio Candelot, funcionário da Gautama: “Coisa boa, maravilha, Flavão”. Minutos depois, Rodolpho liga para o subsecretário de Obras de Camaçari, Everaldo José de Siqueira Alves, e pede que ele dê a “boa notícia” ao secretário Iran de Araújo e Silva”.

146 dias pagando imposto

No jornal “Folha de S.Paulo”, edição desta quinta-feira, 24:
“Os brasileiros terão de trabalhar até sábado, dia 26 deste mês, somente para o pagamento de tributos neste ano aos governos federal, estaduais e municipais. Desde 1º de janeiro, em média serão 146 dias de trabalho - um dia a mais do que o tempo gasto em 2006.
A carga tributária no ano será de 40,01% sobre a renda desses trabalhadores. Por tipo de tributo, a carga fiscal é dividida em 14,72% sobre a renda, 22,54% sobre o consumo e 2,92% sobre o patrimônio.
Os cálculos são de estudo sobre os dias trabalhados para pagar tributos, divulgado ontem pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), entidade que reúne profissionais que se dedicam a estudos tributários de natureza institucional, setorial e empresarial”.

Sabedoria

Interesante nota saiu publicada na coluna "Ponto & Vírgula", edição desta quinta-feira do jornal "Folha do Estado":
Precaução
Dona Tereza foi atravessar o rio Paraguaçu no trecho entre Santo Estevão e Cabaceiras do Paraguaçu. Mulher experiente, com mais de 50 anos, ao chegar à beira do rio para atravessá-lo, perguntou: “De quem é essa canoa?”. Ao saber o nome do dono, ela disse: “Não vou entrar nela porque eu soube que isso é uma canoa furada”.

Mimos para a alta cúpula do Senado

O jornal “Folha de S. Paulo” divulgou em sua edição online que, da lista de “presentes de Natal” apreendida na sede da Gautama, em Salvador, constam os nomes do presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), do corregedor do Senado, Romeu Tuma (DEM-SP), além dos senadores ACM (DEM-BA), Delcídio Amaral (PT-MS) e Joaquim Roriz (PMDB-DF). O ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima (PMDB-BA), também é citado.
Segundo a matéria, estão na relação ainda os deputados José Carlos Machado (DEM-SE), Paulo Magalhães (DEM-BA), sobrinho de ACM, e Tadeu Filippelli (PMDB-DF).

Observações sobre o viés do Blog Demais

O escândalo da “Operação Navalha” tem sido focado neste blog, com realce para a participação de petistas e aliados. Mas, não temos deixado de revelar que além dos governistas envolvidos com o empresário Zuleido Veras, preso como chefe da quadrilha e dono da Construtora Gautama, políticos de outros partidos estão sendo investigados.
Na manhã desta quinta-feira, em encontro casual com o jornalista Adilson Simas, na praça Monsenhor Renato Galvão, como leitor, ele fez observações sobre o viés deste veículo, querendo que tratemos mais dos demais políticos envolvidos, citando o deputado federal Paulo Magalhães (Democratas).

quarta-feira, 23 de maio de 2007

Lancha

O publicitário Guilherme Sodré, que é ex-marido da atual mulher de Jaques Wagner (PT), a primeira-dama Fátima Mendonça, apareceu nos jornais desta quarta-feira, 23, para assumir que foi ele quem tomou emprestado de Zuleido Veras a lancha para o passeio do governador com a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff. Antes, a história era que a lancha fora alugada, como afirmou o deputado federal Nelson Pelegrino (PT).

Polícia Federal pede inquérito

Deu no jornal “O Estado de S. Paulo”, desta quarta-feira, 23, que a Polícia Federal pediu à Procuradoria-Geral da República que abra no Supremo Tribunal Federal (STF) inquérito para investigar o envolvimento de parlamentares e ministros com a máfia das obras públicas. Desdobramento do trabalho original, que corre no Superior Tribunal de Justiça (STJ), o novo inquérito seria destinado a investigar apenas autoridades com direito a foro especial.
A matéria conta que além do ministro demissionário de Minas e Energia, Silas Rondeau, e do senador Delcídio Amaral (PT-MS), que “teria viajado em avião fretado pelo empresário Zuleido Veras, preso como chefe da quadrilha e dono da Construtora Gautama, outros parlamentares foram alcançados pelas investigações”. Diz mais que: “Junto com o pedido, a PF anexou lista com nomes de mais de 100 políticos presenteados por Zuleido no final do ano passado. A lista contém na maior parte presentes de valor modesto, como uísque, gravatas, canetas de grife e também convites para inaugurações de obras”.
Ainda na matéria: “Outro presenteado por Zuleido é o governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), que era ministro do Trabalho na época do mimo. Além disso, Wagner passeou em uma lancha de Zuleido, em Salvador, como cicerone da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, meses atrás”.

Programa "Qualidade em Negócios" no Iguatemi

Para ter sucesso nestes novos tempos, o administrador deve manter-se sempre bem informado, com o olhar atento para o mercado, analisando e entendendo as mudanças. Por isso, o Shopping Iguatemi está lançando o programa "Qualidade em Negócios", uma série de palestras que serão ministradas por especialistas em diversas áreas da administração do varejo e que serão realizadas em períodos estratégicos de vendas.
Este programa foi elaborado especialmente para o lojista do Iguatemi Feira a exemplo de outras ações realizadas pela administração do shopping como o Seminário de Moda e Atitude e os treinamentos promovidos pela Associação de Lojistas do Iguatemi Feira de Santana (Alscifs). Estas ações visam manter o lojista do shopping antenado com as tendências e sempre bem informado. Quem ganha com isso? O consumidor, é claro, quem recebe um atendimento de melhor qualidade, melhores produtos e que tem uma experiência de compra diferenciada dentro do Shopping Iguatemi.
A primeira palestra do programa "Qualidade em Negócios" trará a renomada consultora de visual merchandising e vitrinista Patrícia Rodrigues e acontecerá às 8h30 do próximo dia 29, em sala do Orient Cineplace.

Rotary Compartilha

O lema Rotary Compartilha será, em 2007-2008, um lembrete diário de que pessoas comuns podem realizar coisas extraordinárias por intermédio do Rotary, disse o presidente eleito da organização, Wilfrid J. Wilkinson. "O que faz do Rotary uma grande organização é o amor manifestado através do trabalho de nossas mãos e mentes", disse Wilkinson. "Como rotarianos, não apenas falamos sobre amor ao próximo. Como rotarianos, demonstramos e compartilhamos esse amor, com muita ajuda mútua", disse

Evento duplo de Rotary em Aracaju entre sexta-feira e domingo

Presidentes, secretários, tesoureiros e outros líderes de clubes de Rotary participam entre esta sexta-feira, 25, e domingo, 27, em Aracaju, Sergipe, do XVI Seminário de Treinamento de Presidentes Eleitos e XVI Assembléia Distrital do Distrito 4390 de Rotary International, que tem como governador Carlos Fernandes de Melo Filho. O convocador do evento é o governador eleito 2007-2008, Germínio Orlando Sampaio Braga.
O companheiro Hugo da Cruz Dórea é o instrutor distrital e os coordenadores são os governadores assistentes Ancelmo de Oliveira e Sérgio Rodrigues dos Santos. O Seminário tem lugar no Del Mar Hotel.
De Feira de Santana, a participação de companheiros dos seis clubes de Rotary, principalmente os dirigentes eleitos que assumem em julho.
Seminário de Treinamento de Presidentes Eleitos
Pela programação, nesta sexta, às 19 horas, inscrições e entrega de materiais, seguida de coquetel de companheirismo.
No sábado, às 8 horas, inscrição, entrega de materiais e companheirismo; às 9 horas, abertura do Seminário pelo governador 2006-2007 Carlos Fernandes de Melo Filho; às 9h10, considerações iniciais pelo governador eleito Germínio Orlando Sampaio Braga; às 9h20, saudações de boas-vindas pelo governador assistente Ancelmo de Oliveira; às 9h30, o instrutor digital Hugo da Cruz Dórea fala sobre “Objetivos do Seminário”; às 9h40, palestra “Líderes Rotários: Motivação e Técnicas de Liderança”, pelo ex-governador Eliziário Silveira Sobral (2000-2001).
Depois de coffee break, às 10h30, palestra “Lema do RI e Ênfases Presidenciais”, por Germínio Braga; às 10h50, palestra “Estrutura e Recursos do RI: Suporte Para o Sucesso”, por Débora Oliveira, coordenadora do Departamento de Administração de Clubes e Distritos do RI Brazil Office, com exposição de 40 minutos e 20 minutos para debates; às 11h50, “Reorganização Administrativa de Clube: Plano de Liderança de Clube (PLC)”, por Hugo Dórea.
Depois do almoço, às 14 horas, reabertura dos trabalhos pelo governador Carlos Fernandes de Melo Filho; às 14h10, palestra do governador eleito Orlando Braga sobre “Definição de Metas e Plano de Ação: Planejando Para o Sucesso”; às 14h30, o ex-governador Carlos José Magalhães de Melo (2003-2004), presidente da Comissão Distrital da Fundação Rotária (2007-2008), palestras sobre “A Fundação Rotária: Projetos e Recursos Disponíveis, Elaboração, Captação”; às 15 horas, o ex-governador Antônio Fernandes Viana de Assis (1984-1985) palestra sobre “Desenvolvimento do Quadro Social”; às 15h20, palestra sobre “Programa de Intercâmbio de Jovens”, por Olga Simone Almeida de Paulo Lima, presidente da Comissão Distrital de Intercâmbio de Jovens (2007-2008).
Depois de intervalo, às 15h50, formação de grupos de discussão. No Grupo 1, presidentes, secretários e tesoureiros ouvem sobre “Atribuições e Responsabilidades do Presidente do Clube”, com exposição do instrutor distrital Hugo Dórea durante 25 minutos e debates em igual tempo; e “Atribuições e Responsabilidades do Secretário e Tesoureiro do Clube”, com exposição de Gabriel Eustáquio de Rezende, secretário do Distrito 4390 (2007-2008), com mesma duração.
No Grupo 2, dirigentes, presidentes e membros de comissões ouvem sobre “Projetos de Prestação de Serviços: Identificação das Necessidades das Comunidades Locais”, com exposição do ex-governador Theódulo Bastos de Carvalho Júnior (1992-1993) durante 25 minutos e debates em igual tempo; e “Atribuições e Responsabilidades das Comissões do Clube”, com exposição do governador indicado Geraldo Pimentel (2008-2009), com mesma duração.
Às 17h40, apresentação de relatórios dos grupos de discussão, seguida de avaliação do Seminário de Treinamento de Presidentes Eleitos, e considerações finais pelo governador eleito Germínio Orlando Sampaio Braga.
Assembléia Distrital
No domingo, a programação da XVI Assembléia Distrital, iniciando às 8 horas, com inscrições, entrega de materiais e companheirismo. Às 9 horas, abertura pelo governador Carlos Fernandes de Melo Filho; às 9h10, considerações iniciais do governador eleito Germínio Orlando Sampaio Braga; às 9h20, saudações de boas-vindas pelo governador assistente Sérgio Rodrigues dos Santos; às 9h30, o instrutor distrital Hugo da Cruz Dórea palestra sobre “Objetivos da Assembléia”; às 9h40, “O Que Motiva os Rotarianos”, palestra pelo ex-governador Carlos Augusto Carvalho de Bulhões (1993-1994); às 10 horas, o governador eleito Orlando Braga fala sobre “Nosso Ano Compartilhado: Estratégias Para o Sucesso”.
Depois do coffee break, às 11h20, o ex-governador Marcelo Bonfim Cavalcante (2002-2003) fala sobre “Relações Públicas: A Imagem Pública de Rotary”; às 10h40, palestra “A Visita do Governador”, pelo ex-governador José Raimundo Pereira de Azevedo (2004-2005).Ao meio-dia, espaço para tribuna livre; às 12h20, momento de reconhecimentos para Maior Delegação, Clube Mais Distante, Rotariano Mais Antigo, e Rotariano Mais Recente; às 12h30, avaliação da Assembléia Distrital; às 12h40, considerações finais do governador eleito Germínio Orlando Sampaio Braga; e às 12h50, encerramento da Assembléia pelo governador Carlos Fernandes de Melo Filho.

Feirense treina pessoal para Multiplex em Angola

Apenas duas funcionárias do Orient Cineplace no Multiplex da Orient Filmes, instalado no Shopping Iguatemi, desde a inauguração, em 17 de agosto de 2001 - há quase seis anos. São Cleonice Rodrigues de Oliveira e Luciene Rodrigues da Mota, consideradas como colaboradoras-padrão da empresa.
Nesses dias, temos sentido a falta de Cleonice, e ficamos sabendo que ela está em Luanda, Angola, onde a Orient Filmes implantou há mais de um mês um complexo com quatro salas, o Cineplace Belas Shopping, com um total de 1.154 lugares. Cleonice está na África treinando pessoal, como aconteceu quando da implantação do Cineplace Itaigara, no Shopping Itaigara, em Salvador.
Quando Cleonice soube que o cinema estava contratando, colocou seu currículo em busca da oportunidade de trabalho e foi chamada, começando a trabalhar na portaria e na limpeza. Ela passou pela bomboniére e pela bilheteria e hoje é assistente da gerência, quando até tira as férias dos gerentes Moisés Peixer e Eliete Carneiro de Oliveira. Assim, um exemplo de crescimento dentro da empresa.
Antes da colocação no cinema, Cleonice trabalhava como diarista. Ela é feirense e casada, tendo um filho. Mora na Fraternidade, enfrentando oito horas de trabalho diário e com um dia de folga na semana.
Cleonice já trabalhou com sete gerentes, incluindo os dois atuais, Moisés Peixer e Eliete Oliveira. Ela gosta do que faz e está satisfeita em contribuir para a qualidade do atendimento no Multiplex. Quando a Orient destacava seus funcionários, ela ganhou o “Oscar do Mês”, pela excelência do seu trabalho.
Cleonice Oliveira conta que na sua atividade tem que ter muito cuidado no atendimento ao espectador e que os problemas enfrentados comumente são com menores pretendendo burlar a classificação indicativa dos filmes e com a possibilidade de troca de salas pelos espectadores, coisa que não deve ocorrer, pelo controle que é feito pelas companhias distribuidoras dos filmes.

Reportagem de jornal britânico diz que Brasil é país do "rouba, mas faz"

O escândalo de corrupção no Brasil que levou à demissão do ministro das Minas e Energia, Silas Rondeau, provocou uma crescente indignação popular com a classe política num país “onde a frase ‘rouba, mas faz’ é comumente usada como sinal de aprovação”, afirma matéria publicada nesta quarta-feira, 23, pelo jornal britânico “Financial Times”.
A reportagem salienta que “o escândalo é mais um de uma série de acusações de corrupção no alto-escalão a atingir o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva”.
O jornal comenta que, ao contrário do principal escândalo de corrupção a atingir o governo no primeiro mandato de Lula, pelo qual integrantes do PT eram acusados, desta vez ele atinge “tanto a oposição quanto membros do governo”.O “Financial Times” conclui anotando que “os escândalos provocaram pedidos por uma reforma do sistema político brasileiro, pelo qual os legisladores não têm de prestar contas nem aos eleitores nem aos seus partidos e têm garantida ampla imunidade de processos”.

terça-feira, 22 de maio de 2007

Promoções com brindes de filmes

Os leitores do Blog Demais disputam a partir desta quarta-feira sorteio de camisas e bonés do filme “A Estranha Perfeita”, que esteve em cartaz no Orient Cineplace, entre 11 e 17 de maio e de bonés do filme “Homem-Aranha 3”, que está em cartaz no Multiplex do Iguatemi. As promoções são da coluna de Cinema, assinada por Dimas Oliveira, em parceria com a Espaço/Z Marketing de Entretenimento e a distribuidora Columbia. Os interessados em participar devem mandar e-mail para oliveiradimas@bol.com.br.

A Educação

Texto publicado no site Momento de Reflexão (www.reflexao.com.br):

Um dia desses lemos em um adesivo colado no vidro traseiro de um veículo a seguinte advertência: “Minha educação depende da tua”! Ficamos a imaginar qual seria o conceito de educação para quem pensa dessa forma.
Ora, se nossa educação dependesse dos outros, certamente seria tão instável quanto a quantidade de pessoas com as quais nos relacionamos. Ademais, se assim fosse, não formaríamos jamais o nosso caráter. Seríamos apenas o resultado do comportamento de terceiros. Refletiríamos como se fôssemos um espelho.
A educação é a arte de formar caracteres, e por conseguinte, é o conjunto de hábitos adquiridos. Assim sendo, como fica a nossa educação se refletir tão somente o comportamento dos outros como uma reação apenas?
O verdadeiro caráter é forjado na luta, na luta por dominar as más tendências, por não revidar uma ofensa, por retribuir o mal com o bem. Um amigo tinha o costume de dizer: “Bateu, levou!”. Um dia perguntamos se ele admirava os mal-educados que tanto criticava. Imediatamente ele se posicionou em contrário.
- É claro que eu não aprovo pessoas mal-educadas. Então questionamos outra vez:
- Se não os admira, porque você os imita? Ele ficou um tanto confuso, pensou um pouco e respondeu:
- É, de fato deveríamos imitar somente o que achamos bonito. Dessa forma, a nossa educação não deve jamais depender da educação dos outros, menos ainda da falta de educação dos outros. Todos os ensinamentos do Cristo, a quem a maioria de nós diz seguir, recomendam apresentar a outra face. Imaginemos se Jesus tivesse ensinado: “Se alguém te bater numa face, esmurra-lhe a outra”, ou então “faz aos outros tudo aquilo que não desejas que te façam”. Nós certamente não O aceitaríamos como modelo a ser seguido. Assim sendo, lutemos por nos educar segundo os preceitos do Mestre de Nazaré, que diante dos momentos mais dolorosos de Sua vida manteve a calma e tolerou com grandeza todas as agressões sofridas. Não nos espelhemos nos que não são modelos nem de si mesmos. Construamos o nosso caráter com os exemplos nobres. Quando tivermos que prestar contas às leis que regem a vida, não encontraremos desculpas para a nossa falta de educação, nem poderemos jogar a culpa nos outros, já que Deus nunca deixou a Terra sem bons exemplos de educação e dignidade.
..............................
Não adotemos os constumes comuns que nada tem de normais. O normal é cada um buscar a melhoria íntima com os recursos internos e externos que Deus oferece. As rosas, mesmo com as raízes mergulhadas no estrume, se abrem para oferecer ao mundo o seu inconfundível perfume. O sândalo, por ser uma árvore nobre, deixa suave fragrância impregnada no machado que lhe dilacera as fibras. Assim, nós também podemos dar exemplos dignos de serem imitados.
Equipe do site www.momento.com.br, com base em texto de autoria ignorada e no capítulo 54 do livro “Depois da Morte”, de autoria de Léon Denis, editora FEB.

Feira mais uma vez no circuito de lançamento mundial

Embeth Davidtz e Anthony Hopkins em "Um Crime de Mestre"
Divulgação

Geoffrey Rush, Keira Knightley e Johnny Depp em “Piratas do Caribe: No Fim do Mundo”, a partir desta sexta-feira
Divulgação

Feira de Santana mais uma vez no circuito mundial de lançamento de filmes. Agora, nesta sexta-feira, com “Piratas do Caribe: No Fim do Mundo”, que entra no Orient Cineplace, com uma cópia legendada e outra dublada, nas duas maiores salas. Precedido por “Piratas do Caribe: A Maldição da Pérola Negra”, em 2003, e “Piratas do Caribe: O Baú da Morte”, em 2006, este novo filme foi rodado simultaneamente com o anterior, com o lançamento dos filmes ocorrendo com a diferença de um ano.
Outra novidade desta semana é o filme de suspense “Um Crime de Mestre”, que tem Anthony Hopkins encabeçando o elenco. No país há duas semanas, foi visto até domingo passado por 203.776 espectadores. Na ação, um homem mata sua esposa depois que descobre que estava sendo traído. Mesmo tendo confessado o crime, no tribunal ele cria uma situação tão complexa que consegue ser absolvido. Um promotor público passa então a persegui-lo.
“Homem-Aranha 3” entra em quarta semana, agora numa sala menor, e com cópia dublada nos dois primeiros horários e cópia legendada nos horários noturnos. Até domingo passado, o filme foi visto no Brasil por 4.893.546 espectadores, com arrecadação de R$39.563.402,00, com 845 cópias. Nos Estados Unidos, em 4.323 salas, no mesmo período, arrecadação total de 281.858 milhões de dólares.
No terceiro “Piratas do Caribe”, Will, Elizabeth e o capitão Barbossa vão a Cingapura, em busca de um mapa que possibilite o resgate do capitão Jack Sparrow. O orçamento deste filme foi de 200 milhões de dólares. Com Johnny Depp, Orlando Bloom, Keira Knightley e Geoffrey Rush no elenco.

Editais dos viadutos apresentados a nove embaixadas

O secretário de Planejamento, Carlos Brito, encontra-se em Brasília, apresentando os editais internacionais de licitação pública para construção dos viadutos em Feira de Santana. Os documentos foram entregues nas embaixadas da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Espanha, Equador, Portugal, Uruguai e Venezuela.
Carlos Brito explicou que os editais foram encaminhados às embaixadas dos sete países latino-americanos em cumprimento à orientação da Corporação Andina de Fomento (CAF), que determina que os países sócios sejam informados de processos licitatórios de obras que contam com financiamento da instituição. Portugal e Espanha, conforme lembrou, são países amigos que possuem empresas de construção instaladas no Brasil.
A Prefeitura vai construir cinco viadutos em pontos estratégicos, onde o fluxo de veículos é intenso, exigindo intervenção de tal porte para dar maior segurança ao trânsito, reduzindo acidentes. As obras serão erguidas na confluência das avenidas João Durval e Getúlio Vargas, na rotatória da Cidade Nova, e no cruzamento da avenida Fróes da Mota (avenida de Contorno), com a Maria Quitéria, João Durval e Getúlio Vargas.
Na capital federal, juntamente com o secretário de Administração, João Marinho Gomes, Carlos Brito está acompanhando o prefeito José Ronaldo de Carvalho no II Seminário Internacional de Federalismo e Desenvolvimento, promovido pela Associação Brasileira de Municípios. Na tarde desta terça-feira, 22, por sinal, José Ronaldo, que é vice-presidente da ABM, coordenou a mesa da conferência do economista Ivan Finot, sobre o tema “A Descentralização dos Municípios na América Latina: Um Retrato do Federalismo Latino-Americano”.

Procuradores punidos

Está no jornal “O Globo”, edição desta terça-feira:
“O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) suspendeu ontem, por 45 dias, o procurador regional da República Luiz Francisco de Souza e aplicou pena de censura contra o também procurador Guilherme Schelb, acusados de perseguição política contra Eduardo Jorge Caldas Pereira, que foi ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência no governo Fernando Henrique. É a primeira vez que o conselho suspende, em caráter definitivo, um membro do Ministério Público. Luiz Francisco divulgou nota informando que vai recorrer ao Supremo Tribunal Federal contra a decisão.
A punição foi aprovada por seis votos a três, embora os nove conselheiros fossem favoráveis à sanção. Dos três votos contrários, um - o de Alberto Cascais - defendia a abertura de processo na Justiça para demitir Luiz Francisco e Schelb. Os outros dois conselheiros queriam que a suspensão durasse 30 dias e não 45, como foi aprovado. Os demais quatro conselheiros declararam-se impedidos de votar, além do presidente do CNMP, o procurador-geral da República, Antônio Fernando de Souza, que só se manifesta em caso de empate".

Cultura sem divulgação nos jornais locais

Na sexta-feira, 18, postamos matéria produzida pela Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Feira de Santana sobre “Projeto de Feira é único da Bahia em Edital de Modernização de Museus", que trata que “entre 329 projetos que participaram da seleção da terceira edição do Edital de Modernização de Museus foram aprovados 37, que abrangem instituições museológicas das cinco regiões do país. Da Bahia, apenas um projeto aprovado, o que foi proposto pela Fundação Cultural Municipal Egberto Tavares Costa, para a edição de livros do Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira”.
Incrível que a nota, que é importante para o segmento cultural, não tenha merecido nenhuma linha dos jornais locais, apesar de todos receberem o mesmo o material.

Na muda

O deputado federal Colbert Martins Filho (PMDB), que anda meio sumido da mídia, apareceu nesta terça-feira para criticar a Polícia Federal pelo vazamento de informações da “Operação Navalha”.
Era melhor ter ficado calado.

Relatório desmonta álibi de prefeito baiano

Ainda no Blog de Cláudio Humberto, assim como em jornais desta terça-feira, 22:
Ao contrário do que alegou a Prefeitura de Camaçari, houve sim contato com a Gautama na gestão do atual prefeito Luiz Caetano. É o que mostra o relatório da ministra Eliana Calmon, que cita o relato do Ministério Público Federal de que, em 16 de junho de 2006, um contrato para repasse de R$ 11,5 milhões foi assinado com o Ministério das Cidades. O advogado do prefeito havia declarado que o único contrato com a construtora datava de 1999, e que fora cancelado pelo prefeito Caetano ao assumir. O prefeito teria recebido, como recompensa, uma viagem a Salvador, com convite para o camarote da Gautama no carnaval.

Prefeitura usa site para defender Caetano

Deus no Blog de Cláudio Humberto, em postagem nesta terça-feira, 22:
A seção de notícias do site da Prefeitura de Camaçari (www.camacari.ba.gov.br) foi transformada em espaço para a defesa do prefeito Luiz Carlos Caetano, preso desde quinta na Polícia Federal. Matérias como “Ação da PF vai comprovar a honestidade do prefeito Caetano”, “E se Caetano for inocente? Como fica a PF?” ou “Deputado federal e presidente do PT convictos da honestidade de Caetano” podem ser lidas no portal, que mais parece uma peça de defesa montada pelo advogado do acusado.

Nada consta

No boletim informativo do deputado federal Sérgio Carneiro (PT), que a partir desta terça-feira, 22, está em novo formato (newsletter), “para facilitar a leitura e o acesso às notícias da semana”, nenhum registro sobre o escândalo da “Operação Navalha”.

Quase chorando

“Você pagou com traição/ A quem sempre lhe deu a mão”. Esse trecho da música “Vou Festejar”, composição de Neoci, Dida e Jorge Aragão, interpretada por Beth Carvalho, foi cantada na segunda-feira pelos professores da rede estadual em greve, na Assembléia Legislativa. “Chegou a hora/ Vai me pagar”, cantaram mais. Os professores que deram total apoio na campanha estão quase chorando e agora desejam “o teu sofrer, o teu penar”, como diz a letra.

Significado

Com o escândalo da “Operação Navalha”, o PAC do governo Lula já está sendo chamado de Programa de Aceleração da Corrupção.

Silas e Dilma

Nota publicada na coluna “Painel”, do jornal “Folha de S. Paulo”, desta terça-feira, 22:
"O governo fará todo o possível para caracterizar Silas Rondeau exclusivamente como ‘homem do Sarney’, esforço facilitado pelofato de que a ligação entre o ministro colhido pela Operação Navalha e o senador é antiga e profunda. O objetivo de martelar essa tecla é manter no oblívio um outro aspecto igualmente verdadeiro: a proximidade de Silas com Dilma Rousseff, que ao trocar a pasta das Minas e Energia pela Casa Civil trabalhou tanto quanto Sarney para que o então presidente da Eletronorte viesse a sucedê-la.
No que depender do governo, memórias com a de que Rondeau ‘ganhou a confiança de Dilma’ e ‘faz tudo o que a ministra pede’, freqüentes no noticiário pré-escândalo, serão deletadas por completo”.

Discurso desafinado

No jornal "A Tarde", desta terça-feira, 22, matéria sobre Jaques Wagner (PT) admitindo que usou lancha de Zuleido Veras. O governador afirmou que contou com o auxílio de um amigo, que contactou com o empresário, que teria cedido o equipamento.
Na mesma matéria, o deputado federal Nelson Pelegrino (PT), mostra que não afinou o discurso e disse que conversou com o governador e “ele me garantiu que a lancha utilizada foi alugada”.

Herrar he umanu

Lide da matéria “Inaugurada Biblioteca de Humildes”, publicada na edição desta terça-feira, 22, no jornal “Tribuna Feirense”:
“Foi inaugurada domingo a inauguração da Biblioteca Municipal Manuel Pereira Pimenta que ocorreu na noite de sexta-feira, em Humildes”.
Lide da matéria “Inaugurada Biblioteca de Humildes”, publicada na edição desta terça-feira, 22, no jornal “Folha do Estado”:
“Os moradores do distrito de Humildes a Biblioteca Municipal Manuel Pereira Pimenta”.

segunda-feira, 21 de maio de 2007

O tempo dirá

A avaliação dos petistas sobre a “Operação Navalha”, que envolveu o companheiro Luiz Caetano, prefeito de Camaçari, que está preso pela Polícia Federal desde a manhã de quinta-feira, 17, é que o episódio não chega a arranhar a imagem do seu governo, do governo Wagner e do governo Lula. Eles estão convencidos da inocência de Caetano.

Jornalista baiano não presta?

Na Bahia, não tem jornalista petista que preste. Tanto que o governador Jaques Wagner tem um eletricista como chefe da Assessoria Geral de Comunicação Social e no “Diário Oficial do Estado”, edição de sábado e domingo, nomeou Vitor Abrão Sznejder, de São Paulo, como assessor especial da Agecom, no lugar de Pedro Formigli, que pediu para sair.

Nas cartas

Lendo as seções de cartaz nos jornais baianos a constatação sobre as constantes reclamações sobre as contradições do governo Wagner.

"O Cheiro do Ralo" é constrangedor


Cena inicial de "O Cheiro do Ralo"
Divulgação

A crítica brasileira tem sido benevolente em considerar “O Cheiro do Ralo” como filme excelente. Também considerado cult, mesmo antes de ser visto. Ele só não consegue ser pior que “Cidade Baixa”. Ambos, até premiados.
O filme exala o que traz no título. É tosco, sujo, desagradável, obsceno, um lixo, que o público nem quer ver (na sessão das 15h10 desta segunda-feira, apenas três pagantes): a bilheteria dele diz tudo: em oito semanas no país, platéia de 126.498 espectadores. Custou R$ 315 mil e rendeu até agora pouco mais de R$ 1,1 milhão.
O filme trata de poder e perversão (o personagem principal é obcecado pelo bumbum de uma garçonete), mas é muito discursivo e amoral, muito constrangedor. Até repugnante, como se o mau cheiro saísse da tela para atingir o espectador. Talvez tenha sido essa a intenção do autor, Heitor Dhalia.
Em postagem na terça-feira, 15, consideramos que filme brasileiro, ainda mais cultuado e muito incensado, é para se desconfiar. Não deu outra coisa.