Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Reunião define pendências das obras da BR-116 em Ibó

BR-116 no dia da interdição
Foto: Divulgação


Depois de bloquear a BR-116 nas imediações de Ibó, distrito de Abaré, como alternativa de brecar os acidentes e pressionar o governo para concluir as obras no local, os habitantes da região se reúnem nesta segunda-feira, 10, na Escola Estadual Josefina Gomes, às 15 horas, com o Departamento Nacional de Infraestrutura (Dnit).
Provisoriamente e como conseqüência da manifestação, o órgão se comprometeu fazer seis lombadas, porém só fez uma, além das sinalizações verticais e horizontais. Entretanto, é necessário ainda desapropriar as casas que margeiam a rodovia e construir uma via secundária para dar conta do trânsito local. Por essas pendências é que a população de Ibó, juntamente com representantes municipais e Dnit sentam para sanar tais questões, caso contrário uma nova interdição poderá acontecer.
As medidas integram partes das obras num trecho importante. A estrada corta o rio São Francisco e liga a Bahia à Pernambuco, foi entregue sem ter sido concluída. O custo desse serviço para o Governo Federal teria sido em torno de R$ 21 milhões e embora tenha levado cinco anos para tal, a pista foi liberada inacabada. "É muita negligência. Estamos falando de uma área super habitada, cheia de escolas públicas e com casas a três metros de distância da pista para um fluxo de três mil caminhões dia", disse o prefeito de Abaré, Delísio Oliveira (PMDB).
Assim que foi entregue a pista, há cerca de dois anos, logo em seguida a comunidade bloqueou o acesso exigindo o término da obra. Esse episódio ocorreu em 2008 e resultou num Termo de Ajuste de Conduta (TAC) que nunca foi cumprido. Por conta disso, populares estão receosos de serem mais uma acordo solto ao vento. Se for assim é dado como certo um novo bloqueio e aí dependerá da reunião de hoje. Ao mesmo tempo, alguns representantes estão esperançosos. "A expectativa é grande em torno dessa reunião. Queremos resolver o impasse dando condições seguras de tráfego, só isso. Acredito que como o superintendente do Dnit Saulo Pontes tem nos procurado muito por telefone que as coisas agora cheguem a uma solução", contou o pastor da Igreja Batista Missionária, Francisco Oliveira Santos.
Na ata, em decorrência do bloqueio da BR-116 no dia 15 de dezembro, constam como reivindicações além do que já foi citado acima, sonorizadores, iluminação e colocação da grana do talude da rodovia da área urbana.
Devem participar da reunião o superintendente do Dnit, Saulo Pontes, prefeito de Abaré Delísio Oliveira, que está agindo como intermediador entre população e governo; o juiz substituto da Comarca de Abaré, Antonio Henrique da Silva, promotor de Justiça substituto da Comarca de Abaré Alex Santana Alves e os vereadores Aldenice Alves da Cruz, Cícero Rumão Gomes Marinheiro, Sebastião Alves dos Santos e Alípio Nascimento Neto.
(Com informações de Odília Martins)

Nenhum comentário: