Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Presidenta?

Por Edilene Soraia da Silva
A presidente Dilma Roussef e seus apoiadores pretendem que ela venha a ser chamada presidenta.
Presidenta?
Mas, afinal, que palavra é essa?
Bem, vejamos:
No português existem os particípios ativos como derivativos verbais.
Por exemplo: o particípio ativo do verbo atacar é atacante, de pedir é pedinte, o de cantar é cantante, o de existir é existente, o de mendicar é mendicante.
Qual é o particípio ativo do verbo ser? O particípio ativo do verbo ser é ente.
Aquele que é: o ente.
Aquele que tem entidade.
Assim, quando queremos designar alguém com capacidade para exercer a ação que expressa um verbo, há que se adicionar à raiz verbal os sufixos ante, ente ou inte.
Portanto, a pessoa que preside é "PRESIDENTE", e não "Presidenta", independentemente do gênero, masculino ou feminino.
Se diz capela ardente, e não capela "ardenta"; se diz estudante, e não "estudanta"; se diz adolescente, e não "adolescenta"; se diz paciente, e não "pacienta".
Um exemplo (negativo) seria:
"A presidenta se comporta como uma adolescenta pouco pacienta que imagina ter virado eleganta para tentar ser nomeada representanta. Esperamos vê-la algum dia sorridenta numa capela ardenta, pois esta dirigenta política, dentre tantas outras suas atitudes barbarizentas, não tem o direito de violentar o pobre português, só para ficar contenta"
Edilene Soraia da Silva é professora doutora - São Francisco do Sul - SC
Enviado por Thaís Oliveira

2 comentários:

Fusca disse...

Além da questão de ser presidente ou presidentA, o mais importante é entender o recado de campanha: Dilma 13 significava Dilma 130 (por cento de aumento) veja a charge no meu blog

Mariana disse...

Esta foi boa, embora eu tenha percebido, que a imprensa de um modo geral(pelo menos os bons)não a está chamando como os petistas e ela gostariam que fôsse chamada..."presidente".
Dimas, não sei você, mas quando escuto algum petralha chamando-a desta forma, não fico à vontade, é como se eu estivesse escutando uma besteira enorme.