Henry Fonda faz o presidente americano
Visão do thriller político "Limite de Segurança" (Fail Safe), de Sidney Lumet, 1964. "A tela foca no drama mais emocionante da nossa era!", e "Vai te deixar à beira da eternidade" foram as frases de efeito no lançamento. Um drama político com suspense realizado com inteligência e seriedade.
Incluído na lista de 2001 do American Film Institute com 400 filmes indicados para os 100 Filmes Americanos Mais Emocionantes. Faz parte da Criterion Collection, número 1.011.
O filme é narrado como um pesadelo. Mostra que um erro fatal poderia ter acontecido.
Assim, uma série de erros humanos e do mal funcionamento de um computador leva um esquadrão de bombardeiros americanos a receber ordens de atacar Moscou com armas nucleares. Os líderes dos governos em crise, têm que tomar decisões enquanto o tempo se esgota. Para convencer os soviéticos de que isso foi um erro, o Presidente (Henry Fonda) ordena que o Comando Aéreo Estratégico, em Ohama, Nebraska, ajude os inimigos a impedí-los.
Curiosidades
Perto do final, o Presidente conversa com o General Black (Dan O'Herlilhy) sobre seus estudos bíblicos e o sacrifício de Abraão. Em Gênesis 22: 1-19, Deus ordena a Abraão que sacrifique seu filho Isaac em um altar. Mas, Deus impede Abraão de concretizar o ato.
A imagem "gerada por computador" na tela da sala de controle (incluindo o mapa-mundi, os aviões e as explosões) foi inteiramente desenhada e animada à mão.
"Limite de Segurança" foi realizado no período posterior à Crise dos Mísseis de Cuba, quando as pessoas se tornaram muito mais sensíveis à ameaça de uma guerra nuclear.
No filme, não são mencionados o ano ou a data dos eventos, Mas no romance - best-seller de Eugene Burdick e Harvey Wheeler - em que foi baseado, os autores afirmam na introdução que ocorreram em 1967.
No elenco, além de Fonda e O'Herlihy, tem Walter Matthau, Frank Overton, Edward Binns, Larry Hagman, Russell Collins, Sorrell Booke, mais as presenças femininas de Nancy Berg, Hildy Parks e Janet Wald. Filme de estreia de Dana Elcar, Dom DeLuise e Friz Weaver. E último filme de Will Wright.


Um comentário:
George Clooney protagonizou uma refilmagem para TV em 2000. No Brasil com o nome Código de Ataque, mas o mesmo título Fail Safe do original.
Postar um comentário