A partir de quinta-feira, 13 de novembro, o Museu Casa do Sertão da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) vai ser cenário para o projeto Cenas Urbanas, que apresenta a primeira exposição itinerante com o tema "A Cultura do Vaqueiro no Portal do Sertão". Possibilitar uma imersão no universo simbólico de uma das figuras mais emblemáticas da cultura nordestina é o objetivo principal do projeto.
A exposição reúne imagens que registram o cotidiano, os gestos e as expressões de quem mantém viva a tradição vaqueira. "Precisamos valorizar mais aquilo que nos pertence. Não devemos nos esquecer de que o vaqueiro foi e é o grande símbolo do sertanejo guerreiro. Acredito que o público vá se identificar com as imagens selecionadas para a exposição", diz o fotógrafo Gutemberg Suzarte.
Em Feira de Santana - cidade que nasceu das antigas feiras de gado e do encontro entre o sertão e o litoral -, o vaqueiro é mais do que um personagem histórico: é um elemento estruturante da economia e da identidade cultural. "O tema escolhido para a primeira edição do Cenas Urbanas remete à origem da urbe sertaneja no século XVIII e à forma como essa influência permanece na atualidade. As fotografias representam aspectos da tradição, cultura e estilo de vida do sertanejo, um patrimônio imaterial do Estado da Bahia reconhecido desde 2011. Figura importante no desenvolvimento de Feira de Santana", explica Danielle Rodrigues, produtora executiva.
Como parte da programação, será realizado no mesmo dia, das 9 horas às 17h30, o workshop "A psicogeografia como extensão poética do espaço fotográfico". Os participantes receberão certificado de 8 horas e a atividade vai acontecer no Museu Casa do Sertão.
Enviado pela Assessoria de Comunicação Social da Uefs



Nenhum comentário:
Postar um comentário