Mais uma visão do clássico western "Céu Amarelo" (Yellow Sky), de William A. Wellman, 1948. Trata-se de uma joia dourada do gênero americano por excelência. Com aventura, romance, paixão e emoção. Uma adaptação de "A Tempestade", de Wiliam Shakespeare.
"Yellow Sky" do título remete ao ouro. É o nome da cidade fantasma onde a ação se passa - o saloon abandonado é El Dorado. O tema da cobiça, da ganância, é recorrente no cinema americano e no filme é tratado com instigância e profundidade. A fotografia de Joseph McDonald em preto & branco é belíssima.
Na trama, um bando de ladrões de banco - chefiado por Stretch (Gregory Peck) e formado por Dude (Richard Widmark), Bull Run (Robert Arthur), Lenghty (John Russell), Half Pint (Harry Morgan), Walrus (Charles Kemper) e Jed (Robert Adler) -, fugindo de um grupo armado, escapa pelo deserto de sal. Quase mortos pela sede, eles se deparam com o que parece ser uma cidade fantasma. Eles descobrem que ali vivem uma garota, Mike (Anne Baxter) e seu avô (James Barton), um velho garimpeiro. Os bandidos também descobrem que o velho tem ouro guardado e planejam roubá-lo. O plano dá errado quando Stretch se apaixona por Mike, o que desencadeia um confronto entre todos os membros do bando.
Ainda no elenco, aparecem Jay Silverheels (que fez Tonto na série "Zorro" (The Lone Ranger) e William Wellman, filho do diretor, como um menino, Hank Worden, Chief Yowlachie. Jock Mahoney que fez até Tarzan no cinema é o stuntman que dubla Gregory Peck.
Assista ao vídeo com cenas de Gregory Peck e Anne Baxter:
http://youtu.be/1--uM9McCd4
http://youtu.be/1--uM9McCd4


Nenhum comentário:
Postar um comentário