Um passeio pela história de Feira de Santana
Acaba de ser lançado pelos professores e memorialistas Carlos Alberto Mello e José Angelo Pinto o projeto "Feira conhecendo Feira - Um passeio pela história de Feira de Santana".
O passeio pela história de Feira de Santana não é um tour, é uma aula de campo através de uma caminhada ao ar livre pelo centro da cidade destinada ao público em geral, com profundidade de conteúdo, ilustrada com fotografias da época e acompanhada por estes professores, pesquisadores e memorialistas membros do Instituto Histórico e Geográfico de Feira de Santana e do Núcleo de Preservação da Memória Feirense Rollie3 E. Poppino, inclusive com vários livros publicados. Uma aula de campo que é memória, conhecimento, história, identidade cultural e pertencimento. As turmas são direcionadas ao público adulto, mas pais ou responsáveis podem inscrever jovens menores de idade, contanto que estejam acompanhadas por eles durante todo o período.
O roteiro será pelo centro da cidade, da Praça Padre Ovídio até a Praça Fróes da Motta, passando por aproximadamente vinte e três locais, onde serão contadas suas respectivas histórias, inclusive durante o percurso, serão mostrados locais históricos que não mais existem, através de antigas fotografias. O roteiro da aula no centro da cidade se inicia sempre no Coreto da Praça da Matriz, passando pelo antigo Casarão do Imperial Asylo dos Enfermos D. Pedro II, Praça Padre Ovídio, Igreja da Mariz, Obelisco e Coreto, Estátua de Padre Ovídio, Escola Normal (atual Cuca), Prédio da Sociedade Filarmônica Vitória, Prédio da Montepio dos Artistas Feirenses, Prédio da Sociedade Filarmônica 25 de Março, Mercado Municipal, Prefeitura Municipal, Igreja Senhor dos Passos, Espaço da Primeira Capela do Senhor dos Passos e Cemitério no centro da cidade, Prédio da sede da primeira Prefeitura de Feira de Santana e da primeira Biblioteca Municipal, Praça Bernardino Bahia e Coreto, Igreja Nossa Senhora dos Remédios, Praça Fróes da Motta e Coreto, Casarão Villa Fróes da Motta, Praça Dom Pedro II.
Para o público em geral, acontece sempre das 8h30 às 12h30, nos dias de sábado e domingo. Já para turmas de escolas públicas a aula de campo será gratuita e sempre das 8h30 às 12h30 de terça-feira a sexta-feira, mediante agendamento prévio e sempre acompanhadas por professores da respectiva escola. Maiores informações e agendamentos poderão ser feitos através de mensagens pelo whatsapp (75) 99704-1188.


Nenhum comentário:
Postar um comentário