Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

domingo, 28 de abril de 2024

III Simpósio de Emergências Cardiovasculares de Feira de Santana promove discussões sobre as novidades da área

Evento atingiu recorde de participação e o auditório permaneceu cheio ao longo do dia.





Presença expressiva do público, partilha de conhecimento, concentração, debates e alto nível de aprendizado. O III Simpósio de Emergências Cardiovasculares de Feira de Santana proporcionou mais uma vez ampla atualização sobre as principais novidades da área. Promovido pela Sociedade Brasileira de Cardiologia - Regional Feira de Santana (SBC-Feira), o evento foi realizado no sábado, 27, no Hotel Atmosfera (Fotos: Lula Jads).
Com uma dinâmica de palestra-aula, seguida por momentos de discussões e perguntas, foi um dia intenso de debates sobre atendimentos na Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e emergências, em casos como de embolia pulmonar, síndrome aórtica aguda, crise hipertensiva e arritmias cardíacas, além de choque cardiogênico, doença coronariana aguda, insuficiência cardíaca e acidente vascular cerebral.
Realizado logo após a data que marca o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, 26 de abril, o Simpósio também abordou questões relacionadas à doença, em palestra do cardiologista Luciano Bastos, diretor científico da SBC-Feira. O médico chamou a atenção para o desafio do tratamento da hipertensão de difícil controle, ressaltando que a falta de adesão ao tratamento ou tratamento inadequado estão entre as principais causas de mortalidade. "Talvez as pessoas esqueçam quão importante e grave é a hipertensão", alertou.
Entre os demais palestrantes, cardiologistas, neurologistas e outros profissionais da saúde com experiência de diversos níveis de atendimento, seja ele primário, de emergência, UTI ou consultório. Em todas as palestras da programação, o auditório permaneceu cheio formando um público de cerca de 140 participantes, o maior entre todas as edições.
Estudante do 10⁰ semestre medicina em Jacobina, Amanda Mello destacou a importância e amplitude dos assuntos abordados no Simpósio. Com a linguagem clara dos palestrantes, ela disse que foi possível acompanhar o raciocínio tanto em assuntos básicos quanto os mais complexos, aprender bastante e, futuramente, aplicar na prática. "Valeu a pena ter vindo. Sempre que eu tiver oportunidade de participar, estarei presente", frisou.
A avaliação do evento é compactuada pela cardiologista Maria Rosa Dantas. Também segundo ela, os temas foram abordados de forma completa, didática e esclarecedora, facilitando o entendimento dos estudantes, além de ter servido como uma excelente revisão e atualização para médicos já formados. "Foi um dia muito rico de conhecimento e, com certeza, estaremos aqui novamente no próximo ano", frisou.
Presidente da SBC-Feira, Ricardo Peixoto, ressaltou que é difícil eleger um tema que tenha marcado mais, dada a importância e nível de cada momento. "Eu diria que todas as atividades foram bastante especiais. A nossa diretoria está muito contente com a realização e o êxito do nosso III Simpósio de Emergências Cardiovasculares. Feira de Santana é a única Sociedade da Bahia que realiza dois eventos anuais e o crescimento desse Simpósio fortalece o protagonismo da nossa cidade no cenário cardiológico", assinalou.

Enviado por Orisa Gomes, da Notre Assessoria

Nenhum comentário: