Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

sábado, 6 de abril de 2024

Dia Mundial da Saúde: especialistas abordam os cuidados preventivos para qualidade de vida

Exames laboratoriais desempenham papel crucial no diagnóstico e monitoramento de potenciais problemas  

 

O direito à saúde e a conscientização no que se refere ao bem-estar das pessoas em todas as regiões do planeta são questões de atenção da Organização Mundial da Saúde (OMS), que celebra sua criação em 7 de abril – mesma data que ficou definida como o Dia Mundial da Saúde.  A cada ano, além do tema central de debate, ações são incentivadas para que governos e líderes mundiais tomem medidas e invistam no acesso aos serviços, valorização dos profissionais da área, prevenção de doenças, enfrentamento aos problemas de saúde mental, entre outras necessidades.   

De acordo com a OMS, o conceito de saúde vai muito além da ausência de doença ou enfermidade. Por isso, a ocasião também serve para frisar a importância de manter o acompanhamento clínico regular, fazer atividades físicas com frequência e ter uma alimentação equilibrada. Nesse contexto, o vice-presidente do Grupo Meddi e médico especialista em hematologia e oncohematologia, Gileno Portugal, ressalta o papel crucial das iniciativas institucionais para adoção de hábitos e de cuidados que garantem qualidade de vida à população.   

"Nós do Grupo Meddi, por exemplo, buscamos trazer a medicina diagnóstica de primeira linha para todo o estado da Bahia, permitindo que a população tenha acesso à medicina especializada, inovações tecnológicas e campanhas preventivas. Focamos na atualização do parque tecnológico, juntamente com o treinamento e escolha dos melhores profissionais de saúde, para atender a todos não só no tratamento de doenças, mas também na prevenção", afirma.    

Exames em prol da manutenção da saúde  

Assim como os de imagem, os exames laboratoriais são valiosos no diagnóstico e monitoramento de doenças, fornecendo informações que possibilitam a identificação de problemas antes mesmo da manifestação de sintomas. A capacidade de detecção em estágios iniciais, fora a oportunidade de intervenção precoce, ainda ajuda na eficácia do tratamento e controle da progressão de quadros crônicos - o que favorece as condições médicas e dos próprios pacientes.   

Para Marcus Machado, farmacêutico bioquímico e diretor técnico do Laboratório IHEF, a realização desses exames é vital em todas as frentes de combate. "Atualmente, estima-se que 70% das decisões médicas dependem dos exames laboratoriais. Isso é significativo nos dias de hoje, em que cada vez mais opções de alta complexidade são oferecidos principalmente na área genética", reforça o especialista.   

Sobre outras estratégias a fim de proporcionar uma vida mais saudável e longa às pessoas, o diretor destaca o aperfeiçoamento dos profissionais e auxílio de tecnologia de ponta. "Como a nossa missão é cuidar com amor e da saúde das pessoas, implementamos uma cultura de treinamento constante na nossa equipe, humanizando cada vez mais os nossos serviços em prol de um atendimento ainda mais personalizado, além do foco na aquisição de equipamentos modernos. Por meio dessa junção, estamos sempre preparados para oferecer a melhor jornada nos serviços", finaliza.   

SOBRE O IHEF        

O Instituto de Hematologia e Hemoterapia de Feira de Santana (Ihef), foi fundado em 1983, objetivando proporcionar a todos os pacientes do estado da Bahia, diagnóstico e tratamentos das doenças do sangue. Após anos de atuação, o Ihef expandiu para as áreas de medicina laboratorial, diagnóstico por imagem, medicina nuclear, vacinas e banco de sangue, dando origem ao Sistema de Saúde Ihef, o mais completo serviço de saúde não hospitalar do interior da Bahia.   

Desde 2014 é prêmio Top of Mind no segmento laboratorial em Feira de Santana e também vencedor do prêmio Benchmarking Bahia por duas vezes, na categoria Compliance, como o melhor laboratório do interior da Bahia. O Ihef Laboratório possui certificações de qualidade como a ISO 9001 e a Acreditação Palc da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica.    

Enviado por Juliana Vital, da ComunicAtiva Associados

Nenhum comentário: