"Deus e o Diabo na Terra do Sol" é o primeiro filme brasileiro com lançamento solo pela Criterion Collection
O filme "Deus e o Diabo na Terra do Sol", de Glauber Rocha, que está completando 60 anos, vai ser lançado nos Estados Unidos em julho. Trata-se do mais importante filme realizado no Brasil em todos os tempos. A informação foi dada pela Criterion Collection, distribuidora de filmes respeitadas mundialmente.
Com o título "Black God, White Devil", a versão em 4K, restaurada por Paloma Rocha e Lino Meireles, conta com duas horas de extras, incluindo trilhas de comentários em áudio inéditos, documentários e depoimentos.
A trama inicia com sequência realizada em Feira de Santana, com locação do antigo Campo do Gado, onde há 25 anos está situado o Boulevard Shopping. O vaqueiro Manuel (Geraldo Del Rey) se revolta contra a exploração imposta pelo coronel Moraes (Milton Rosa) e acaba matando-o durante uma discussão. Perseguido, ele foge pelo sertão com sua esposa Rosa (Yoná Magalhães). Na jornada, o casal se junta aos seguidores do beato Sebastião (Lídio Silva), que promete o fim do sofrimento através do retornoa um catolicismo místico e ritual. Mas, ao presenciara morte de uma criança, Rosa mata o beato. Simultaneamente, Antônio das Mortes (Maurício do Valle), um matador de aluguel a serviço da Igreja Católica e dos latifundiários da região, extermina os seguidores do beato. Manoel se junta ao temível inimigo de Antonio, Corisco (Othon Bastos).
Nenhum comentário:
Postar um comentário