Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

domingo, 10 de março de 2024

Lembrança de "E Agora Brilha o Sol"


Lembrando do filme "E Agora Brilha o Sol", de Henry King, 1957, inspirado no livro "O Sol Também Se Levanta" (The Sun Also Rises), primeiro grande best seller de Ernest Hemingway, publicado em 1926.
Foi o primeiro   filme assistido em 1965 - 388º no caderno de filmes -, no Cine Íris.
Como no livro trata sobre um grupo de expatriados americanos na Europa (França e Espanha) durante os anos 20 do século passado.
O título é retirado do livro de Eclesiastes 1: 5: "O sol também se levanta e o sol se põe, e se apressa para o local onde nasceu". Assim como o título o livro (e o filme) começa com outra citação de Eclesiastes, mais precisamente com o versículo anterior (1: 4): "Uma geração vai, e outra geração vem, mas a terra permanece eternamente".
Na trama, Jake (Tyrone Power) é um jornalista e ex-soldado americano que, junto a outros amigos escritores na mesma condição, passa a maior parte do tempo nos cafés parisienses, vivendo uma vida hedonista e sem rumo. Ele sofreu um ferimento de guerra que o deixou impotente, mas a luxuriosa lady Ashley (Ava Gardner, belíssima), noiva do beberrão Mike Campbell (Errol Flynn), insiste em perseguir um romance com o jornalista. Aliando-se a mais alguns amigos, como Robert Cohn (Mel Ferrer) e Bill Gorton (Eddie Albert) o grupo viaja até as touradas de Pamplona para ver o matador Pedro Romero (Robert Evans) e vive experiências no fogoso calor da Espanha.
Hemingway criou tipos humanos complexos, representando assim uma geração perdida, contaminada pela ironia e pelo vazio diante da vida, com valores morais destruídos. Solidão, morte, impossibilidade de amar são temas, assim como emoções reprimidas e valores enterrados. Tédio e álcool também.
Ainda no elenco: Juliette Grecco, Danik Patisson e Marcel Dalio.

Nenhum comentário: