Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

sexta-feira, 1 de março de 2024

Lembrando o clássico "O Álamo"


John Wayne e a bela Linda Cristal: romance inacabado

Fotos: IMDb

Indicado para sete prêmios Oscar em 1961  vencedor de um, o western clássico "O Álamo", de e com John Wayne. No cinema, foi visto no início dos anos 60, no Cine Madrid. 
Teve sete indicações - Melhor Filme, Melhor Ator Coadjuvante (Chill Willis), Melhor Fotografia (William H. Clothier), Melhor Trilha Sonora (Dimitri Tionkim), Melhor Canção Original ("The Green Leaves of Summer", de Dimitri Tionkim e Paul Francis Webster) e Melhor Edição ( Stuart Gilmore) e Melhor Som (Gordon Sawyer e Fred Hyner), única categoria premiada.
Tem longa duração, duas horas e quarenta e dois minutos.
Na trama, em 1836, o general Santa Anna (Ruben Padilla) e o exército mexicano  de mais de 5.000 homens estão varrendo o Texas. Para poder pará-lo, o general Sam Houston (Richard Boone) precisa de tempo para colocar sua força principal em forma. Para ganhar este tempo, ele ordena que o coronel William Travis (Laurence Harvey) defenda uma pequena missão na rota dos mexicanos a todo custo.
A pequena tropa - 125 homens - de Travis ganha aliados com grupos que acompanham Davy Crockett (John Wayne), 27 homens, e Jim Bowie (Richard Widmark), 23 voluntários, mas a situação torna-se ainda mais desesperada. Ao fim de 13 dias, o pequeno grupo sacrifica suas vidas em combate sem esperança contra um exército. Tudo para impedir um tirano de esmagar a nova República do Texas.
Foram utilizados 7.000 extras no filme, que conta com as belas Linda Cristal, argentina, e Joan O'Brien no grande elenco, mais Frankie Avalon, e os filhos de John Wayne - Patrick (então com 21 anos), Aissa (quatro anos) e Toni (24 anos) -, e Pilar Wayne (então com 32 anos), peruana, que foi mulher do astro e mãe de Aissa. Patrick e Toni são filhos de Josephine Alicia Saenz.
A música original do filme teve versão brasileira, de Paulo Rogério, cantada entre outros por Carlos Galhardo:
"Um lenço acenando
Em mais um adeus
Meus olhos chorando
Perderam os teus
Meu amor eu bem digo
A saudade que vem
Nela eu tenho abrigo
Saudade é meu bem
Se as folhas são verdes
Em pleno verão
No outono se perdem
E morrem no chão
Meu amor, como as folhas
Já mudou de estação
Hoje o inverno impera
Em meu coração."

Nenhum comentário: