Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

quinta-feira, 14 de março de 2024

Feirense nata, ameliense de coração

Escritora e poeta Liviane Ataíde Santana exalta Amélia Rodrigues




No poema "Minha Cidade no Natal", a escritora e poeta Liviane Ataíde Santana reverencia
Amélia Augusta do Sacramento Rodrigues, o maior nome de sua cidade de coração: "Eis Amélia Rodrigues nestes versos/ Nome de uma mulher de verdade/ Que por seus papeis de destaques tão diversos/ Seu nome homenageou minha cidade". Ela é feirense nata e se considera ameliense, pois foi criada em Amélia Rodrigues.

Em "Amélia, Mulher de Verdade, Cidade", mais loas em perfil para homenagear Amélia Rodrigues:

"A notável poetisa daqueles campos oliveirenses/ Foi também teatróloga, escritora, professora/ Foi uma grande expoente das letras e da cultura/ Admirável mulher de garra e muita luta/ De belos escritos ela foi autora/ E foi também de um instituto a fundadora/ Com inata vocação para a arte de ensinar/ Foi fiel ao sentimento do amor à educação/ Grande mestra que no Arraial da Lapa começou a lecionar/ Transmitiu os seus saberes com a alma e com o coração/ Amélia Augusta do Sacramento Rodrigues/ Foi a mulher de verdade que deu o nome a uma cidade/ Que no princípio era a Lapa de gente humilde e trabalhadora/ Que aos poucos caminhando, lutando e desbravando/ Aquela gente foi crescendo e o espaço aumentando/ Tornou-se, então, uma vila, a Vila de Traripe/ Pois, antes, era um arraial, local acanhado em meio a um canavial/ E Traripe cresceu com o seu povo tão aguerrido/ Em busca da evolução para presentear o lugar com a emancipação/ Então Vila de Traripe nos rumos da prosperidade/ Emancipou-se e virou cidade/ Eis Amélia Rodrigues, mulher de verdade, cidade!"

Professora assistente de Língua Francesa na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), instituição onde se formou em Licenciatura em Letras com Francês, pós-graduou-se em Estudos Linguísticos, fez mestrado em Estudos Linguísticos e faz doutorado em Estudos Linguísticos, Liviane Ataíde Santana foi empossada na Academia Metropolitana de Letras e Artes de Feira de Santana (AMLA), em cerimônia realizada em 10 de novembro de 2023, ocupando a cadeira n° 6, que tem como patrona a professora Ana Angélica Vergne de Morais. Desde junho de 2021, é membro oficialmente registrado sob número 516 e plenamente habilitado da Academia Internacional de Literatura Brasileira (AILB)

Também no ano passado, lançou o livro "A Gastronomia Brasileira Oitocentista: Um Estudo Lexical dos Ingredientes nas Obras 'Cozinheiro Imperial' e 'Cozinheiro Nacional'". A obra foi lançada em feiras literárias de diversas cidades.

No livro do Congresso Internacional de Ensino e Pesquisa em Línguas e Literaturas, lançado em 2022 pela Editora Dialética, ela e Paulo Vitor têm um capítulo publicado, intitulado "Produção de Material Didático de FLE para o Núcleo de Línguas do Idiomas Sem Fronteiras da UEFS: Abordagem Comunicativa Com Perspectiva Acional".

Liviane está presente no dia 18 de julho com o poema "Em Meio ao Latejar das Dores", na antologia "Poiesis", com 365 poemas, um para cada dia do ano -, projeto idealizado e desenvolvido pela Cogito Editora. "Muito contente em integrar este projeto belíssimo com um poema meu. É uma agenda poética com 365 poemas", diz. "Gratidão a Ivan Almeida pelo convite que me foi feito para integrar esta obra tão singular". completa.

Em agosto de 2023, esteve no programa "Book Box", da Academia Internacional de Literatura Brasileira (AILB), da Focus Brasil Foundation, falando sobre o seu trabalho.

A escritora integra a coletânea "Poema Mulher: Catarse em Versos", em seu terceiro volume. Organizada por Alexandra Patrocínio, Palmira Heine e Rita Queiroz, "é uma obra valorosa que conta com os versos pungentes de várias mulheres poetas".

No número 2 da revista "Cadernos do Sertão/ Cahiers du Sertão: Poesia do Mundo/ Poésie du Monde, editada pelo professor Humberto Luiz Lima de Oliveira, ela tem publicado um poema em francês "Francophonie, Négritude et Poèsie". Além de "L'Enseignant", escrito juntamente com sua colega Ady Sá Teles Santana, em homenagem ao professor Humberto Oliveira.

Na Revista Linguística da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), "Qualis A1", artigo de Liviane Ataíde Santana intitulado “A Cultura do Álcool no Brasil: Aspectos Linguísticos e Identitários nos Séculos XVIII e XIX!".

Com atuação destacada no meio acadêmico e literário, Liviane ainda integra o grupo de declamação Ser-Tão Mulher Poesia, que idealizou.

Um comentário:

Psicólogo Maroel Bispo disse...

Olá prezado amigo, jornalista Dimas Oliveira!
Com imensa alegria enalteço o Blog Demais pelo espaço e pelo reconhecimento da querida confreira Liviane. De fato, se trata de uma notável escritora e apaixonada pela Literatura, que tem se destacado pela grande contribuição para o cenário cultural de Feira de Santana e região. Tê-la como colega e imortal na Academia Metropolitana de Letras e Artes de Feira de Santana (AMLA) é motivo de honra e satisfação.
Parabéns Liviane!!!
Abraços poéticos,
Maroel Bispo, poeta e psicólogo
Presidente da Academia Metropolitana de Letras e Artes de Feira de Santana (AMLA)