Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

quarta-feira, 11 de maio de 2022

Retrato de Marilyn Monroe leiloado por cerca de R$ 1 bilhão

Tela de Andy Warhol leiloada nos Estados Unidos se tornou a obra de arte mais cara do século 20


Foram quatro minutos e pronto: estava fechado um negócio de 195 milhões de dólares, cerca de 1 bilhão. O maior valor já atingido por uma obra do século 20 em um leilão. E esse foi um leilão beneficente da Christie's, no Rockefeller Plaza, em Nova York. O dinheiro vai todo para uma instituição de caridade.

O quadro, em silk-screen, intitulado "Shot Sage Blue Marilyn", de Andy Warhol. Ele era uma figura muito marcante. Warhol se tornou um ícone, e quando um ícone retrata outro ícone, o mundo da arte vai à loucura.

A icônica obra de 1x1 m de Warhol faz parte de uma série de retratos que o maior expoente da arte pop fez de Marilyn Monroe após a sua morte, em agosto de 1962.

Marilyn Monroe foi uma das maiores estrelas do cinema americano. Símbolo sexual e símbolo da revolução sexual. A fama mundial, o dinheiro, a imagem de glamour. Tudo terminou abruptamente com a morte precoce de overdose, aos 36 anos. Dois anos depois, Warhol criou uma série de retratos de Marilyn, incluindo o que foi vendido agora.

A única obra leiloada por um preço maior até hoje foi 'Salvator Mundi', de Leonardo da Vinci, vendida por 450 milhões de dólares em 2017. E a obra do século 20 mais cara era de Pablo Picasso: 'As Mulheres de Argel'. Agora, a obra mais cara tem apenas uma mulher. É a interpretação de Warhol do mito Marilyn.

Nenhum comentário: