Deu na coluna “Tempo Presente”, da Redação com Miriam Hermes, do jornal “A Tarde”, edição desta sexta-feira, 20:
O triste e injusto final dos fiéis 1
Aliado de primeira hora do grupo carlista na Bahia, o ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo vem experimentando dissabores que o destino jamais deveria lhe guardar. Foi em abril de 2018 que "Zé" Ronaldo deu sua maior prova de fidelidade e carinho ao então prefeito de Salvador e hoje pretenso candidato a governador do estado, Acm Neto, quando, assustado com o resultado de pesquisas qualitativas - as quantitativas ainda diziam ter chances ACM Neto -, o maior cacique político da Princesa do Sertão participou daquela dolorosa coletiva para se colocar, ante a constrangedora desistência do então pré-candidato ACM Neto.
Na época tal desistência causou um alvoroço e um mix de decepção e revolta, eis que um dia antes, em Feira de Santana, a decisão de Neto tinha sido comunicada no sentido de renunciar ao cargo de prefeito e marchar no enfrentamento da tentativa de reeleição de Rui Costa. Deram fora daquele enredo melancólico políticos experientes. Cláudio Cajado debandou para o PP. João Gualberto, que mirava o Senado, decidiu não participar do pleito, passando parte de seu espólio para Adolfo Viana, que tentava chegar ao Parlamento federal pela primeira vez. Elmar Nascimento, depois de muita intervenção dos colegas partidários, resolveu permanecer no grupo, mas não poupou os piores adjetivos ao desistente ACM Neto, que conseguiu dar a volta por cima e hoje, à luz das pesquisas quantitativas, possui condições de fazer um bom enfrentamento ao grupo petista que, para além da hegemonia que mantém nos últimos 15 anos, detém um caixa com bilhões de reais para concluir obras relevantes no último ano do governador Rui Costa, este que possui ainda níveis altíssimos de aprovação popular em todo o estado.
O triste e injusto final dos fiéis 2
Chegamos em 2022 e agora, mais uma vez, José Ronaldo de Carvalho, o velho amigo "Zé" Ronaldo, filho ilustre de Paripiranga, vem experimentando sua nova decepção. Como só ele acredita que será o escolhido para ser candidato a vice-governador, seus colegas já externam o quanto constrangedora tem sido a situação de José Ronaldo.
Engabelado por ACM Neto, o querido "Zé" tem feito uma marcha inglória junto a prefeitos, ex-prefeitos e até vereadores da região de Feira de Santana, buscando apoio e dizendo-lhes que dessa vez Neto não lhe deixará a ver navios. Um político com bastante influência nos bastidores do grupo de direita chegou a desabafar sobre a situação.
O triste e injusto final dos fiéis 3
- É ultrajante ver Zé Ronaldo com aquela idade, avançar ferozmente para prefeitos, acreditando piamente que a vaga de vice será dele. Neto enterrou essa possibilidade quando não permitiu que ele saísse do União Brasil para se filiar a um partido com força de impor a dobradinha. Foi ali a sinalização que todos enxergam, mas que Zé Ronaldo, inocente, não quer ver. A chapa nunca será puro sangue. Essa disputa está perdida para o Republicanos. ACM Neto joga com o coração e com o fígado. Até Marcelo Nilo, primeiro a deixar a base governista para aderir ao projeto ficou falando sozinho - disse.
Fidelidade, para Neto, não se paga com fidelidade. E assim segue o triste final daquele que deve ter sido o maior dos fiéis de Neto.
Fonte: https://atarde.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário