Por Dimas Oliveira
O voto no Brasil é obrigatório. Menos para os eleitores maiores de 70 anos, que estão dispensados do dever de votar. Uma norma incoerente. Por que a partir dessa idade o eleitor pode praticar descumprimento do dever?
Em Feira de Santana, no universo de 400.549 eleitores, 288.272 foram às urnas, no primeiro turno. Do total, 25.519 têm mais de 70 anos.
O voto dos idosos deve ser incentivado, apesar de não ser obrigatório. Nas eleições do dia 15, talvez em função da pandemia, a abstenção em Feira de Santana chegou a 19,11%. Um total de 76.559 eleitores faltosos, que recusaram voluntariamente em participar da votação. Uma parte, provavelmente, de eleitores com mais de 70 anos.
Vamos nos valer do horário prioritário dos idosos. Eu e minha mulher tivemos menos de 15 minutos para sair de casa e votar, com mais facilidade do que em qualquer outra eleição.
Somos eleitores altamente qualificados pela experiência, pelo testemunho de nossa existência em Feira de Santana, que também precisa da sabedoria dos mais velhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário