"Uma Viagem à Bahia da Segunda Metade do Século XIX", texto, pesquisa e seleção de imagens de Osvaldo Augusto Teixeira, da série "Viagem de Naeher".
Em 1878, Julius Naeher (1824-1911), engenheiro alemão, passou quatro meses na Bahia, visitando Salvador, Santo Amaro, cidades do Recôncavo e fez "Uma Viagem a Cavalo a Feira de Santana", que é um dos capítulos do livro, publicado em 2011 pela Fundação Pedro Calmon.
Trata-se da contextualização histórica dos relatos de viagem de Julius Naeher. Sua estadia na Bahia, a maior parte desse período, no Recôncavo Baiano, foi como hóspede do seu concunhado Pedro Ferreira de Vianna Bandeira, barão e depois visconde de Ferreira Bandeira, que era senhor do Engenho Subaé, que ficava próximo a Santo Amaro, e membro das famílias Bandeira, Vianna e Moniz, pertencentes a aristocracia açucareira baiana. Entre os anos de 1864 e 1869, estudara Filosofia na Universidade de Heidelberg, Alemanha, onde conheceu e se casou com a alemã Marie Sophie Franzinger Schmidt, uma irmã da esposa de Naeher.
Nenhum comentário:
Postar um comentário