Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

terça-feira, 7 de abril de 2020

Cultura da Feira - O teatro amador nas décadas de 1960-1970


Assista ao vídeo 
Na imagem: Letícia Régia, Alvaceli Silva, Geraldo Lima (encoberto), Dimas Oliveira, Luiz Artur e Mary Barbosa em "Viúva, Porém Honesta", no palco do Cine Santanópolis

Nas décadas de 1960 e 1970, Feira de Santana registrou um intenso movimento cultural, tendo como eixo o teatro amador. Eram vários grupos teatrais, formados por estudantes, bancários, comerciários, muitos dos quais viriam a se destacar, anos depois, no cenário cultural, político e jornalístico da cidade e do estado. Participaram, entre outros, desse movimento - que também representou uma resistência à ditadura militar -, jovens como o cineasta Olney São Paulo, a atriz Margarida Ribeiro, os professores Luciano Ribeiro e Hosannah Leite, o publicitário Antonio Miranda e os jornalistas José Carlos Teixeira, Geraldo Lima e Dimas Oliveira.
A história do teatro amador de Feira de Santana, nesse período, é contada, em linhas gerais, no minidocumentário que está sendo exibido no Memorial da Feira, portal mantido na Internet pela Prefeitura, através da Secretaria de Comunicação Social. Seus narradores são dois dos seus principais protagonistas: o jornalista Gildarte Ramos e sua esposa, a professora Alvaceli Ramos, ambos aposentados. Os dois se conheceram nos palcos, e se apaixonaram durante os ensaios de uma peça, em que ele fazia o papel do prefeito e ela da primeira-dama. Viriam a firmar matrimônio um ano depois, num "casamento hippie" que reuniu milhares de pessoas na Catedral de Santana e que viria a entrar na história de Feira de Santana como um dos acontecimentos mais inusitados da cidade.
O documentário "O teatro amador na Feira" pode ser visto na seção Panoramas da Feira. O portal Memorial da Feira pode acessado na Internet no endereço www.memorialdafeira.ba.gov.br .

Nenhum comentário: