Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

No Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa

quinta-feira, 14 de março de 2019

Fato histórico há 45 anos


Em 14 de março de 1974, há 45 anos, o então deputado federal Francisco Pinto pronunciou discurso na tribuna da Câmara dos Deputados, em Brasília. Sua fala durou dois minutos, entre 13h44 e 13h46.
Eleito em 1970, o feirense subiu à tribuna do Congresso Nacional e fez um inflamado discurso contra a presença do presidente do Chile, Augusto Pinochet, durante a posse do presidente Ernesto Geisel.
Francisco Pinto foi processado pelo Executivo pela sua fala ele foi condenado a seis meses de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em outubro de 1974, e perdeu o mandato por decisão da Mesa da Câmara dos Deputados.
Ele cumpriu pena no 1º Batalhão de Polícia Militar, em Brasília.
Após o processo sofrido, Pinto concedeu entrevista à Radio Cultura de Feira de Santana, quando reafirmou o conteúdo do discurso.
Foram quatro meses depois, em 12 de julho daquele ano, quando o parlamentar deu entrevista ao radialista Lucílio Bastos, no programa "Grande Informativo Matinal", transmitida na manhã do dia subsequente, 13.
O discurso proferido e a ratificação das considerações na entrevista sobre o presidente do Chile Augusto Pinochet custaram a Chico Pinto seis meses de prisão e a inegibilidade na eleição seguinte.
Esta narrativa está no livro "O Processo de Cassação da Rádio Cultura", organizado por Dimas Oliveira, que trata sobre o processo sofrido pela emissora. A rádio foi cassada, inicialmente por 15 dias. Depois foi fechada e somente reaberta em 26 de julho de 1985.



Nenhum comentário: