Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

terça-feira, 20 de novembro de 2018

Por uma educação verdadeiramente libertadora nacional

Por Elísio Brasileiro

Dentre as várias lições que a história das civilizações nos legou, como o estado democrático participativo, o sistema normativo da sociedade, em forma de direito, a reflexão sobre a origem, estrutura e finalidade das coisas do mundo e da vida, duas ouso destacar: a memória objetiva de um povo de fatos sociais vividos e a fundamental importância da educação para a construção de uma vida melhor, coletivamente mais feliz.
A partir da Grécia, mundo borbulhantemente comercial, marítimo, insular e peninsular, reinando sobre o Mediterrâneo, banhando Europa, África e Oriente há 2.500 anos, nasce História quando Heródoto ao estudar a relação entre o grande rio africano ao cortar seu deserto, e a sociedade que ali se organizava, fomentando a irrigação e consequentemente a agricultura, forjou a antiquíssima civilização egípcia, nos proporcionou a máxima ‘"O Egito é uma dádiva do Nilo’", e Sócrates e seu discípulo Platão, ao filosofarem, conceberam respectivamente, as escolas Peripatética e o Liceu, primeiras expressões de educação de grupos da humanidade. Assim, filosofia, pedagogia, cidadania, história, geografia, teatro, música, poesia, artes plásticas, oratória e tantas outras expressões culturais, brotam da interação entre povos, animados por uma economia dinâmica e expansionista.
Dessa forma sou taxativo: Sem consciência histórica e sem projeto consistente de educação não há futuro para o povo: Reina "Em berço esplêndido", a alienação, a preservação de privilégios dos oportunistas, a corrupção e a desesperança da gente que se confunde com gado, que, desconhecendo a honradez e a ética, marcha com hinos e seitas aguardando dos falsos heróis ordens divinas, para, fazer eco com o amém!
Em breve diagnóstico da realidade brasileira, como educador há meio século, lidando com estudantes de nível médio e superior, em regência de classe, coordenação pedagógica, direção escolar, conselho estadual de educação, educação pública e privada, secretário municipal de educação e cultura de Salvador, presidente de diversas fundações voltadas para Educação e Cultura, e, acima de tudo, cidadão brasileiro, faço algumas considerações e sugestões para reflexões.
Triste Brasil! Tristíssimo Nordeste! 
Lamentável Bahia! 
Altos índices de analfabetismo e elevadíssimos de analfabetismo funcional; Evasão escolar as piores do mundo;                                                                                                  Desconexão entre escola e o mundo do trabalho (Escola tradicionalista sem compromisso com a formação profissionalizante do educando);                                                                                                           Desvio de recursos públicos para merenda e transporte escolar por parte de poderes públicos municipais com licitações fraudulentas e desfuncionalidade dos sistemas de controle interno e externo;                                          
Péssima remuneração de professores e técnicos em educação e pequeno investimento em capacitação continuada do quadro de educadores com desvio viciado e fraudulento de recursos;                                                 
Falta de manutenção das escolas e transporte escolar;                                                                                            
Desarticulação entre equipamentos educacionais e comunidades em que estão situados.             
Um salto histórico pode ser dado na educação básica e de nível médio: substituição gradual, com metas bem definidas, das escolas tradicionalistas pela escola profissionalizante, sem necessário repasse de recursos financeiros para municípios, forçando-os a formação de consórcios municipais, o que também poderia se dar no tratamento de resíduo sólidos, estradas, hospitais, etc. A grade curricular, necessariamente, seria estabelecida pelas comunidades a serem beneficiadas, onde os serviços educacionais seriam ofertados, levando-se em conta atividades e vocações econômicas locais.                                                                                       Desenvolvimento imediato de cursos semipresenciais, mesclando educação à distância ‘"EAD"’ e encontros periódicos com professores. O número de aparelhos celulares hoje é o dobro da população e o seu custo é cada dia que passa mais reduzido, o que poderia ser bancado pelos consórcios e/ou operadoras.                                   
Medidas como essas elevariam o rendimento escolar, melhorando sensivelmente os índices de avaliação, reduziriam as taxas de analfabetismo, proporcionariam maior produtividade e quebrariam a inercia econômica. A lição histórica da reforma educacional napoleônica na França na fase de Consulado há dois séculos, universalizando e profissionalizando a educação, após os turbulentos anos jacobinos e girondinos, preparou aquele país e a Europa para a consolidação da revolução industrial.                                                                
Quem sabe se tais ações que abrigam a modernização e eficácia da educação, melhorando bastante a nossa remuneração, digo, de professores não resultariam no desejo de nossos jovens de serem também professores?
No rito de passagem do ensino médio para o superior o exame vestibular com a nova roupagem de Enem carece de substanciais mudanças, além da avaliação e capacidades e habilidades adquiridas por vivencias e conhecimentos atualizados e contextualizados, requer urgentemente regionalização no nosso continente - Brasil, valorizando as culturas diversas de nosso diversificado país, com desafios - questões – em que a história, geografia, manifestações artísticas, como, por exemplo a literatura, apareçam, permitindo aos candidatos avaliados que haja a mensuração de suas habilidades como reflexo da relação concreta e objetiva do meio social e natural com o indivíduo. Abaixo a massificação, alienação e padronização cultural!
A universidade brasileira está em crise. Esse é o coro de reitores, nós professores, estudantes e o nosso mundo acadêmico. Centenas de milhares de estudantes que recorreram ao Fies hoje são inadimplentes. Onde o mercado de trabalho para juventude? Onde as universidades brasileiras no ranking das melhores academias do mundo? O hiato entre a realidade brasileira e o nosso mundo universitário é imenso.                  
Por que importar milhares de médicos? Não os temos? Não os formamos? Se a carreira de magistrado se inicia nos rincões mais distantes, e, cumprindo etapas, tem aumentada sua remuneração e se aproxima dos grandes centros urbanos, por que o mesmo não se dá com médicos e demais profissionais? No México para obter seu diploma o concluinte do curso superior tem de prestar pelo menos dois anos de serviço público, quer seja na rede pública ou privada. 
Por que não no Brasil?.                                                                                           
Quando o saudoso Darcy Ribeiro concebeu a lei orgânica do ensino superior estabeleceu a autonomia universitária, porém não pensava ele em criar ‘"planetas fora do sistema solar"’, na verdade em estimular, com liberdade, um mundo de pesquisas, de ciências, a serviço da sociedade.                                                                
O repasse de recursos para universidade brasileira deveria ser proporcional ao serviço que esta venha a prestar a sociedade brasileira. Que a atual inadimplência dos nossos jovens para com Fies não seja anistiada, sim convertida em serviço público. É com ética que se constrói a verdadeira revolução da educação brasileira.
Elísio Brasileiro é professor, presidente da Fundação Ulysses Guimarães da Bahia


Nenhum comentário: