Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

No Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Você sabe o que é zerésima?

Relatório é emitido pelo presidente da mesa receptora de votos 
entre 7 horas e 7h30 do dia da votação
No próximo domingo, 2, mais de 144 milhões de eleitores, destes, 10.570.085 na Bahia, 397.590 em Feira de Santana, estão aptos para escolher seus candidatos a prefeito e vereador. Para atender esta demanda serão disponibilizadas, um total estimado de 38.080 urnas eletrônicas para atender as 205 zonas eleitorais baianas.
Mas, antes do primeiro eleitor ficar frente a frente com a urna eletrônica, o presidente da mesa receptora de votos já terá ligado a máquina, entre 7 horas e 7h30, na presença dos mesários e fiscais de partidos políticos, para emitir o relatório chamado "zerésima".
Este relatório traz toda a identificação da máquina, comprova que nela estão registrados todos os candidatos e que não há nenhum voto computado, ou seja, a urna tem "zero voto". Após a impressão da zerésima, o presidente da seção, os mesários e os fiscais dos partidos ou coligações que estiverem presentes devem assiná-la.
Ao término da votação, às 17 horas, o presidente da seção eleitoral deve digitar uma senha na urna para encerrar a votação. Logo após, o equipamento emitirá cinco vias do boletim de urna, com os seguintes dados: total de votos recebidos por cada candidato, partido político, votos brancos, votos nulos, número da seção, identificação da urna e a quantidade de eleitores que votaram na respectiva seção. O boletim e a zerésima são então encaminhados à junta eleitoral.
Fonte: Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

Nenhum comentário: