Foto: Jorge Magalhães
No Sistema BRT, conforme o Plano Diretor Municipal de Circulação, Sistema Viário e Tráfego, consta o Projeto Executivo de Paisagismo, que além de contemplar a questão da vegetação ao longo das avenidas Getúlio Vargas e João Durval Carneiro, ainda atende ainda questões relativas às calçadas, ao mobiliário urbano, arborização e ao redesenho do canteiro central.
No projeto o número quantitativo de árvores mantidas, a retirar
e a propor:
Árvores Mantidas: 1.464
Árvores Retiradas: 136
Árvores Novas - Pequeno Porte: 352
Árvores Novas: Médio Porte 145
Árvores Novas: Grande Porte 09
Palmeiras mantidas: 38
Palmeiras a retirar: 2
Paisagismo
O Projeto Básico de Paisagismo do Sistema BRT de Feira
de Santana - Programa de Mobilidade Urbana, foi desenvolvido através dos
estudos preliminares levantados e propostos inicialmente pela concepção do
Projeto de Urbanismo, que definiu o traçado urbano. A concepção deste projeto
levou em consideração os elementos físicos do terreno, tais como a vegetação,
arborização, área de preservação, edificações, calçadas existentes, entre
outros, integrando aos outros projetos.
Como parte de um projeto de desenho urbano, o Projeto
de Paisagismo além de contemplar a questão da vegetação ao longo das avenidas,
atende ainda questões relativas às calçadas, ao mobiliário urbano, arborização
e ao redesenho do canteiro central.
A principal diretriz de projeto foi garantir a
acessibilidade, dentro das premissas das normas do desenho universal. Neste
contexto, são propostas travessias elevadas de pedestres nas "ilhas" de
embarque e desembarque do Sistema BRT e canteiro central, já nas rotas de pedestres
entre as avenidas adjacentes com ruas que desembocam na principal e ao canteiro
central foram propostas rebaixamento do piso nas calçadas com rampas de
acessos.
Canteiro
Central
Para o tratamento
paisagístico dos canteiros centrais das avenidas Getúlio Vargas e João Durval
procurou-se manter uma mesma linguagem de caminhos e unidade visual, partindo
do princípio da preservação das árvores já existentes, e retirando apenas
árvores que fossem necessárias para a implantação das estações e seu bom
funcionamento.
A proposta do corredor contempla
a criação de ilhas para a instalação das estações do BRT.
Vegetação
Para o projeto de paisagismo
foram indicadas apenas o porte das árvores a serem plantadas, sendo definidas
em: pequeno, médio e grande porte. Por este motivo todas as espécies arbóreas
serão estabelecidas pela Prefeitura de Feira de Santana, entretanto sugere-se
que estas espécies sejam espécies nativas da região ou já então cultivadas e
consolidadas na região.
Em princípio, não se pode
perceber uma organização e planejamento na arborização dos canteiros centrais e
nas calçadas laterais das avenidas Getúlio Vargas e João Durval, nota-se a existência
de muitas espécies que foram plantadas posteriormente e de maneira desordenada.
Desta forma, o Projeto
Básico de Paisagismo buscou compor a paisagem reforçando os maciços de árvores
existentes com a plantação de novos indivíduos, e valorizando assim a paisagem
que os corredores de ônibus trará.
Para a concepção e
elaboração do Projeto Arbóreo faz-se necessário a remoção de algumas árvores
para viabilizar a implantação do corredor de ônibus. Desta maneira, foi
realizado um levantamento preliminar da vegetação existente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário