O prefeito eleito de Salvador ACM Neto afirmou nesta terça-feira, 27, em Nova
Iorque, nos Estados Unidos, que vai criar uma agência para atração de investimentos na
capital baiana, chamada de Salvador Negócios. "Vamos buscar o capital privado
no mundo oferecendo segurança jurídica e um ambiente onde o investidor
reconheça nossa riqueza cultural, natural e todo nosso potencial", afirmou, em
palestra no painel "Brasil 2013: Prospectos Econômicos e Políticos", que
acontece na Sociedade Americana/Conselho das Américas.
No painel, coordenado pelo presidente da Câmara Federal, deputado Marco Maia (PT-RS), Neto, que faz a última viagem oficial como deputado, disse que vai encontrar uma Salvador em dificuldades, com a menor arrecadação per capita do Nordeste. Ele afirmou que pretende tomar medidas duras para organizar a cidade, modernizar a Prefeitura e aumentar a arrecadação sem elevar impostos, a exemplo da redução de cargos comissionados e o estabelecimento de um plano de metas. "A avaliação dos secretários e dirigentes de órgãos será trimestral. Vamos buscar a eficiência na gestão".
Em sua exposição, Neto também salientou que a Copa das Confederações e a Copa do Mundo vão ajudar o Nordeste e Salvador, alavancando a atração de investimentos, sobretudo na área da infraestrutura, dos transportes e turismo. "Em Salvador, temos uma cidade muito dependente do ônibus. O metrô é um desafio. Já temos a primeira etapa do metrô e o Governo do Estado vai conduzir a ampliação, via Parceria Público-Privada (PPP), ao lado da Prefeitura. Estão previstos a construção de mais 30 quilômetros nos próximos anos na cidade, além de outros investimentos viários, graças aos dois eventos esportivos", contou.
"Uma pesquisa feita por entidades turísticas e empresariais para avaliar o potencial de Salvador durante a Copa das Confederações e Copa do Mundo revela que a cidade é a quarta sede mais conhecida, depois do Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília", acrescentou democrata. ACM Neto lembrou que Salvador é o principal destino turístico da Bahia e tem atraído o turista dos EUA. "Nos dois últimos anos, os norte-americanos foram os turistas estrangeiros que mais visitaram a Bahia, com 12% do total, seguidos pelos franceses, italianos, portugueses, alemães, espanhóis, argentinos, ingleses, chilenos e suiços".
O objetivo do painel foi discutir os desafios brasileiros para o próximo ano em setores diversos, incluindo política industrial e de desenvolvimento, inovação e as recentes alterações na legislação. Além de Neto, também participaram o vice-presidente da Baskem, Marcelo Lyra, e o secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Alessandro Teixeira.
(Com informações de Alexandre Reis, da Assessoria de Imprensa) No painel, coordenado pelo presidente da Câmara Federal, deputado Marco Maia (PT-RS), Neto, que faz a última viagem oficial como deputado, disse que vai encontrar uma Salvador em dificuldades, com a menor arrecadação per capita do Nordeste. Ele afirmou que pretende tomar medidas duras para organizar a cidade, modernizar a Prefeitura e aumentar a arrecadação sem elevar impostos, a exemplo da redução de cargos comissionados e o estabelecimento de um plano de metas. "A avaliação dos secretários e dirigentes de órgãos será trimestral. Vamos buscar a eficiência na gestão".
Em sua exposição, Neto também salientou que a Copa das Confederações e a Copa do Mundo vão ajudar o Nordeste e Salvador, alavancando a atração de investimentos, sobretudo na área da infraestrutura, dos transportes e turismo. "Em Salvador, temos uma cidade muito dependente do ônibus. O metrô é um desafio. Já temos a primeira etapa do metrô e o Governo do Estado vai conduzir a ampliação, via Parceria Público-Privada (PPP), ao lado da Prefeitura. Estão previstos a construção de mais 30 quilômetros nos próximos anos na cidade, além de outros investimentos viários, graças aos dois eventos esportivos", contou.
"Uma pesquisa feita por entidades turísticas e empresariais para avaliar o potencial de Salvador durante a Copa das Confederações e Copa do Mundo revela que a cidade é a quarta sede mais conhecida, depois do Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília", acrescentou democrata. ACM Neto lembrou que Salvador é o principal destino turístico da Bahia e tem atraído o turista dos EUA. "Nos dois últimos anos, os norte-americanos foram os turistas estrangeiros que mais visitaram a Bahia, com 12% do total, seguidos pelos franceses, italianos, portugueses, alemães, espanhóis, argentinos, ingleses, chilenos e suiços".
O objetivo do painel foi discutir os desafios brasileiros para o próximo ano em setores diversos, incluindo política industrial e de desenvolvimento, inovação e as recentes alterações na legislação. Além de Neto, também participaram o vice-presidente da Baskem, Marcelo Lyra, e o secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Alessandro Teixeira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário