Transformar o Shopping Aeroclube num grande centro de movimentação financeira, construir novos hotéis de praia e requalificar a orla da Cidade Baixa. Essas são algumas propostas que o candidato a prefeito de Salvador, deputado federal ACM Neto (Democratas), pretende concretizar para alavancar o turismo da capital baiana, caso eleito.
Na noite
de quinta-feira, 19, segundo dia do debate promovido pelo Conselho Baiano de
Turismo (CBTur), o candidato discutiu suas pretensões políticas para o setor
com representantes de instituições e empresários do trade turístico. O próximo
candidato a ser sabatinado é Nelson Pelegrino, no dia 25.
Enfatizando
que "Salvador é uma cidade viável, possível de ser administrada e com economia
vocacionada para o turismo", ACM Neto ressaltou que “atualmente, falta
estratégia para vender a nossa cidade. Salvador precisa ser vendida no Brasil e
no mundo e, para isso, nós precisamos fazer um trabalho de branding (gestão de
marca)", explica.
Para o
prefeiturável, a falta de um plano estratégico de desenvolvimento faz com que
cada vez menos turistas venham para cidade. O presidente da Associação
Brasileira de Agentes de Viagem da Bahia (Abav-BA), Pedro Galvão, concorda: "De
janeiro pra cá, Salvador perdeu 100 mil passageiros em relação ao ano passado,
segundo dados da Infraero. A orla marítima precisa ser revitalizada, a
mobilidade urbana melhorada e a segurança reforçada", elenca.
De acordo
com o presidente da CBTur, Sílvio Pessoa, Salvador registrou uma taxa de
ocupação nos hotéis de 65% nos últimos anos, a mesma média européia. "Com a
crise financeira, a ocupação no primeiro semestre decresceu, mas ainda somos o
estado que mais recebe turistas no Nordeste. Em âmbito nacional, só perdemos
para o Rio de Janeiro e São Paulo", frisa.
Caso vença as eleições, ACM também pretende:
- Criar uma agência
ou secretaria para gerenciar o turismo;
- Através de
parcerias público-privadas fazer intervenções viárias que possibilitem a
ligação do Subúrbio Ferroviário ao bairro do Comércio;
- Promover o
turismo náutico na Baía de Todos-os Santos;
- Implantar o
turismo cultural, histórico e religioso na capital;
- Fazer um museu no
bairro da Liberdade, que reunirá o que há de mais expressivo da cultura
africana fora da África;
- Pensar em
políticas de incentivo fiscal e tributário para cidade;
- Equipar a Guarda
Municipal e elevar para 400 o número de câmeras de monitoramento da cidade.
Atualmente, são 40;
- Estimular o
soteropolitano a fazer o turismo interno na capital;
- Repensar o
Carnaval de Salvador, com atenção especial ao Circuito Osmar (Campo Grande)
para evitar sua decadência e a iminente saturação do circuito Barra-Ondina
(Dodô).
Fonte:
"Gente & Mercado"
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