Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Um cantinho de paz em casa

Na correria do dia a dia é muito importante tirar preciosos minutos para relaxar. Saiba como criar um espaço em seu lar para meditar e fugir do estresse
Para criar um espaço de meditação em casa, as profissionais da AKinteriores investem no conforto e aconchego
Foto: Henrique Salei
Uma das doenças mais comuns atualmente é o estresse. Conforme pesquisa da International Stress Management Association, 70% dos brasileiros economicamente ativos sofrem desse mal. Essa doença contemporânea causa efeitos preocupantes como: perda de apetite, falta de estímulo e até depressão. Uma das formas de se evitar isso é meditando. Estudo publicado no periódico American Journal of Cardiology mostrou que a meditação transcendental diminuiu em 49% as mortes por câncer, em 30% as decorrentes de problemas cardiovasculares e em 23% as provocadas por doenças em geral.
Portanto, cuidar do bem estar do corpo e da mente é indispensável para viver uma vida saudável e equilibrada. A meditação tem um papel importante para que esse equilíbrio seja alcançado e, sabendo aproveitar os espaços, pode ser realizada em casa. "Para construir um ambiente dedicado ao relaxamento não é preciso muitas coisas nem mesmo muito espaço. Pode ser um cantinho com fouton ou um altar, depende das crenças e/ou onde a pessoa encontra seu equilíbrio", explica Flávia Soares. A arquiteta também explica que mesmo quem mora em apartamento, e tem menos espaço, pode meditar sem se preocupar: "Quem mora em apartamento, tem muitas opções para fazer. Pode ser na varanda, no corredor, ou até no cantinho do criado mudo".
Klazina Norden e Ana Karina Chaves, da Akinteriores, orientam a forma de ambientar o espaço para que ele fique mais relaxante: "Deve-se optar pela utilização de cores suaves e frias, como tons de azul ou verde, pois ajudam a relaxar, trazem tranquilidade". As profissionais enumeram dicas para que esse espaço fique mais acolhedor e favorável à meditação: "A iluminação deve ser indireta, pois torna o ambiente mais aconchegante. Objetos e elementos que te inspirem sejam eles fotos, imagens, cristais, mandalas, incensos, velas ou flores podem ser utilizados. Tapetes, tatames, foutons e almofadas também são muito comuns nesses cantinhos, pois trazem conforto e bem estar".
No entanto, também há elementos que devem ser evitados. Segundo Klazina e Ana Karina, "cores fortes como o vermelho e o laranja são muito vibrantes e dificultam o relaxamento". Já a arquiteta Flávia Soares, chama a atenção para que "seja evitado criar um espaço de meditação, baseado em símbolos religiosos que não fazem parte da crença de todos os moradores da casa". Tendo em vista todos esses conselhos, basta respirar fundo, relaxar e começar a meditação.
(Com informações de Ana Paula Horta e Fernanda Pinho, da Mão Dupla Comunicação)

Nenhum comentário: