
2. Aspecto do 1º Encontro de Vereadores da Região Metropolitana, organizado pela União de Vereadores da Bahia
3. Gestor executivo da UVB Tiago Martins, vereadora Terezinha Correia. 1ª vice-presidente da UVB, vereador Joceval Rodrigues, presidente da UVB, e vereador Araci Reis, presidente da Câmara de Dias d'Ávila
Fotos: Divulgação
O 1º Encontro de Vereadores da Região Metropolitana, organizado pela União de Vereadores da Bahia (UVB), na quinta-feira, 26, na Câmara Municipal de Dias d'Ávila reuniu vereadores de 15 municípios, inclusive o vereador Marcos Pinto, presidente da Câmara de Macaúbas,distante 682 quilômetros de Salvador.
A parceria firmada com o Tribunal de Contas dos Municípios oportunizou aos vereadores tirarem suas dúvidas sobre fiscalização das contas do Executivo e gestão das contas da própria Câmara Municipal. As dúvidas foram esclarecidas pelos conselheiros substitutos do TCM Ronaldo Nascimento de Santana, Antônio Carlos da Silva e José Cláudio Ventin, que estiveram presentes.
Outro tema debatido foi a reforma política e seus impactos nas eleições municipais, onde os vereadores puderam esclarecer temas como fidelidade partidária, lista fechada, entre outros.
O resultado positivo do evento acabou despertando o interesse de outras câmaras em sediar eventos da UVB, como a presidente da Câmara de Mata de São João, vereadora Luciene Tavares, que registrou a intenção de realizar um encontro em seu município.
A vereadora Rose Queiroz, diretora de Educação da UVB, de Madre de Deus, que esteve presente ao evento acompanhada dos vereadores Vivaldo Fernandes e Antonio Carlos Soró, também de Madre de Deus, propôs que outro encontro ocorresse na própria Região Metropolitana de Salvador para debater sobre a reforma política. "No próximo ano estaremos no processo de eleições municipais e temos que ter conhecimento dessas mudanças nas leis eleitorais", argumentou a vereadora.
O presidente da UVB, vereador Joceval Rodrigues de Salvador, agradeceu nominalmente a presença de todos os vereadores e presenteou os presidentes das Câmaras da Região Metropolitana com banner, que além das marcas da UVB e da Câmara Municipal de Dias d'Ávila registrava o nome do presidente e município de cada Câmara. "O sucesso deste evento é recebido pela diretoria da UVB em forma de combustível, com isso vamos aumentar ainda mais nossos trabalhos para valorizar o vereador, que sem dúvida é a principal pilastra de sustentação da democracia, por estar mais próximo do povo e conhecer de perto suas necessidades", avaliou Joceval.
Para Tiago Martins, gestor executivo da União de Vereadores da Bahia, o mérito do evento se deu pela união da UVB e seus parceiros que "juntos puderam organizar tão importante evento, além dos esforços de toda a diretoria da UVB, podemos contar com apoios de grande importância, como o TCM que enviou três competentes auditores, que são conselheiros substitutos do Tribunal; da Câmara Municipal de Dias d'Ávila que nos deu toda a infra-estrutura para realizarmos este evento; da UniJorge, que realizará cursos em parceria com a UVB; o IPM Brasil; a Central de Outdoor-Bahia, entre outros que juntos construiram este grande evento", concluiu Martins.
(Com informações da UVB)
Nenhum comentário:
Postar um comentário