Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Inscrição para processo seletivo da Escola de Cinema de Cuba

A Coordenação dos Exames de Seleção para a Escuela Internacional de Cine y Televisión de los Baños (EICTV) no Brasil comunica a todos que estarão abertas até o dia 11 de março as inscrições para o Processo Seletivo 2011/2014. As provas serão aplicadas nos dias 18 e 19 de março, em cinco cidades: Belo Horizonte-MG, Recife-PE, Florianópolis-SC, Goiânia-GO e Belém-PA.
Serão oferecidas sete especializações: Direção, Produção, Roteiro, Fotografia, Som, Documentário e Edição. Cada candidato deverá optar por uma destas especializações.
Do Brasil, serão selecionados de quatro a seis candidatos que irão fazer parte de um grupo de 40 estudantes de todo o mundo, principalmente da América Latina. O curso tem duração de três anos. O início está previsto para setembro de 2011 e término em julho de 2014.
A EICTV, convoca anualmente a jovens entre 22 e 29 anos de idade, da América Latina e Caribe, África, Ásia, Ocêania e Europa a participar do Curso Regular como residentes na Finca San Tranquilino durante um período de três anos.
A EICTV é uma organização não governamental situada em Cuba. Trata-se do projeto acadêmico mais importante da Fundação do Novo Cinema Latino-americano (FNCL) que foi fundada em dezembro de 1985 sob os auspícios do Comitê de Cineastas de América Latina. É presidida, desde seus inícios, pelo escritor colombiano e prémio Nobel de Literatura, Gabriel García Márquez. Ano a ano recebe alunos que vêm de todas partes do mundo para estudar cinema. Esta escola se distingue pela visão de seus fundadores: o poeta e cineasta argentino Fernando Birri, e o realizador e ensaísta cubano Julio García Espinosa.
Durante os três anos do curso regular, os alunos cumprem um plano de estudos intenso e complexo que abrange como mínimo a realização de quatro trabalhos audiovisuais em cinema e vídeo, e uma tese final rodada em 35 milímetros.Um comitê de admissão, que inclui o corpo acadêmico da escola, escolhe os candidatos para o curso regular considerando suas habilidades artísticas, potencial criativo e nível cultural. O critério de seleção está determinado tanto pelas disponibilidade de espaço na escola, como pelas necessidades de equilibrar cultural e profissionalmente aos participantes, pois o objetivo da escola é criar uma turma coesa, que trabalhe de maneira solidária durante os anos de estudo e indo além disso, na vida profissional imediata.
Condições para fazer o vestibular no Brasil:
Os documentos e materiais serão entregues no dia 18 de março, antes dos exames escritos.
Ter idade entre 22 e 29 anos (nascidos entre 1981 e 1989).
Preencher e enviar por e-mail a ficha de inscrição para a comissão do local onde fará a prova - o candidato deve levar uma cópia impressa, no dia da prova.
Apresentar certificados legais de estudos que demonstrem que concluiu dois anos de estudos sistemáticos, técnicos ou universitários em qualquer carreira - apresentar os títulos ou diplomas em fotocópias legais.
Apresentar seu currículo impresso.
Apresentar carta de motivação, com não menos que três laudas, que justifique seu interesse em estudar cinema. No caso de este texto estar escrito em português, o candidato deve apresentar uma cópia em espanhol.
Apresentar um auto-retrato do candidato, em qualquer suporte, técnica ou formato.
Apresentar um arquivo pessoal (portfólio), com materiais em cine, vídeo, foto fixa, música, artes gráficas, literatura, teatro, imprensa, e outros, em cuja elaboração haja participado ou desempenhado um papel significativo e criativo, e que seu nome figure nos créditos da mesma.
Pagar a taxa de inscrição de 50 reais (o pagamento deve ser efetuado em dinheiro, no dia da prova).
Entregar seis fotos, tamanho 10x10. Uma das fotos deverá ser afixada no local apropriado da ficha de inscrição.
Certificado médico de aptidão física e mental.
Processo de Seleção:
Cada candidato responderá à duas provas escritas: uma prova de conhecimentos gerais e uma prova correspondente à especialização que escolheu.
Os candidatos aprovados nas provas escritas passarão por entrevista oral no dia seguinte (19 de março). A comissão julgadora, então, realiza uma pré-seleção indicando os melhores candidatos em cada especialização. Caso haja necessidade, algumas entrevistas serão realizadas no domingo, dia 20 de março.
Os candidatos que tenham vindo de outras cidades terão prioridade, na ordem das entrevistas.
Todo o processo é realizado em português.
O material e a documentação dos selecionados são enviados, em seguida, para Cuba, para a EICTV. O Conselho Docente da Escuela faz a seleção final.
Os nomes dos candidatos selecionados devem ser anunciados na segunda quinzena de junho.
A prova específica acontece entre 8 horas e 11h30 e a geral, entre 13h30 e 16 horas, no dia 18 de março.
Matrícula:
A matrícula para os três anos tem um custo de cinco mil euros por ano. Forma de pagamento: à vista (em setembro) ou em duas parcelas (setembro e janeiro). Ministério da Cultura, por meio da Secretaria do Audiovisual subsidia parte do valor da matrícula dos alunos brasileiros sendo que o restante pago pelo aluno.
Os estudantes que ingressam no curso regular têm direito a hospedagem em quartos individuais, alimentação, transporte entre Havana e San Antonio de los Baños, assistência médica primária e de emergência, material escolar e produção integral dos trabalhos em cinema e vídeo.
Informações e inscrições:
Baixar a ficha de inscrição. Após o preenchimento, a ficha de inscrição deve ser enviada por e-mail para eictvbrasil@gmail.com
(Com informações de Patricia Martin, representante da EICTV no Brasil)

Um comentário:

Thomas disse...

Escola de Cinema em Cuba? Para ensinar a fazer propaganda do regime?