Deu no "Ex-Blog do César Maia":
1. Os slogans de Serra e Dilma afirmam a mesmíssima coisa. Continuar e mudar. Continuar e avançar. O de Serra diz: "O Brasil pode mais". O de Dilma diz: "Seguir mudando". Na prática, os dois afirmam continuidade com mudança.
2. Curiosa a análise das equipes de comunicação. O que se esperava do slogan de Dilma era continuidade sem adjetivos. O que se esperava de Serra era mudança sem substantivos. Por que ambos - no fundo - falam da mesma coisa?
3. O slogan de Dilma pode gerar alguma confusão: mudar para que? Mudar para onde? Mudanças não são continuidade. O de Serra pode gerar alguma confusão: fazer mais o que? Mais do mesmo? Mais de outra coisa? Como o de Serra veio antes, pode ser que o de Dilma tenha este objetivo: dizer o mesmo de outra forma.
4. Os dois slogans acompanham uma tendência das eleições nos países desenvolvidos. Fazer um slogan mobilizador sem indicar temas. Se ajustando aos slogans de Obama e Merkel, o de Serra poderia ser: Podemos Mais. E o de Dilma, Seguindo Juntos.
5. Agora, cabe às pesquisas qualitativas ajudar a saber o que os eleitores vão entender de um ou outro slogan. E ir as ruas perguntar o mesmo.
1. Os slogans de Serra e Dilma afirmam a mesmíssima coisa. Continuar e mudar. Continuar e avançar. O de Serra diz: "O Brasil pode mais". O de Dilma diz: "Seguir mudando". Na prática, os dois afirmam continuidade com mudança.
2. Curiosa a análise das equipes de comunicação. O que se esperava do slogan de Dilma era continuidade sem adjetivos. O que se esperava de Serra era mudança sem substantivos. Por que ambos - no fundo - falam da mesma coisa?
3. O slogan de Dilma pode gerar alguma confusão: mudar para que? Mudar para onde? Mudanças não são continuidade. O de Serra pode gerar alguma confusão: fazer mais o que? Mais do mesmo? Mais de outra coisa? Como o de Serra veio antes, pode ser que o de Dilma tenha este objetivo: dizer o mesmo de outra forma.
4. Os dois slogans acompanham uma tendência das eleições nos países desenvolvidos. Fazer um slogan mobilizador sem indicar temas. Se ajustando aos slogans de Obama e Merkel, o de Serra poderia ser: Podemos Mais. E o de Dilma, Seguindo Juntos.
5. Agora, cabe às pesquisas qualitativas ajudar a saber o que os eleitores vão entender de um ou outro slogan. E ir as ruas perguntar o mesmo.
Um comentário:
Enquanto Dilma isola a possibilidade de Serra poder fazer qualquer coisa e muito menos continuar o que Lula "já fêz", Serra, mais consciente, diz a verdade: Pode fazer ainda mais, o que não exclui o que Lula já fez.
O que deveria ser enfatizado mais nas propagandas de Serra é quem tem mais experiência prá avançar.
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