Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Lançamento nacional - Orient CinePlace Boulevard

Lançamento nacional - Orient CinePlace Boulevard
15 - 18 - 21 (Dublado)

segunda-feira, 1 de março de 2010

Alunos constatam poluição ambiental em área do entorno da FTC

Ver de perto as condições ambientais e sociais da área de entorno do campus da FTC Feira de Santana. Foi com este objetivo que os alunos do curso de Pós-Graduação em Gestão Ambiental foram a campo. Durante a visita, eles constataram o descarte de rejeitos da construção civil, domésticos (Foto: Divulgação) e industriais, causando poluição visual, do ar, do solo e da água.
Apesar da coleta pública ser feita regularmente nas proximidades, os terrenos baldios apresentam grande quantidade e variedade de lixo, das mais diversas origens. O relatório apresentado ao professor Robinson Moresca, da disciplina Meio Ambiente Urbano, Rural e Industrial indica a prática de descarte de resíduos sólidos de forma inadequada, o que pode causar impactos significativos á natureza.
Outro aspecto destacado pelos alunos, de acordo com o professor Moresca, é a queima indiscriminada de lixo, o que vem causando acúmulo de resíduos e poluição atmosférica, além de representar riscos de incêndio. “O descarte dos resíduos de abatedouros, tais como penas e vísceras de aves, provocam odores fortes, além de atrair vetores causadores de doenças”, diz o relatório.
Resíduos de construção civil que podem provocar danos ao solo; couros e borrachas provenientes de pequenos estabelecimentos comerciais e propriedades locais; lâmpadas fluorescentes, que representam perigo, pois contêm metais pesados danosos à vida das pessoas e dos animais; e pneus que são queimados no próprio local. Tudo isso foi constatado como ações que agridem o meio ambiente.
Ainda segundo o professor, além do acúmulo de lixo, o grupo de estudantes verificou a existência de extração irregular de terra vegetal pela população, ocasionando problemas como erosão e impacto visual. O relatório aponta ainda o lançamento de esgoto a céu aberto, devido à falta de saneamento básico, podendo provocar danos a saúde dos moradores, contaminação do solo e das nascentes existentes no entorno.
Os problemas ambientais e de saúde coletiva identificados serão levados ao conhecimento dos órgãos públicos, visando a adoção de medidas mitigadoras. Os alunos propõem também desenvolver junto à comunidade local um projeto de conscientização ambiental, em parceria com a Prefeitura Municipal e comunidade acadêmica da cidade, além da limpeza imediata da área.
(Com informações de Madalena de Jesus e Socorro Pitombo, da Assessoria de Comunicação, FTC/FSA)

Nenhum comentário: