"Uma Aventura na Martinica" (To Have and ot Have), de Howard Hawks, 1944, da Coleção Folha Clássicos do Cinema, revisto na tarde deste sábado, 4, marcou a estréia de Lauren Bacall no cinema. Durante as filmagens, ela se apaixonou por Humphrey Bogart - depois eles se casaram.
O filme, em preto & branco, tem similaridades e é comparado com o clássico "Casablanca" (Casablanca), de Michael Curtiz, 1942, com o mesmo Humphrey Bogart. Além do ator, tem Marcel Dalio no elenco, um bar como o Rick's Cafe, também com um pianista, e ajuda a membros da resistência francesa.
O roteiro do filme foi baseado em um livro de um vencedor do Prêmio Nobel (Ernest Hemingway) e seu roteiro foi co-escrito por outro vencedor do Prêmio Nobel (William Faulkner).
"Uma Aventura na Martinica é um dos quatro filmes em que Humphrey Bogart e Lauren Bacall contracenaram juntos. "À Beira do Abismo" (The Big Sleep), de Howard Hawks, 1946; "Prisioneiro do Passado" (Dark Passage), de Delmer Dves, 1947; e "Paixões em Fúria" (Key Largo), de John Huston, 1948, foram os outros.
Foi refilmado como "Redenção Sangrenta" (The Breaking Point), de Michael Curtiz, 1950, com John Garfield e Patrica O'Neal, e "Contrabando de Armas" (The Gun Runners), de Don Siegel, 1958, com Audie Murphy e Patricia Owens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário