Por Artur Renato Almeida, de São Paulo
A Responsabilidade Social Empresarial (RSE), que também é definida como Responsabilidade Social Corporativa, Responsabilidade com a Sustentabilidade, Cidadania Corporativa, emerge como um importante tema de gestão empresarial, cujo elemento diferenciador é que já não importa apenas “o quanto se ganha”, mas, também, “como se ganha”. Passamos a pensar em empresa-cidadã, que procura, com uma atitude estratégica, ter a capacidade de ouvir, compreender e satisfazer as expectativas e interesses legítimos de seus diversos públicos: acionistas, consumidores, fornecedores, comunidades e funcionários.
Fica estabelecido, assim, um vínculo indissolúvel entre a RSE e o que se apregoa como sustentabilidade, entendida como a capacidade de gerar valor e perdurar no tempo a partir do uso responsável dos recursos sociais.
Nos nossos dias, o que se observa em várias partes do mundo, inclusive no Brasil, é que cada vez mais investidores e consumidores exigem que as empresas tenham mais responsabilidades pelos impactos ambientais e sociais decorrentes de suas práticas. Empresas que dedicam atenção ao tema têm sido premiadas pelo mercado e as negligentes penalizadas.
Gosto muito de estudar a RSE, gosto muito de participar de ações que visam melhor entender o que ela representa e de ser agente divulgador de tão importante tema. Várias entidades no Brasil procuram incentivar as práticas de RSE. A Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomércio), por exemplo, dentro do contexto das comemorações do seu 70º aniversário, lança nesta quinta-feira, 4 de setembro, o 1º Prêmio Fecomércio de Sustentabilidade com o objetivo de reconhecer as iniciativas de sustentabilidade das empresas e entidades empresariais dos setores de comércio e serviços do Estado de São Paulo. Vale destacar que as empresas serão premiadas por categorias de participação definidas no contexto de micro, pequena/média e grande empresa, além da categoria de entidade empresarial. Mais informações: www.fecomercio.com.br/sustentabilidade.
A Fecomércio com essa iniciativa se incorpora aos esforços que visam conclamar os empresários a assumirem suas responsabilidades sociais e ambientais. A construção de uma sociedade mais justa e de uma economia sustentável é papel de todos e não apenas de governos.
A Responsabilidade Social Empresarial (RSE), que também é definida como Responsabilidade Social Corporativa, Responsabilidade com a Sustentabilidade, Cidadania Corporativa, emerge como um importante tema de gestão empresarial, cujo elemento diferenciador é que já não importa apenas “o quanto se ganha”, mas, também, “como se ganha”. Passamos a pensar em empresa-cidadã, que procura, com uma atitude estratégica, ter a capacidade de ouvir, compreender e satisfazer as expectativas e interesses legítimos de seus diversos públicos: acionistas, consumidores, fornecedores, comunidades e funcionários.
Fica estabelecido, assim, um vínculo indissolúvel entre a RSE e o que se apregoa como sustentabilidade, entendida como a capacidade de gerar valor e perdurar no tempo a partir do uso responsável dos recursos sociais.
Nos nossos dias, o que se observa em várias partes do mundo, inclusive no Brasil, é que cada vez mais investidores e consumidores exigem que as empresas tenham mais responsabilidades pelos impactos ambientais e sociais decorrentes de suas práticas. Empresas que dedicam atenção ao tema têm sido premiadas pelo mercado e as negligentes penalizadas.
Gosto muito de estudar a RSE, gosto muito de participar de ações que visam melhor entender o que ela representa e de ser agente divulgador de tão importante tema. Várias entidades no Brasil procuram incentivar as práticas de RSE. A Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomércio), por exemplo, dentro do contexto das comemorações do seu 70º aniversário, lança nesta quinta-feira, 4 de setembro, o 1º Prêmio Fecomércio de Sustentabilidade com o objetivo de reconhecer as iniciativas de sustentabilidade das empresas e entidades empresariais dos setores de comércio e serviços do Estado de São Paulo. Vale destacar que as empresas serão premiadas por categorias de participação definidas no contexto de micro, pequena/média e grande empresa, além da categoria de entidade empresarial. Mais informações: www.fecomercio.com.br/sustentabilidade.
A Fecomércio com essa iniciativa se incorpora aos esforços que visam conclamar os empresários a assumirem suas responsabilidades sociais e ambientais. A construção de uma sociedade mais justa e de uma economia sustentável é papel de todos e não apenas de governos.
* Consultor, Artur Renato Almeida é feirense e atua em São Paulo. É colaborador do Blog Demais
Um comentário:
Mesmo em São Paulo, Artur Renato Almeida é um feirense que está sempre lembrando de sua terra e elevando-a.
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