Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda de ingressos - Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda de ingressos - Orient CinePlace Boulevard
28/11 a 04/12: 14 - 16h10 - 18h20 - 20h30 (Dublado)

terça-feira, 30 de outubro de 2007

Como os livros queimam



Sugestivas cenas de "Fahrenheit 451"
Divulgação

O que seria da sua vida se você não tivesse o direito de ler? Esta a premissa do filme “Fahrenheit 451”, de François Truffault, realizado há 41 anos, ainda atual. Foi visto no Cine Santanópolis, no final dos anos 60. Também em VHS e agora em DVD, que foi adquirido para coleção. É baseado no romance homônimo de Ray Bradbury. Tem Oskar Werner e Julie Christie no elenco.
O título é uma referência à temperatura que os livros são queimados. Convertido para Celsius, esta temperatura equivale a 233 graus. O filme faz refletir sobre a necessidade de liberdade de expressão. Faz apologia à livre circulação de idéias. O tema da manipulação de informações também está contido na obra.
Em um futuro hipotético, em Estado totalitário, os bombeiros têm como função principal queimar qualquer tipo de material impresso, pois foi convencionado que literatura é um propagador da infelicidade. Mas um bombeiro começa a questionar essa linha de raciocínio quando vê uma mulher preferir ser queimada com sua biblioteca ao invés de permanecer viva.
Os créditos iniciais do filme não são escritos, mas narrados, para antecipar o clima de leitura proibida. Também são mostradas várias antenas de televisão nas casas, indicando ironia com as grandes invenções tecnológicas dos anos 50, pela influência exercida desde então nos lares, bem como com o futuro da humanidade.
Detalhe é que não tem nada a vez com o superstimado documentário “Fahrenheit 451 - 11 de Setembro” realizado por Michael Moore, em 2004.

Um comentário:

Anônimo disse...

http://www.jornalfeirahoje.com.br

Colbert não conta com o apoio do PT


Em resposta a matéria intitulada ”PMDB lança Colbert em Feira”, veiculada ontem na coluna de Samuel celestino, na qual o deputado sustenta que vai contar com o apoio da união de partidos que elegeu Jaques Wagner, o que significa apoio do PT. O deputado estadual Zé Neto (PT) foi enfático ao afirmar que o Partido dos Trabalhadores terá candidato próprio.

“Isso já está definido. Teremos candidato puro sangue à Prefeitura de Feira. Já comunicamos a posição do PT a Colbert, justamente para que ele não alimente esperanças”, afirmou Neto garante que essa postura já está definida, e que o Partido dos Trabalhadores terá um candidato ‘puro sangue’ para disputar o cargo no executivo feirense. “A posição do PT já foi comunicada ao deputado federal Colbert Martins, justamente para que ele não alimente vãs esperanças neste aspecto”, afirma Neto.

Texto: Sérgio Jones / Postado em: 17/10/2007
----------------

PMDB lança Colbert em Feira e os ânimos políticos se acirram


O PMDB, através de publicação oficial, confirmou o nome do deputado federal Colbert Martins como candidato do partido à Prefeitura de Feira de Santana. Colbert que trocou o PPS pelo PMDB este ano, sustenta a manutenção da união de partidos que elegeu Jaques Wagner, o que significa apoio do PT. O que o deputado não explica é que esse apoio pode vir a acontecer se ele sair no primeiro turno como o candidato catalisador do maior número de votos obtidos entre os representantes políticos dos partidos considerados mais à esquerda. Importante observar que o deputado federal Sérgio Carneiro (PT) e o deputado estadual Zé Neto (PT), ambos ambicionam entrar na disputa. No caso do deputado federal, este recentemente adotou a “princesinha do sertão” como seu domicílio eleitoral. Pelo caminhar da carruagem, muita água ainda vai passar por baixo da ponte.

Texto: Ségio Jones / Postado em: 16/10/2007 às 19:12