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terça-feira, 24 de julho de 2007

Museu de Arte Contemporânea ano 11

O Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira (MAC) completa 11 anos de atividades nesta quarta-feira, 25. Para comemorar a data a Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria da Cultura, Esporte e Lazer e da Fundação Cultural Municipal Egberto Tavares Costa, promove exposição dos artistas plásticos José Arcanjo (instalação), Pithon (escultura), Davi Bernardo (desenho), e Maristela Ribeiro (pintura).
Ainda na oportunidade, o Departamento de Atividades Culturais promoverá a entrega do CD do sexto Vozes da Terra, realizado no ano passado, aos vencedores e finalistas do festival de música. O CD consta com os seguintes trabalhos: “O Mistério das Cinco Estrelas”, primeiro lugar no festival, interpretação de Josh, letra e música de Jocélio de Morais; “Meu Coração É o Seu Lugar”, segundo lugar, interpretação de Juliana Greyce, também autora da letra e música; “O Rio”, terceiro lugar, interpretação de Edir, com letra e música de sua autoria.
Também “Minha Rosa”, que deu a Thalita Costa o prêmio de Melhor Intérprete Feminina; “Ó Tempo”, prêmio de Melhor Intérprete Masculino para Scooby Black; e “Festa dos Orixás”, que deu a Paty Lima o prêmio de Melhor Performance.
Ainda consta do CD do “Vozes da Terra” as músicas melhores classificadas: “Nó na Garganta”, interpretação de Heidy Raidi; “Livros” (“Paraísos Artificiais”), interpretação de Dudu das Candongas; “Incógnita”, interpretação de Alissan Paixão; e “Preto no Branco”, interpretação de Claudiana Cruz.
É como parte da premiação que os melhores classificados recebem exemplares do CD, em número de 50.

5 comentários:

Anônimo disse...

Empurraram a crise aérea com a barriga, diz Carlos Lessa

http://jbonline.terra.com.br/sitehtml/papel/pais/papel/2007/07/24/pais20070724011.html


Rodrigo Camarão


A crise aérea é uma tragédia anunciada, causada deliberadamente pelo governo ao cortar investimentos na segurança e não abrir concurso para contratar mais controladores de vôo. A afirmação é do professor emérito da UFRJ e ex-presidente do BNDES Carlos Lessa. Depois de 23 meses no cargo, foi demitido justamente pelas críticas ao modelo econômico adotado pelo presidente que ocupava o Palácio do Planalto há menos de dois anos. Acha que o dinheiro que poderia ser investido no sistema de transportes foi, em última instância, usado para pagar juros.


A prova da desatenção ao setor aéreo, conta ao JB Lessa, foi o episódio da Varig. Quando ocupava a presidência do BNDES, o economista tentou reestruturar o capital da empresa, considerada por ele de importância vital para o país. Conversou com credores nacionais - Banco do Brasil, Infraero - e internacionais - General Eletric - e os convenceu a trocar a dívida por ações, o primeiro passo para poder entrar com a verba do BNDES. O apoio faltou justamente dentro do governo. Precisaria que a Petrobras BR, que fornecia a querosene de aviação, e o Ministério da Fazenda, que tinha créditos previdenciários e fiscais da empresa, aceitassem rolar as dívidas.

- Esbarrei com o não do ministro Antonio Palocci por causa do acordo com o Fundo Monetário Internacional - lembra Lessa. - Qualquer tentativa de rolagem de dívida era considerada gasto. É uma perda de soberania.


Lessa chegou a ser criticado dentro do governo por querer transformar o BNDES num "hospital de empresas relevantes para o país". À época, conta, tentou levar a Varig ao hospital. Em vão. O resultado, observa Lessa, foi a perda de pelo menos 400 pilotos e técnicos dos mais experientes, que trabalham hoje no exterior.


- Desmantelaram uma rede nacional e internacional. É um crime - ataca o ex-presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. - Em 2003 e em 2004 houve cortes de gastos na segurança de vôo e não se fez concurso para contratar controladores de vôo. O então ministro da Defesa José Viegas cansou de avisar isso. A situação só vem se deteriorando desde pelo menos 2003. Essa crise aérea é uma tragédia anunciada. Trataram amadoristicamente o assunto e a questão foi empurrada com a barriga.


O sistema aéreo de um país é questão de integração nacional, lembra o professor. O medo sentido pelos passageiros - e desde o acidente da TAM, há uma semana, compartilhado também por tripulantes - prova que o governo negou-se a acabar com a crise ainda no nascedouro. Lessa conta que a necessidade o obrigou a controlar o receio de voar.

- Voei tanto que anestesiei o medo. Mas o apagão logístico nos transportes é dramático. Nas estradas, há 55 mil mortes por ano.

Anônimo disse...

Veja no jornal "O Globo" on line quem estava tentando pegar um avião depois do gesto obceno: O assessor do Pres. Lulla: Marco Aurélio Garcia (lendo "os Farsantes", no aeroporto Santos Dumont - bem sugestivo o título, não?).

Acesse o link e leia, o assessor especialista em mímicas obcenas, está irritadíssimo com a mídia!

Vejam no:

http://oglobo.globo.com/pais/mat/2007/07/23/296940914.asp

Anônimo disse...

23/07: Leite traz mais malefícios do que benefícios à saúde

Postado por: Tania Neves
Comente
3:44:12 PM
A tese ganhará o centro das atenções mais uma vez, durante
congresso de nutricionistas esta semana em São Paulo. Especialista
português convidado está entre os que condenam o alimento

O vilão da vez entre os alimentos proscritos por muitos nutricionistas e médicos ortomoleculares, o leite de vaca estará mais uma vez na berlinda durante o Congresso Internacional de Nutrição Clínica Funcional, que começa quinta-feira em São Paulo. Desta vez, até um especialista estrangeiro virá ajudar a desmascarar aquele que um dia já foi considerado o alimento perfeito. Pedro Bastos, um dos mais renomados nutricionistas funcionais de Portugal, falará sobre "Efeitos do leite na individualidade bioquímica".

- Não considero o leite de vaca e de outras espécies um alimento adequado ao ser humano - diz Pedro Bastos. - Após a amamentação, nenhum mamífero consome leite (e muito menos de outra espécie). Este padrão também foi seguido, durante 2,5 milhões de anos, pelos vários hominídeos (incluindo o homo sapiens) que habitaram a terra. Só após a revolução agrícola (há cerca de 10 mil anos), através da domesticação dos animais, é que a exploração e consumo de laticínios se tornou possível. O leite é, assim, um alimento relativamente recente na alimentação do ser humano, o que explica por que cerca de 70% da população adulta mundial apresenta intolerância à lactose (dificuldade/impossibilidade de digerir o açúcar do leite).

O nutricionista afirma que muitos estudos científicos relacionam o consumo elevado de leite de vaca e o surgimento de doenças inflamatórias como otite, dermatite, rinite, sinusite, bronquite asmática, amigdalite, gastrite, enterocolite, esofagite, celulite e tireoidite, além de obesidade, hipertensão, inchaços, aumento da resistência à insulina, fadiga e até mesmo hiperatividade, dislexia, ansiedade e depressão.

Por outro lado, segundo o nutricionista, até mesmo os bons efeitos atribuídos ao leite - como a proteção contra a osteoporose, por causa do cálcio - não são totalmente verdadeiros, já que o cálcio é apenas um dos nutrientes necessários para a prevenção da osteoporose:

- Se existir um desequilíbrio entre o cálcio e os outros nutrientes (por déficit de ingestão dos mesmos ou excesso de ingestão de cálcio), pode ocorrer desmineralização óssea. Um desses nutrientes é o magnésio, cuja deficiência (que pode ser causada por um consumo elevado de cálcio) está associada à menor densidade mineral óssea e à maior incidência de fraturas. Outro nutriente extremamente importante na manutenção da saúde óssea é a vitamina D – aponta.

Veja outras opiniões de Pedro Bastos:

Vital: A partir de que idade o senhor recomenda que se comece a retirar o leite e seus derivados da dieta?

Bastos: Até 1 ano de idade, a criança apenas deveria beber leite materno. E, a partir do momento em que abandona a amamentação, o ideal seria que não bebesse leite (quer seja de vaca, ovelha ou cabra). É certo que crianças que bebem leite bovino podem atingir maior estatura, mas, apesar desse fato ser valorizado na nossa sociedade, é importante que se saiba que isso pode aumentar o risco de desenvolver alguns tipos de câncer na vida adulta. Os motivos pelos quais se recomenda o leite são a sua riqueza em cálcio e em proteínas de alto valor biológico, mas existem várias outras (e melhores) fontes de proteína de alto valor biológico como peixe, carne e ovos, e outras fontes de cálcio como brócolis e couves, cujo consumo regular e elevado pode prevenir o desenvolvimento de diversas patologias, incluindo a osteoporose.

Vital: Como fazer escolhas sobre o que comer e o que não comer entre os laticínios? Há os que são mais e os que são menos nocivos?

Bastos: O iogurte tradicional (que não tem leite em pó adicionado) e alguns queijos (que têm muito pouca lactose) são, normalmente, bem tolerados (do ponto de vista gastrointestinal) por quem tem intolerância à lactose, mas podem causar todos os outros efeitos adversos que o leite pode causar.

Vital: Qual deveria ser a dose máxima diária tolerável de laticínios e leite?

Bastos: Walter Willett, da Harvard School of Public Health, recomenda (com base em extensos estudos epidemiológicos) que não se ingira mais que 1 copo de leite por dia. Esta é uma recomendação generalista, pois depende do indivíduo, pelo que não lhe posso dar uma resposta clara.

Vital: Todas as pessoas, indistintamente, terão intolerância à lactose?

Bastos: Não. Cerca de 30% da população mundial tolera totalmente a lactose e, dos restantes, 70% que não produzem lactase (enzima que “digere” a lactose) na idade adulta (hipolactasia), muitos conseguem tolerar até 12 gramas de lactose por dia (1 copo de leite), sem experimentar quaisquer sintomas.

Vital: E os malefícios dos laticínios atingirão somente as que têm intolerância ou a todas as pessoas que consumirem?

Bastos: Esse é um tema controverso, e os estudos que tentaram ligar a hipolactasia a alguns tipos de câncer não são claros a esse respeito. De qualquer modo, existem vários efeitos adversos que são independentes da hipolactasia, pelo que uma pessoa que bebe muito leite e o tolera muito bem não está livre de poder vir a sofrer de alguma patologia derivada desse consumo.

http://www.jblog.com.br/vital.php

Anônimo disse...

23/07/2007 - 17:45

LULA REFORMA PODER NO CONAC E PÕE MINISTRO WALDIR NA FRIGIDEIRA

Deu no: www.bahiaja.com.br



O ministro da Defesa, Waldir Pires, se mantém no cargo aos trancos e barrancos, mas perde poder.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assina, nos próximos dias, decreto para reformular o Conselho de Aviação Civil (Conac)


A iniciativa reestrutura o órgão em dois aspectos para torná-lo mais efetivo: criação de uma secretaria-executiva exclusiva do órgão e ampliação do número de ministros integrantes.

A reformulação do Conac é mais um episódio no processo de enfraquecimento do ministro da Defesa, Waldir Pires, cujo papel tem sido marginal na elaboração de medidas destinadas ao combate dos problemas da aviação civil.

Pelo decreto de criação, em 2000, o Conac é presidido pelo Ministro da Defesa e formado pelas seguintes pastas: Relações Exteriores, Fazenda, Casa Civil, Desenvolvimento e Turismo, além do comandante da Aeronáutica. Os presidentes da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) também são integrantes.

O decreto que está sendo elaborado pelo governo colocará, pelo menos, dois ministros como membros permanentes do Conac: o do Planejamento, Orçamento e Gestão e Justiça, chefiados por Paulo Bernardo e Tarso Genro, respectivamente.

O Conac já tem uma secretaria-executiva, que atualmente é atribuição do secretário de Organização Institucional (Seori), do Ministério da Defesa, Antônio Carlos Ayrosa Rosiére. Ele é assessorado nessa tarefa pelo diretor do Departamento de Política de Aviação Civil, Rigobert Lucht.


MAIS REUNIÕES


Com a nova estrutura, o presidente quer que o órgão tenha reuniões mais freqüentes. O objetivo é formular uma política clara para o setor. O fortalecimento do Conac faz parte do processo de desgaste pelo qual Waldir Pires atravessa no governo. Seria uma maneira de forçá-lo a pedir demissão evitando que a iniciativa parta de Lula.



Pires está sendo "fritado" por diversos auxiliares do presidente.

Do gabinete presidencial às secretarias que formam a estrutura do Palácio do Planalto, a maioria comprou e divulga a idéia de que o ministro da Defesa deve sair. Alguns até divulgam, com condição de anonimato, que Lula estaria decidido a demitir Pires. Nenhuma, no entanto, assume a informação.

Mas desde o acidente da TAM, na terça-feira (17) da semana passada, o mais trágico da história da aviação, com saldo de cerca de 200 mortos, o papel de Pires tem sido secundário nas deliberações do governo.

O presidente escolheu o comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, como interlocutor. Na semana passada, o ministro da Defesa não foi convidado a participar de uma reunião de cúpula para discutir a crise aérea. E, apesar de presidir o Conac, Pires não tem a última palavra nos movimentos do Conselho.

A mudança, no entanto, não ficaria somente no Ministério da Defesa. O presidente da Infraero, José Carlos Pereira, é outro que pode entrar no pacote de reformulação da cúpula aérea.

Anônimo disse...

23/07/2007 - 18:03

TAM ADMITE 199 MORTES, LULA PEDE COMPREENSÃO E ARCEBISPO NÃO VIAJA

Deu no: www.bahiaja.com.br




O arcebispo de São Paulo, dom Odílio, liga pelo celular pedindo para voltar pra casa (Foto.G1)
A TAM já admite 199 mortos no acidente dá última semana e a situação nos aeroportos do país continua na mesma, ou até pior. Revolta, mais indignação e nada de providências do governo. Até o arcebispo de São Paulo teve que voltar para o Palácio Cardinalício porque não pode voar à Brasília. Só se for de ônibus.

Dom Odilo Pedro Scherer evitou fazer críticas ou reclamar por não ter conseguido voar para Brasília nesta segunda-feira (23).

"Não dá para fazer milagres", afirmou Dom Odilo. "É complicado o que está acontecendo, temos que procurar compreender. Não dá para voar, não dá para voar. Não adianta reclamar", afirmou.

Em março, ele também sofreu com o caos aéreo. Na foto, Dom Odilo liga usa o celular para pedir que alguém vá buscá-lo no aeroporto. Ele vai tentar viajar para Brasília nesta terça-feira.

VERDADE VAI
PREVALECER

Em seu programa semanal de rádio, "Café com o Presidente", desta segunda-feira (23), o presidente Lula da Silva apostou todas as fichas na caixa-preta do avião da TAM para apontar as causas do acidente do vôo 3054 , que matou pelo menos 187 pessoas na última terça-feira (17). Para o presidente, não há nenhuma chance de que a verdade não venha à tona.



"Não existe hipótese alguma da verdade não vir à tona. Se o problema foi da chuva, se o problema foi da pista, do avião, do piloto. Eu peço a Deus que a gente tenha condições de obter o resultado na caixa-preta do avião para que possamos informar à opinião pública", afirmou Lula.



VÍTIMAS


"Eu queria mais uma vez me dirigir aos parentes, aos amigos das vítimas, não para pedir paciência ou compreensão, apenas para pedir força. Porque as pessoas têm o direito de estar revoltadas, querendo saber o que aconteceu", disse.



Lula voltou a afirmar que o Aeroporto Internacional de Congonhas, que vem recebendo muitas críticas de pilotos e empresas aéreas, é seguro, mas disse que ele foi cercado pela cidade.


"É importante lembrar que, por mais seguro que seja o aeroporto de Congonhas, ele foi cercado pela cidade. É só olhar, de baixo ou de cima, que a gente vai ver a quantidade de prédios e, mais ainda, não faz muito tempo tem prédios novos sendo inaugurados ali na linha que passa o avião, perto do Jockey Club de São Paulo", disse Lula.


PRUDÊNCIA


O presidente afirmou que o governo está fazendo uma investigação "séria" para que não se acuse ou absolva ninguém antes de uma "apuração correta". E pediu prudência.

"Todo julgamento prematuro é quase que irresponsável. Em um momento como este que temos uma tragédia, a melhor coisa que temos que ter é prudência para investigar corretamente, em vez de ficar fazendo ilações, culpando ou absolvendo alguém".

Lula também pediu "compreensão" aos brasileiros e, após enumerar novamente as medidas propostas pelo governo para solucionar a crise aérea e dar garantias aos passageiros.

DEPUTADO ALELUIA
COMENTA


O deputado José Carlos Aleluia (DEM) vê "hipocrisia" no pedido de " compreensão do povo brasileiro para que não haja julgamento precipitado de quem quer que seja" na apuração das causas do acidente com o avião da TAM.

Segundo ele, "não existe hipótese alguma de a verdade não vir à tona".

- O julgamento do responsável maior pelo caos que dura 10 meses já foi feito. Haja vista as vaias no Maracanã e o sumiço do presidente, que não aparece sequer para solidarizar-se com as centenas de vítimas de seu trágico governo", diz Aleluia.

O carrasco de milhares de brasileiros declara que "é obrigação do governo fazer uma investigação séria para que a gente não acuse e nem absolva ninguém antes de a gente ter uma apuração correta".