Pois é. O Botafogo não é mais invicto, mas continua na liderança isolada do Campeonato Brasileiro da Série A. Os mais próximos adversários também não ganharam. São Paulo empatou com o Corinthians, Goiás perdeu para o Cruzeiro, e Palmeiras empatou com o Grêmio. A vantagem do alvinegro é de cinco pontos para o segundo colocado.
sábado, 14 de julho de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
O Brasil vive hoje uma época diferente, em que as coisas que estavam debaixo do tapete são colocadas ao público. Isso é bom porque aperfeiçoa as instituições e diminui a sensação de impunidade".
Ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff
http://www.samuelcelestino.com.br/
A DECADÊNCIA DO PELOURINHO
15/07/2007 12:02:23 /
O jornal "Folha de S.Paulo" publica na edição deste domingo uma grave denuncia, em página inteira, com nada menos de nove fotografias coloridas, de forte impacto, em que mostra, cruamente, o processo de degradação vertiginoso do Pelourinho, que até bem pouco era um dos cartões postais mais apreciados da Bahia, fator de atração turística para o maior quarteirão colonial de toda a América Latina. A decadência do emblemático Pelô, onde nasceu o Olodum para levar o rítmo baiano ao mundo, foi invadido por medigos e prostitutas, Revela o jornal que os turistas, moradores e comerciantes estão se sentindo acuados e deixando o Centro Histórico de Salvador. A matéria, asinada pelo jornalista Luis Francisco, responsabiliza a falta de investimento do governo do Estado, responsabilizando, entre diversas causas, a falta de programas e shows para atrair turistas desde fevereiro último (e a Secretaria de Cultura?) e diz, de forma crua, mas retratando o que de fato acontece: "Por trás da beleza de três mil casarões do Centro Histórico de Salvador, que retratam parte da arquitetura do Brasil dos séculos 16,17, e 18, mendigos, usuários de drogas, prostitutas e meninos de rua tomam conta das ladeiras estreitas do Pelourinho. Como resultado da ocupação, turistas, moradores e comerciantes estão sentindo acuados e deixando o local". Vinte por cento dos estabelecimentos do local estão expostos à venda, ou foram fechados. Portanto, o governo do Estado deve, e sem demora, voltar as suas vistas e esforços para o que está a acontecer. O Pelourinho, como cartão postal, poderá oferecer aqui a aos que chegam procurando a beleza da Bahia, uma bofetada na omissão, e, por si só, propagá-la e funcionar como um fator extremamente negativo para a Bahia e para o governo estadual.
(Samuel Celestino)
CAOS NA SAÚDE
15/07/2007 11:51:28 /
A saúde baiana agoniza em UTI. Os Hospitais, tanto do interior quanto da capital, não possuem estrutura para prestar atendimento aos milhares de baianos que procuram este serviço diariamente. Segundo informações do jornal A Tarde, um dos piores problemas enfrentados pelo maior hospital da capital, o Hospital Geral do Estado (HGE), na opinião da secretária-geral do Sindicato dos Trabalhadores em saúde da Bahia (Sindisaúde), é a falta de estrutura de hospitais do interior do Estado, que aumenta a demanda de pacientes vindos do interior em busca de atendimento. Por conta disso, o HGE atende, em média, cerca de 1000 pacientes vindos do interior todo mês. Há um descompasso na situação. Enquanto algumas cidades necessitam de unidades completas, outras têm grandes estruturas, mas faltam profissionais. Outro problema é a carência de atendimento nos postos de saúde. Isto implica numa maior demanada no HGE que, lotado, não tem condições de prestar atendimento digno à população
(Victor Albuquerque)
CAOS NA SAÚDE II
15/07/2007 11:39:52 /
Em Feira de Santana, a situação é caótica no Hospital Clériston Andrade. No jornal a Tarde, o recém-empossado diretor da unidade, o médico Eduardo Leite, denúnciou o estado de degradação em que o hospital - o maior da rede pública estadual no interior - se encontra. Segundo ele, "o hospital está na sua quase totalidade em estado terinal. Enfermarias lotadas, sem manutenção há anos, equipamentos de ponta na UTI há mais de doisanos sem manutenção, dentre outros absurdos".
CAOS NA SAÚDE III
15/07/2007 11:18:20 /
No Oeste do Estado, a falta de vagas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para recém-nascidos do hospital do Oeste, em Barreiras, preocupa. O hospital possui apenas sete leitos para atender pacientes de diversas cidades do Oeste do Estado. A falta de vagas no hospital do Oeste, único da região com UTI Neo-natal, põe em risco a vida de mães e filhos. Segundo o responsável pelo setor, Idelânio Sampaio, a Secretaria de Saúde do Estado firmou a ampliação do número de vagas na UTI, mas ainda não definiu data.
MP 'NA COLA' DOS BANDIDOS
15/07/2007 10:58:29 /
De acordo com a coluna Tempo Presente, o procurador-geral de Justiça, Lidivaldo Brito, designou promotores de Justiça para acompanhar os inquéritos que apuram a morte do abientalista Antônio da Conceição Reis, assasinado em Itapuã, e do policial civil Yan Milton Oliveira, morto por uma gangue de playboys. Os promotores fazem parte dos grupos de Controle Externo de Atividade Policial e do de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e de Investigações Criminais.
ACUSADOS DE FRAUDAR PETROBRAS TERIAM REDE DE EMPRESAS FANTASMAS
15/07/2007 10:39:37 /
Segundo informações do jornal Estado de S.Paulo, os nomes de acusados de fraudar licitações da Petrobras aparecem na lista de sociedade de empresas que prestariam serviços à Angraporto, considerada pela Polícia Federal (PF) pivô do esquema. Eles seriam sócios dessas entidades, consideradas "fantasmas" e que só funcionariam para emissão de notas por serviços não prestados. O esquema de fraude apareceu quando a PF deflagrou, na última semana, a Operação Águas Profundas.
SERVIDORES DO INCRA QUEREM SUSPENSÃO DE CORTE DE PONTO
15/07/2007 10:19:15 /
Amanhã, representantes dos servidores do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) se reúnem com técnicos do Ministério do Planejamento, para negociar a suspensão da greve da categoria que já dura quase dois meses. Entre as reivindicações dos serviodores para chegar ao acordo, está a suspensão do corte de ponto.
BARRO PRETO: PRESIDENTE DA CÂMARA ASSUME PREFEITURA
15/07/2007 10:00:03 /
O presidente da Câmara Municipal de Barro Preto será intimado a assumir a Prefeitura, em substituição ao prefeito cassado, José Bonfim dos Santos (DEM). Bonfim é acusado de compra de votos, corrupção e abuso de poder econômico, na eleição de 2004. A cassação ocorreu no último dia 11 e, desde então, o prefeito não apareceu no município.
RECESSO RETARDA PROCESSO NO CONSELHO DE ÉTICA
15/07/2007 09:41:29 /
Com o recesso na Câmara dos Deputados, o deputado Mário de Oliveira (PSC-MG), acusado de encomendar a morte do colega Carlos Wilin (PTC-MG), ganhará mais tempo para apresentar sua defesa ao Cinselho de Ética. Oliveira só deve encaminhar a sua defesa ao Conselho na primeira semana de agosto, após o retorno do recesso. Mas, o presidente do Conselho, Ricardo Izar (PTB-PE), informou que Oliveira eWilian serão ouvidos até o dai 15 de agosto.
LÍDICE, A MAIS DISPUTADA
15/07/2007 09:40:00 /
Segundo a coluna "Na Mira", do Jornal Bahia Notícias, a deputada Federal Lídice de Mata (PSB) é a mais cobiçada para vice-prefeita nas eleições municipais do ano que vem, devido ao seu patrimônio eleitoral. Segundo a nota, Raimundo Varela, Antonio Imbassahy e João Henrique disputam o seu apoio. Uma pergunta: aceitaria Lídice compor com algum deles?
(Ricardo Luzbel)
MAGOADO, LULA COGITA NÃO VOLTAR AO RIO DURANTE O PAN
15/07/2007 09:22:05 /
Foto: AFP
Vaiado durante a cerimônia de abertura dos Jogos Pan-Americanos, na última sexta-feira, no Maracanã, o presidente Lula cogita não voltar ao Rio de Janeiro durante o evento. Segundo o jornal"O Globo", Lula teria dito a assessores na viagem de volta a Brasília ter ficado muito magoado com a reação do público: "Eu não merecia isso. Foi uma injustiça". Lula poderia voltar ao Rio para entregar uma medalha de ouro a algum atleta brasileiro e mesmo na cerimônia de encerramento, dia 29 de julho, mas diante do que viu e ouviu no Maracanã pode não mais voltar. Um ministro teria confidenciado que Lula estava muito animado com o Pan e que ficou frustrado com o comportamento dos brasileiros naquele dia.
(Victor Albuquerque)
VALDENOR: R$ 300 MILHÕES DO PAC SÃO INSUFICIENTES
15/07/2007 09:05:57 /
Segundo a coluna Tempo Presente, do jornal A Tarde deste domingo, o presidente da Câmara Municipal de Salvador, Valdenor Cardoso (PTC), propôs uma sessão especial para debater a aplicação dos recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em Salvador. Valdenor acredita que os R$ 300 milhões disponibilizados pelo governo federal à capital baiana são insuficientes para atender as demandas das comunidades mais pobres da periferia da cidade.
MUITÍSSIMO MENOS, LULA
15/07/2007 08:50:30 /
Tamanho embevecimento tomou conta de Lula ao saborear resultados positivissimos para a sua imagem e para ao seu governo, a partir de pesquisas de opinião pública, que, efetivamente, passou a se sentir acima dos mortais expostos em atividades públicas. Levitando, Lula imaginou-se além de qualquer manifestação de desaprovação, senhor dos aplausos, do mimo e da estima dos brasileiros. Corpo fechado, sentiu-se um político inatingível. E foi assim, ególatra ao extremo, que veio à Bahia para ensinar ao governador Jaques Wagner o que se deve fazer quando se recebe uma vaia, e a ele ensinou não ler jornais para não se aporrinhar com críticas. A ele ensinou, diante das rebarbas, andar com o povo, não receber notíciais ruins depois das dez e dormir os sonhos dos anjo, recusando qualquer notícia ruim depois das 22 horas. Se Lula exercita o que ensina, não sabe de nada do que acontece no PAN, porque quer ver jornais à distância. Quando se está diante de números positivos produzidos pelas pesquisas, sabedor de que os males dos escândalos, mesmo que seguidos, repetitivos, não o atingem, seria natural que o presidente, na Bahia, terra dos terreiros, dos pais e das mães de santo, presumisse que é homem de corpo fechado. E, aí, brindou Wagner e a platéia política do evento acontecido na quinta feira na Bahia com "O discurso Além da Vaia". Deitou e rolou, desqualificou a manifestação, de modo a fazer um desagravo ao governador pelas vaias de Dois de Julho. O mestre dos mistérios populares, esqueceu que há vaias e vaias". As programadas, anunciadas, orquestradas como a do Dois de Julho, não causaram estragos ou arranhões. Errou Lula ao exumá-las, já haviam ficado no passado. Retornou, professoral, a Brasília e, de lá, foi ao Rio de Janeiro abrir os Jogos Panamericanos. Nunca, em tempo algum, pelo menos que eu tenha notícia, um governante recebeu uma vaia tão desqualificante e constrangedora. Não foi uma, apenas, foram seis. E do presidente foi excluído "para poupá-lo" a honra, o dever e a tradição de abrir os jogos do Pan. Seria outra vaia, seguramente, Pior a emenda do que o soneto. O mundo inteiro então tomou conhecimento de que os brasileiros não são vacas tangida, não são povo-gado. O povo reage. E quando o faz expontâneamente, como no Maracanã, o mestre que ensina o que fazer diante das vaias, baixou a cabeça, marejou os olhos, ficou nervoso. Lula apenas imaginou. Mas não é Deus. Nem do Olimpo, pior do Pan.
(Samuel Celestino)
SAÚDE DE ACM APRESENTA MELHORA
15/07/2007 08:36:13 /
Ontem, por telefone e do Incor, o deputado ACM Neto informou ao 'Bahia Notícias' que houve, sim, evolução positiva no quadro de saúde do seu avô, o senador Antonio Carlos Magalhães. ACM reagiu bem à lavagem no intestino que foi submetido, ontem, e deu sinais de que a crise que o acometeu na última quinta-feira está sendo superada. O senador continua lúcido, recebendo visitas. Ontem, ele recebeu a visita do senador César Boges. ACM está internado no InCor desde o dia 13 de junho.
(Victor Albuquerque)
SET MUDARÁ POSIÇÃO DE RADARES MÓVEIS
15/07/2007 08:21:41 /
A partir da próxima quarta-feira (18), a Superintendência de Engenharia de Tráfego (SET) mudará o posicionamento dos radares móveis em Salvador. Os equipamentos, de acordo com o órgão, estarão dispostos nas seguintes vias: Av. ACM – Detran (sentido Rótula do Abacaxi), Av. ACM – imediações da Comercial Ramos, Av. ACM – Faculdade Universo e Av. Octávio Mangabeira – Terceira Ponte. Essas posições permanecerão inalteradas até o dia 1º de agosto.
BAIANO GANHA MEDALHA NO PAN
15/07/2007 08:05:44 /
Foto: Globoesporte.com
Logo após a conquista da prata por Poliana Okimoto, na maratona aquática - primeira medalha brasileira nos Jogos -, o baiano Allan do Carmo, também maratonista, conquistou o terceiro lugar na prova de 10km, realizada na Praia de Copacabanae faturou o bronze para o Brasil. O ouro ficou com o americano, Fran Crippen, que garantiu sua vaga nas Olimpíadas de Pequim (2008), e o segundo colocado é o compatriota Charles Peterson.
DELEGADOS VOLTAM AO TRABALHO
15/07/2007 07:50:55 /
Depois de uma paralisação de dois dias, os delegados da Polícia Civil da Bahia voltaram ao trabalho na manhã de ontem. A paralisação foi para pressionar o governo do estado a conceder um aumento salarial para a categoria. Segundo a Associação dos Delegados de Polícia da Bahia, os salários dos 882 delegados de todo o estado são os mais baixos do país.
TRABALHADORES DO METRÔ MANTÊM GREVE
15/07/2007 07:35:24 /
Em Assembléia geral, realizada ontem no cantreiro de obras da Rótula do Iguatemi, os trabalhadores do metrô - em greve há 11 dias - decidiram manter a paralisação, ao menos, até segunda-feira. A expectativa do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada, Montagem e Manutenção Industrial da Bahia (Sintepav) é que seja encontrado um consenso, já que a direção do consórcio Metrosal - responsável pela construção do metrô de Salvador – reconheceu o direito dos trabalhadores e se comprometeu a apresentar uma contra-proposta para a categoria. Caso não seja dado um arremate conclusivo, o impasse será discutido durante uma audiência de conciliação no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), também na segunda, às 15h.
CORPO ENCONTRADO CARBONIZADO É DE AMBIENTALISTA
15/07/2007 07:20:49 /
Segundo informações do site Ibahia, o corpo encontrado carbonizado dentro de um carro na Estrada do Coco é mesmo o do ambientalista Antônio Conceição Reis. A confirmação teria sido feita ontem pela delegacia de Itapuã, mas a chefia do Departamento de Polícia Técnica nega que o resultado do laudo já tenha saído. Na última segunda-feira (9), Antônio foi baleado na porta de casa, no bairro de Itapuã. Ele era presidente do grupo Nativos e lutava em defesa da lagoa do Abaeté denunciando comerciantes da região. O ambientalista tinha também acusado policiais de terem entrado na casa dele, sem autorização, para localizar traficantes que tentavam fugir.
RECURSOS DO PAC VIABILIZAM OBRAS EM CONQUISTA
15/07/2007 00:00:26 /
Governador Wagner , deputado Waldenor, Lula e prefeito José
Raimundo no ato de assinatura dos convênios
O município de Vitória da Conquista foi contemplado com a liberação de quase R$ 100 milhões dos recursos do PAC destinados à Bahia. De acordo com o líder do Governo Wagner na Assembléia Legislativa, deputado Waldenor Pereira (PT), um dos principais defensores da inclusão do município, junto com o prefeito José Raimundo Fontes, serão destinados R$ 78,5 milhões à cobertura total de esgotamento sanitário e R$ 17,6 milhões a obras de drenagem, saneamento ambiental, construção de 80 unidades habitacionais e recuperação de 500 moradias em bairros periféricos da cidade.
(Daniel Pinto)
"O COMÉRCIO NAS PASSARELAS ESTÁ COIBIDO"
15/07/2007 00:00:25 /
O secretário municipal de Serviços Públicos (Sesp), Fábio Mota, confirmou ao "Bahia Notícias" que o comércio nas passarelas de Salvador está sendo devidamente coibido. A reclamação é de que os pontos dos shoppings Salvador e Iguatemi são os mais críticos em relação ao comércio ambulante, mesmo assim, o secretário contesta essa informação. "Estou há três meses à frente da Sesp e posso garantir que reforçamos a fiscalização não só nesses pontos, mas em toda Av. Sete e na Lima e Silva (Liberdade). Estamos cumprindo a legislação do município que proíbe terminantemente qualquer comércio nas passarelas", afirmou.
PIRATARIA
15/07/2007 00:00:24 /
Quanto ao comércio de produtos piratas nas imediações das passarelas e nas calçadas dos grandes centros urbanos de Salvador, a Sesp informa que é apenas responsável pela fiscalização e ordenamento. "Não temos poder para prender ninguém que comete o crime de falsidade ideológica, isso cabe a Polícia Federal e a Delegacia de Repressão. Nós apreendemos mercadorias e autuamos os camelôs", garantiu.
MÍDIA E EDUCAÇÃO
15/07/2007 00:00:23 /
Mino Carta
Nesta terça-feira (17), às 18h30, no Teatro Vila Velha, terá início o seminário Mídia e Educação, promovido pelo deputado estadual Zilton Rocha (PT), com apoio da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e do Núcleo de Estudos da América Latina da Uneb. A palestra de abertura fica por conta do jornalista Mino Carta, diretor de redação da "Carta Capital".
ACORDO DA EDUCAÇÃO
15/07/2007 00:00:22 /
Após a primeira reunião da Mesa Setorial Permanente de Negociação da Educação, realizada no dia 11, ficou acordado que o Governo do Estado pagaria - até o dia 13 de julho - todos os professores que tiveram descontos em decorrência da greve, o que foi cumprido. Também ficou decidido que o projeto de lei que estabelece eleições para os dirigentes escolares, uma das principais reivindicações da APLB-Sindicato, será reencaminhado à Assembléia Legislativa neste segundo semestre de 2007.
SECRETÁRIO FOI DUPLAMENTE HOMENAGEADO
15/07/2007 00:00:21 /
O secretário estadual de Promoção da Igualdade, Luiz Alberto Silva dos Santos, foi homenageado - em sessão solene - pela Câmara Municipal com o título de Cidadão da Cidade do Salvador (Resolução nº 14/07) e a medalha Zumbi dos Palmares (Resolução nº 1.650/2006).
CONTRA A CORRUPÇÃO
15/07/2007 00:00:04 /
O Movimento Baiano Contra a Corrupção volta às ruas da Barra, hoje, numa passeata pacífica, e sem vinculação político-partidária, para manifestar a indignação dos cidadãos contra a corrupção e a impunidade. O Movimento, formado por médicos, engenheiros e outros profissionais liberais, trabalhadores e populares, levará protestos e críticas aos fatos recentes que envolvem os poderes da República e as elites empresariais e financeiras.
(Isabela Nery)
15/07/2007 00:00:01 /
CRÔNICA
REPUBLYKA LYVRE – O “FRENETIC DANCING” (VI)
Samuel Celestino
(Foto do baú)
Publicada no Jornal "A Tarde" em 10 de outubro de 1977
Somente o governo de Sergipe não gostou da anexação do Estado à Republyka Lyvre da Bahya. O povo, pelo contrário, está eufórico e, durante dois dias, se extasiou com os sons de minha máquina bélica, o trio elétrico. Uma comissão representativa da população, no entanto, solicitou audiência e foi atendida. Desejava colocar alguns pontos à minha majestática consideração, que são:
Leia a crônica na íntegra!
15/07/2007 00:00:00 /
ENTREVISTA
MANOEL VITÓRIO, SECRETÁRIO DA ADMINISTRAÇÃO
Em auditorias preliminares, já foram identificados 140 servidores mortos em folha, acarretando um prejuízo acumulado de R$3 milhões aos cofres públicos.
Por Daniel Pinto
Manoel Vitório da Silva Filho, 40 anos, economista, mestre em Análise Regional e especialista em Organização de Sistemas e Métodos. Esse foi o homem escolhido pelo governador Jaques Wagner para assumir a importante Secretaria da Administração (Saeb). A missão institucional da Saeb é prover a administração estadual de soluções integradas e otimizadas em gestão pública, contribuindo para a excelência na prestação de serviços à sociedade. Uma tarefa nada fácil, talvez utópica. Mas, como diria Eduardo Galeano, escritor e jornalista uruguaio, "a utopia alimenta a vida". Manoel Vitório também foi diretor-superintendente do Instituto Pedro Ribeiro de Administração Judiciária (Ipraj), assessor chefe de Planejamento do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), e secretário de Administração do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE). Então, conhece muito bem a estrutura e os vícios da máquina pública baiana. Nessa esclarecedora entrevista, Vitório revela o lastimável quadro encontrado por ele na transição de governo. Só na área de Recursos Humanos, foram identificados registros de servidores há mais de três anos sem comparecer ao trabalho, mas recebendo o salário regularmente, outros com mais de um vínculo com o Estado, onde a carga horária é incompatível, além de 140 servidores mortos em folha, acarretando um prejuízo acumulado de R$3 milhões ao Governo do Estado. Veja quais foram as medidas adotadas pela Saeb para resolver esses problemas e mais o quadro licitatório do Estado; descubra qual o número real de funcionários efetivos e de cargos comissionados no Governo Wagner e também quais medidas possíveis para diminuir a burocracia e melhorar os resultados nos órgãos e nas entidades da administração pública do Estado da Bahia.
Leia a entrevista na íntegra!
Postar um comentário