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segunda-feira, 16 de julho de 2007

Recorde de vaias

As vaias recebidas pelo presidente Lula na abertura do Pan foram as maiores registradas na história do Maracãnã.

2 comentários:

Anônimo disse...

Guerra contra Lula

O prefeito do Rio não pensa em esfriar os ânimos com o governo federal, após as vaias ao presidente Lula na cerimônia de abertura dos Jogos Pan-Americanos do Rio. Em seu news lettrer eletrônica "O Ex-Blog do César Maia" de hoje, ele dá aulas em tom irônico sobre como Lula deve se comportar em relação ao Rio de Janeiro:
“PSICOPROFILAXIA DAS DORES DA VAIA!

1. TIXOTROPIA – É o fenômeno físico-químico que explica porque o excesso de floculante para amolecer uma mistura na confecção de uma massa homogênea por moagem pode transformá-la em pedra. Jacques Seguelá –assessor de imagem de François Mitterand- em seu livro –Em nome de Deus (não traduzido ao português) recomenda aos políticos um movimento oscilante de –emersão/ submersão- de forma a não se expor continuamente à "luz do sol, pois as queimaduras do excesso de exposição, são de terceiro grau". A assessoria de Lula faz exatamente o contrário quer expô-lo ao sol (imprensa, especialmente TVs) todos os dias.

2. FALSA PROXIMIDADE – É o fenômeno em que o círculo próximo do líder (presidente, primeiro-ministro) procura levá-lo apenas aonde os aplausos serão inevitáveis. E então envolvê-lo num calor artificial de infravermelho. A assessoria de Lula vai mais longe e usa "claques de aluguel". Isso dá ao líder (presidente, primeiro-ministro) a falsa impressão de popularidade. E o mais grave: a cobertura da imprensa coonesta as imagens e esta sensação, que se transforma em popularidade de pesquisa, sem lastro.

3. A MORTE DO COMERCIAL DE 30" – Nos últimos seis anos o impacto do uso de publicidade política na TV, vem perdendo impacto. Os comerciais políticos tradicionais de 30" não produzem memória nem minutos depois. É como se o telespectador achasse tudo a mesma coisa e tivesse a sensação de manipulação. A assessoria de Lula insiste em gastar bilhões em publicidade na imprensa buscando popularidade para o governo. O efeito é zero na imprensa independente. Na imprensa dependente da publicidade do governo o efeito é uma mídia "espontânea" favorável, o que amplia a falsa impressão de que vai tudo bem nas áreas alcançadas por ela.

4. O EFEITO HERNÁN CORTEZ - É quando políticos de uma região imaginam que os fatores locais independem da presença de políticos locais (que conhecem bem a região –sob qualquer ponto de vista). A consagração no inicio é o desastre posterior. A assessoria de Lula decidiu conquistar o Rio –onde sua avaliação é a pior do Brasil- a partir da posse do novo governador. Destacou volumosa transferência de recursos e passou a trazer Lula ao Rio com freqüência às vezes semanais. Numa dessas, ele teve 4 eventos no mesmo dia e sempre acompanhado das “claques de aluguel". Até o interlocutor local escolhido –o vice-governador é um político do interior. As prioridades escolhidas foram os locais que a imprensa mais destaca. Só que são lógicas opostas muitas vezes. O governador –que deveria ter o papel principal- foi tratado como coadjuvante. Resultado: a produtividade política foi nenhuma.

5. PESQUISAS E OS SBF - Pesquisas de opinião na mão de amadores iludem. Sua leitura deve levar em conta –muito menos patamares- que tendências em série e fatores que influenciam. Por exemplo, o bolsa-família que atinge um limite e em seguida os possuidores começarão –naturalmente- a exigir mais e a capitalização passará a ser decrescente e negativa. A porcentagem mais relevante em pesquisa hoje é a dos SBF (Sem Bolsa Família). A rejeição a Lula dos SBF é de 40%. A assessoria de Lula não consegue ver que esta % será crescente pelo esgotamento –físico- e depois perceptivo, dos programas assistenciais.


enviada por Tales Faria
http://blogdosblogs.blig.ig.com.br/

Anônimo disse...

Vaias ensaiadas?

O deputado Doutor Rosinha (PT-PR) está distribuindo um email com o seguinte vídeo:



Ele afirma:

"Vaia a Lula foi 'ensaiada' na véspera da abertura do Pan

:: Vídeo mostra vaia durante ensaio de voluntários na quarta (11/7). Deputado Dr. Rosinha (PT-PR) lista indícios de que César Maia (DEM) tenha produzido um "factóide grave" contra Lula. Decreto do prefeito do Rio abona falta de servidores que são voluntários do Pan-2007 ::


Um vídeo gravado na noite da última quarta-feira (11/7), dois dias antes da abertura dos Jogos Pan-Americanos, revela que voluntários e convidados já vaiaram à menção ao nome do presidente Lula, durante ensaio da cerimônia.

Disponível no Youtube, o vídeo, de 53 segundos, foi gravado no anel superior das arquibancadas do Maracanã. Imediatamente após os locutores anunciarem o nome de Lula, em espanhol e em português, vaias são ouvidas.

Vetado à imprensa, o último ensaio teve a participação de voluntários, que receberam convites para distribuir a familiares e amigos.

O deputado federal Dr. Rosinha (PT-PR) vê indícios de que o prefeito do Rio de Janeiro, César Maia (DEM, ex-PFL), tenha organizado uma claque para aplaudi-lo e para vaiar o presidente da República na abertura dos jogos.

"Além desse vídeo, há uma série de outros indícios de que a Prefeitura do Rio de fato buscou criar um factóide contra Lula, o que é grave em função da repercussão internacional do evento", afirma Dr. Rosinha.


Servidores "dispensados"

A venda dos ingressos do Pan-2007 está sob responsabilidade da Prefeitura do Rio de Janeiro, que contratou a empresa Ticketronics para executar o serviço.

A seleção dos voluntários também esteve a cargo da administração municipal. Das 80 mil pessoas que se inscreveram para trabalhar como voluntários nos Jogos Pan-Americanos, 15 mil foram selecionadas.

Coube à Fundação João Goulart —entidade vinculada à Prefeitura do Rio através da Secretaria Municipal de Administração— tanto o recrutamento quanto o treinamento dos voluntários.

Apesar do alto número de candidatos à função de voluntário, o prefeito César Maia assinou, no último dia 14 de junho, um decreto que "dispensou de suas atividades regulares", durante a realização dos jogos, os servidores com inscrição confirmada para trabalho voluntário.

"Quais foram os critérios para a escolha dos voluntários do Pan?", questiona Dr. Rosinha. "Havia necessidade de dispensar servidores municipais? Quantos foram dispensados do serviço?"

O deputado Dr. Rosinha sugere que o PT do Rio de Janeiro faça tais questionamentos à prefeitura da cidade.


Ingressos "distribuídos"

Conforme matéria publicada na última sexta-feira (13/7) pelo jornal "O Dia", a Prefeitura do Rio de Janeiro estaria "distribuindo" nada menos que 100 mil ingressos para os jogos do Pan.

"A Prefeitura do Rio vai distribuir 100 mil ingressos do Pan para todas as suas secretarias", diz trecho da matéria. "As que mais estão recebendo são as de Educação, Assistência Social e a Comlurb."

Um voluntário que ganhou três ingressos para a abertura do evento foi preso, ao tentar vender um dos bilhetes a um promotor de Justiça. Ele foi encaminhado ao Juizado Especial Criminal instalado no próprio Maracanã. Do setor nobre, os ingressos valiam R$ 250.

"Ao meu ver, cabe uma investigação a respeito tanto da forma como a Prefeitura do Rio de Janeiro selecionou os voluntários quanto sobre a venda e distribuição gratuita de ingressos", afirma Dr. Rosinha. "Falta transparência em todo esse processo."



enviada por Tales Faria