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28/11 a 04/12: 14 - 16h10 - 18h20 - 20h30 (Dublado)

sábado, 24 de março de 2007

A imagem pública do Rotary

Neste sábado, 24, participamos do Seminário de Treinamento da Equipe Distrital, no auditório do Centro de Educação Tecnológica do Estado da Bahia (Ceteb) Áureo de Oliveira Filho. A convite do governador eleito do Distrito 4390 de Rotary International, Germínio Orlando Sampaio Braga, palestramos sobre o tema “Imagem Pública do Rotary”. Ele viu na nossa pessoa alguém qualificado para falar sobre o tema.
Na palestra, afirmamos que “sobre o assunto proposto, como cidadão e como jornalista que procura estar antenado com o mundo, nunca tive acesso a algum registro sobre uma mácula contra o Rotary em qualquer lugar em seus cem anos. Assim, é um orgulho fazer parte de uma organização como a nossa, que tem uma imagem mais do que positiva junto à comunidade. O Rotary mantém esta posição desde sua criação, em Chicago, em 1905”.
Contamos que Rotary tem assento permanente na Organização das Nações Unidas, sendo a única organização não governamental com esse privilégio, e que a ONU, a igreja, a família, os governos, entre outras instituições sofrem muito atacadas e o Rotary permanece incólume.
Falamos que a Prova Quádrupla tem a ver com a imagem sólida que o Rotary detém. É a verdade? É justo para todos os interessados? Criará boa vontade e melhores amizades? Será benéfico para todos os interessados? As respostas ao que nós pensamos, dizemos e fazemos são todas positivas.
“A manutenção dessa imagem pública que o Rotary tem é vital para o futuro da organização”, consideramos, ressaltando que propósito do seminário era o de incentivar cada líder rotariano a desempenhar seu papel no sentido de “construir e manter relações públicas sadias, ressaltando a imagem do Rotary. A imagem pública do Rotary é responsabilidade de todo rotariano”.
A citação de que o atual presidente William B. Boyd deu seqüência à iniciativa do presidente do Rotary International em 2005-2006, Carl-Wilhelm Stenhammar, de se concentrar na imagem pública do Rotary International, e que o presidente eleito Wilfrid J. Wilkinson compartilha do mesmo ideal, dando prioridade à questão”, foi feita na palestra.
Também afirmamos que cuidado com a questão é tão grande que a organização conta com o Grupo de Apoio à Imagem Pública do Rotary, que fornece informações que garantem a coerência e padronização da mensagem para os rotarianos e o público em geral. São materiais de qualidade disponíveis, entre esses modelos de comunicado à imprensa, anúncios de utilidade pública e outras ferramentas úteis de relações públicas.
Ainda destacamos que “no caso específico do clube que pertenço, tem sido dado enfoque ao Monumento Relógio Rotary, que coincidentemente passa por uma limpeza, para ter sua imagem pública de acordo com os objetivos propostos, ao Monumento a Maria Quitéria, ao marco rotário na entrada da cidade, a campanha Pólio Plus, a questão da educação com a Escola Rotary e outras atividades que contam com apoio do clube, caso da Caminhada para a Paz, que, também coincidentemente, acontece neste domingo”.
Também que “sempre que possível, nos jornais, emissoras de rádio e televisão, outdoors, boletins internos e em sítios na Internet a divulgação do Rotary, com matérias, campanhas, até cadernos especiais sobre as nossas atividades, sempre projetando a imagem da organização, com seus projetos locais e até internacionais”.
Para nós, “o retorno tem sido gratificante. Os clubes locais contam com integrantes que são comunicadores de todas as mídias, o que facilita a parceria e a estratégia de divulgação das ações rotárias. No ano do centenário do Rotary, a realização de uma marcha pela principal avenida da cidade chamou a atenção da comunidade para o papel do Rotary, sendo um exemplo significativo de promoção, com pessoas vivenciando na prática a ação”.
Exemplo
Ainda tratamos sobre trabalho desenvolvido pela Fundação Jonathas Telles de Carvalho, que é outro exemplo de ação que ressalta a imagem pública do Rotary em Feira de Santana, assim como o programa de cursos de informática, para pessoas carentes, que promovem uma relação com a comunidade.
- O certo é que as iniciativas do Rotary International através da campanha de imagem pública pavimentam o caminho para que todos possamos promover as várias maneiras pelas quais o Rotary Compartilha - continuamos.
Falamos até que “o comando é para que todos os líderes rotários motivem suas equipes para que elas possam dar o maior destaque à imagem pública do Rotary”.
Disse mais que “afirmo com convicção que a imagem pública do Rotary é realçada em Feira de Santana pelos seis clubes locais”.
Para concluir, uma definição do que é imagem: Conceito ou conjunto de opiniões subjetivas de um indivíduo, do público ou de um grupo social, a respeito de uma organização, de uma marca, de uma instituição. A imagem é a representação mental, consciente ou não, formada a partir de vivências, lembranças e percepções passadas e passíveis de serem modificadas por novas experiências. As imagens afetam atitudes e opiniões de um indivíduo, ou grupo de indivíduos, mas podem, também, ser influenciadas e modificadas por atitudes e opiniões.

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