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segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Paisagismo do Sistema BRT: Manutenção de 1.464 árvores e plantio de 506 novas

Foto: Jorge Magalhães

No Sistema BRT, conforme o Plano Diretor Municipal de Circulação, Sistema Viário e Tráfego, consta o Projeto Executivo de Paisagismo, que além de contemplar a questão da vegetação ao longo das avenidas Getúlio Vargas e João Durval Carneiro, ainda atende ainda questões relativas às calçadas, ao mobiliário urbano, arborização e ao redesenho do canteiro central.
No projeto o número quantitativo de árvores mantidas, a retirar e a propor:
Árvores Mantidas: 1.464
Árvores Retiradas: 136
Árvores Novas - Pequeno Porte: 352
Árvores Novas: Médio Porte 145
Árvores Novas: Grande Porte 09
Palmeiras mantidas: 38
Palmeiras a retirar: 2
Palmeiras novas: 290
Paisagismo
O Projeto Básico de Paisagismo do Sistema BRT de Feira de Santana - Programa de Mobilidade Urbana, foi desenvolvido através dos estudos preliminares levantados e propostos inicialmente pela concepção do Projeto de Urbanismo, que definiu o traçado urbano. A concepção deste projeto levou em consideração os elementos físicos do terreno, tais como a vegetação, arborização, área de preservação, edificações, calçadas existentes, entre outros, integrando aos outros projetos.
Como parte de um projeto de desenho urbano, o Projeto de Paisagismo além de contemplar a questão da vegetação ao longo das avenidas, atende ainda questões relativas às calçadas, ao mobiliário urbano, arborização e ao redesenho do canteiro central.
A principal diretriz de projeto foi garantir a acessibilidade, dentro das premissas das normas do desenho universal. Neste contexto, são propostas travessias elevadas de pedestres nas "ilhas" de embarque e desembarque do Sistema BRT e canteiro central, já nas rotas de pedestres entre as avenidas adjacentes com ruas que desembocam na principal e ao canteiro central foram propostas rebaixamento do piso nas calçadas com rampas de acessos.
Canteiro Central
Para o tratamento paisagístico dos canteiros centrais das avenidas Getúlio Vargas e João Durval procurou-se manter uma mesma linguagem de caminhos e unidade visual, partindo do princípio da preservação das árvores já existentes, e retirando apenas árvores que fossem necessárias para a implantação das estações e seu bom funcionamento.
A proposta do corredor contempla a criação de ilhas para a instalação das estações do BRT.
Vegetação
Para o projeto de paisagismo foram indicadas apenas o porte das árvores a serem plantadas, sendo definidas em: pequeno, médio e grande porte. Por este motivo todas as espécies arbóreas serão estabelecidas pela Prefeitura de Feira de Santana, entretanto sugere-se que estas espécies sejam espécies nativas da região ou já então cultivadas e consolidadas na região.
Em princípio, não se pode perceber uma organização e planejamento na arborização dos canteiros centrais e nas calçadas laterais das avenidas Getúlio Vargas e João Durval, nota-se a existência de muitas espécies que foram plantadas posteriormente e de maneira desordenada.
Desta forma, o Projeto Básico de Paisagismo buscou compor a paisagem reforçando os maciços de árvores existentes com a plantação de novos indivíduos, e valorizando assim a paisagem que os corredores de ônibus trará.
Para a concepção e elaboração do Projeto Arbóreo faz-se necessário a remoção de algumas árvores para viabilizar a implantação do corredor de ônibus. Desta maneira, foi realizado um levantamento preliminar da vegetação existente.

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