Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir


Telefones: (71) 3634-6194/ 6197/ 6060 - (71) 99965-4537 * E-mails: cpl@construtorapereiralima.com.br - construtoraplima@terra.com.br * Site: https://construtorapereiralima.com.br/

Pré-venda de "Stray Kids: The DominATE Experience" no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda de "Stray Kids: The DominATE Experience" no Orient CinePlace Boulevard
Quinta-feira, 5, e sexta-feira, 6, às 18h05; sábado, 7, e domingo, 8, às 15h30 (Legendado)

terça-feira, 3 de fevereiro de 2026

Estrada de ferro em Feira de Santana na obra de Rollie E. Poppino

Biblioteca Digital Outran Borges, da Academia Feirense de Letras, disponibiliza obra clássica sobre Feira de Santana


A história ferroviária de Feira de Santana ocupa um lugar especial na memória urbana da Princesa do Sertão. Durante décadas, o trem organizou horários, comércio, encontros e expectativas, servindo como ligação entre o sertão e a capital. Pelo vai e vem dos trilhos, circularam mercadorias, cartas, modas, notícias e sonhos que ajudaram a moldar a cidade moderna.

No clássico "Feira de Santana" (1968), o historiador norte-americano Rollie E. Poppino analisou com rigor metodológico diversos aspectos de Feira de Santana. Dentre outros, ele faz referência ao papel da estrada de ferro no desenvolvimento econômico e urbano da cidade, destacando o período em que a ferrovia foi o elo principal entre Feira e o Nordeste, e o mais importante corredor de escoamento do comércio interiorano.

Pesquisa e memória

A obra de Poppino integra o acervo da Biblioteca Digital Outran Borges, aberta ao público pela Academia Feirense de Letras (AFL), que recupera fontes e títulos relevantes para os estudos sobre a história e a formação cultural de Feira de Santana. Ao disponibilizar livros raros, de circulação limitada ou já esgotados, a instituição contribui para que pesquisadores, estudantes e interessados tenham acesso a materiais de referência.

O presidente da AFL, João Batista de Cerqueira, chama atenção para o papel que a Biblioteca Digital cumpre no contexto acadêmico e social. "A Biblioteca Outran Borges não é apenas um repositório digital. Trata-se de um patrimônio intelectual que preserva, oferece acesso e permite que futuras gerações conheçam o percurso histórico da cidade. Sem arquivos, não há pesquisa, e sem pesquisa, não há memória coletiva."

Acesso público

A Biblioteca Digital Outran Borges segue em expansão, com novos títulos incorporados ao acervo e disponibilizados para consulta gratuita. Obras como a de Rollie Poppino cumprem não apenas o papel de documento histórico, mas de testemunho da trajetória urbana e cultural de Feira de Santana, revelando capítulos que dialogam com o presente e com o futuro.

Enviado por João Batista de Cerqueira

Nenhum comentário: